Pratos da cozinha siciliana
Há muito o que gostar na Sicília. Assim sendo, praias imaculadas com águas azul-turquesa perfeitas para nadar, arquitetura antiga mergulhada em algumas das mais ricas histórias do Mediterrâneo.
Também vulcões imponentes se erguendo de belas paisagens. E um estilo de vida descontraído que faz você querer transformar qualquer visita à ilha em férias permanentes.
Mas é claro que, como na maior parte da Itália, a principal atração é a cena gastronômica local.
Cozinha siciliana é única e saborosa
A cozinha siciliana é incrivelmente única – embora grande parte dela seja claramente italiana (há muitas massas, azeites, vinhos e frutos do mar). E existem alguns ingredientes comumente usados que se destacam claramente.
Então, passas e açafrão aparecem nos pratos mais famosos da ilha, e as técnicas culinárias diferem das encontradas no continente. Ademais, a Sicília conquistada por toda uma série de nações diferentes ao longo dos anos.
E, incluindo os fenícios do Norte da África, os mouros islâmicos, gregos, romanos, normandos e espanhóis, entre outros.
Quando a ilha se juntou ao Reino da Itália em 1861, a cultura local (e comida) tão fortemente influenciada pelo seu passado que sempre se destacaria.
Hoje, a Sicília é um dos destinos turísticos mais populares da Itália, e é a comida que faz as pessoas voltarem ano após ano. Logo, absorver a paisagem e comer uma das melhores comidas da Europa – como não gostar?
Se você está se perguntando quais pratos você deve experimentar para sentir o verdadeiro sabor da culinária local enquanto estiver lá, anote os que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana listou abaixo e se prepare para desfrutar de um ambiente ensolarado, cheio de sabor e repleto de história.
X Pratos da cozinha siciliana imperdíveis
I – Arancini
Como não amar uma bolinha de arroz cremoso de risoto empanado e frito? Assim sendo, esse icônico prato siciliano é a única coisa que você simplesmente deve experimentar quando estiver na ilha.
E, dependendo de onde você estiver, o recheio, a forma e até a grafia do arancini tornam-se diferentes. Muitas vezes, empilhados nas vitrines das lojas, eles são o lanche perfeito enquanto você passeia pelas ruas das muitas vilas e cidades da ilha.
II – Caponata, um dos pratos da cozinha siciliana
Indiscutivelmente, a exportação culinária mais famosa da Sicília, a caponata agora é vista em menus em toda a Europa. Mas é o exemplo perfeito das influências externas sobre a gastronomia da ilha.
Assim sendo, a receita pode variar de casa para casa, mas deve sempre conter berinjelas, pinhões, passas e bastante vinagre.
Para tanto, servida à temperatura ambiente, geralmente, como antepasto, a berinjela frita é transformada em guisado com aipo, cebola e tomate.
E antes de ser aromatizada com alcaparras, azeitonas, pinhões e passas. Enfim, o vinagre adoçado termina com um adorável sabor.
III – Camarões vermelhos crus
Ser uma ilha significa que peixes e frutos do mar são obviamente parte integrante da dieta siciliana. E o famoso gambero rosso da Itália (camarão vermelho) é capturado pelos pescadores locais.
Para tanto, os de Mazara del Vallo, na costa Oeste da ilha, são considerados os melhores do mundo, sendo enviados para os melhores restaurantes com estrelas Michelin de toda a Itália.
Entretanto, quando estão mais frescos, não há necessidade de fazer nada com eles. Desse modo, os moradores sabem que têm um sabor melhor quando simplesmente vestidos com um pouco de suco de limão e azeite locais e comidos crus, um verdadeiro deleite para qualquer gourmet que visite a Sicília.
IV – Busiate al pesto Trapanese
Pasta al pesto Genovese é um prato da Ligúria (no Norte da Itália). E que coloca um dos molhos de massa mais famosos – pesto – no centro do palco. Mas, na verdade também há uma variação siciliana (provavelmente graças às rotas comerciais históricas entre a Sicília e a cidade da Ligúria de Gênova).
Sendo assim, é mais comumente visto em Trapani, onde os cozinheiros esmagam amêndoas, tomates, manjericão, alho. E queijo Pecorino em um pilão e almofariz para criar um molho parecido com pesto.
Por fim, tradicionalmente, servido com busiate, uma forma de massa local que é semelhante ao fusilli.
V – Macarrão à Norma, um dos pratos da cozinha siciliana
Siga para Catânia, na costa leste da Sicília, e você encontrará um dos pratos de massa mais famosos da ilha servidos com gosto.
Sendo assim, Pasta alla Norma é sem dúvida a melhor representação da cozinha siciliana que existe, aproveitando ao máximo os tomates locais, berinjelas, alho, manjericão e ricota salata, ricota salgada.
Então, chama-se Norma em homenagem à ópera homônima do século XIX – tanto o prato quanto a música considerados verdadeiras obras-primas.
VI – Macarrão com sarde
Se a pasta alla Norma é o prato vegetariano perfeito da Sicília, então, a pasta con le sarde é o equivalente suspeito. Sendo assim, sardinhas frescas, filés de anchovas salgadas e funcho selvagem estão sendo transformados em um molho com um toque distinto do Norte da África.
E graças à adição de pinhões, passas e açafrão, antes de serem mexidos no bucatini, um tipo de espaguete com um buraco no centro.
Muitos restaurantes em Palermo polvilham pedacinhos de pão crocantes por cima para obter uma textura extra. E às vezes você verá vinho branco ou amêndoas adicionadas também.
VII – Sarde a beccafico, um dos pratos da cozinha siciliana
A Sicília é famosa por suas sardinhas, com espécimes grandes e gordos capturados em suas costas todos os dias. Assim sendo, eles são preparados de todas as maneiras, mas um dos mais populares é o beccafico, que os recheia com pinhões, passas e farinha de rosca antes de serem assados.
VIII – Involtini di pesce pá
Os sicilianos se orgulham de sua abordagem simples para cozinhar. Mas, esses rolos de peixe-espada são um pouco mais complexos do que os pratos mais famosos da ilha.
Assim sendo, fatias finas de peixe-espada cobertas com alcaparras, pinhões, passas, azeitonas e limão. E antes de enroladas em espiral e presas com um espeto.
Além disso, eles são então assados, fritos ou grelhados, às vezes com pedacinhos de pão extras por fora também. Enfim, o gostinho perfeito da cozinha siciliana.
IX – Cannoli (e outros pratos doces)
Claro, a Sicília também tem seu quinhão de famosos pratos doces e sobremesas. Logo, uma das maiores exportações da ilha deve ser o cannoli, pequenos tubos de massa fritos cheios de ricota cremosa que agora são vendidos em padarias de toda a Itália.
Há também cassata, um pão de ló siciliano aromatizado com chocolate, frutas cítricas, maçapão e creme de ricota adoçado. Além disso, Semifreddo alle mandorle é um parfait de amêndoa servido no lugar do gelato em muitos restaurantes sicilianos.
E se for seu aniversário, você pode ter a sorte de receber uma torta Setteveli, um bolo de sete camadas de chocolate e avelã.
X – Granita com brioche, um dos pratos da cozinha siciliana
Na Sicília, o café da manhã é quase sempre um pão de brioche fresco e quente com uma tigela de granita congelada, aromatizada com frutas ou café.
Especialmente, bem-vindo no calor escaldante do verão. E, muitas vezes, você verá cafés cheios de pessoas apreciando essa maravilhosa combinação antes de se preparar para o dia seguinte.
Quais desses X pratos da cozinha siciliana você gostaria de experimentar? Então, conte-nos mais sobre!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.