VII Principais fatos interessantes da Galleria Borghese

Compartilhe em suas redes

Galleria Borghese

O que acontece quando um rico cardeal e fervoroso colecionador de arte se torna o patrono de alguns dos artistas mais famosos da história? Sendo assim, ele precisa de um lugar para armazenar toda a sua arte, então, constrói uma vila para esse propósito específico.

Neste post, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana dará uma pincelada em alguns dos fatos mais interessantes da Galleria Borghese, uma vila que foi transformada em uma das galerias de arte mais famosas da cidade de Roma.

VII Principais fatos interessantes da Galleria Borghese

I – A estrutura foi construída no início do século XVII

A Galleria Borghese é uma das galerias de arte mais populares de Roma e está instalada na antiga Villa Borghese Pinciana. Assim sendo, foi encomendada pelo Cardeal Scipione Borghese (1577-1633), como a chamada Villa Suburbana, uma grande casa de campo nos arredores de Roma, e concluída no ano de 1613.

Para tanto, o Cardeal era membro da rica e influente família Borghese e sobrinho do Papa Paulo V (1550-1621). Logo, como secretário particular do Papa, ele conseguiu acumular uma fortuna coletando enormes quantias de impostos em nome do Papa.

Isso não apenas permitiu que ele construísse essa propriedade ultraluxuosa, mas também colecionasse arte. E se tornasse o patrono de alguns dos maiores artistas da história, incluindo Caravaggio (1571-1610) e o jovem Gian Lorenzo Bernini (1598-1680).

II – Está localizado no terceiro maior parque público de Roma

A Villa foi construída num imenso jardim que abrange uma área de 80 hectares. Desse modo, esse jardim agora um parque chamado Jardins da Villa Borghese e é o terceiro maior parque público de Roma.

Assim sendo, a Villa e o parque estão localizados a nordeste do centro histórico da cidade na chamada Colina Pincian. Então, o que é notável é que esta colina não é considerada uma das 7 colinas tradicionais de Roma.

Embora a área faça fronteira com o centro da cidade. E até esteja dentro das antigas muralhas da cidade romana desde o século III d.C.

A Galleria Borghese está situada no extremo leste deste imenso parque paisagístico. No extremo Oeste, ao lado do parque, existem mais 2 museus famosos em Roma.

Logo, chamado de Galleria Nazionale d’Arte Moderna, dedicado à arte moderna. E o Museo Nazionale Etrusco, dedicado às pessoas que vieram antes dos romanos, os etruscos.

Um lado do parque, no canto sudoeste, também dá acesso à Escadaria Espanhola, a escadaria mais famosa de Roma!

III – Começou como uma coleção particular do Cardeal

O cardeal Scipione Borghese ficou incrivelmente rico devido ao nepotismo e sua fome de colecionar arte. Sendo assim, encomendou pinturas de muitos dos principais artistas da época e também comprou pinturas em toda a Europa.

Então, isso lançou as bases para a Coleção Borghese que foi alojada em sua imensa Villa, o parque circundante e várias estruturas adicionais localizadas dentro do complexo.

Além disso, várias obras estavam sendo adicionadas nos séculos seguintes à morte de Scipione Borghese, incluindo uma coleção substancial de Olimpia Aldobrandini, Cardeal Salviati e Lucretia d’Este no ano de 1682.

IV – O Cardeal participou do projeto do edifício da Galleria Borghese

A Villa e o parque construídos nos terrenos de um antigo parque romano antigo chamado os jardins de Lucullus, que remonta ao final da República Romana.

Desse modo, essa foi uma das propriedades mais extensas da Roma antiga que no século XVII foi usada como vinhedo.

O Cardeal encomendou o parque e a Villa no ano de 1605 e fez vários desenhos. Dessa maneira, acabou entregando esses rabiscos ao arquiteto Flaminio Ponzio, que ao mesmo tempo recebeu a comissão de renovar a fachada do Palazzo Borghese, no centro de Roma, juntamente com seu colega, o arquiteto flamengo Giovanni Vasanzio.

A Villa elaboradamente decorada foi finalmente concluída em 1613. E a coleção de arte do Cardeal transferiu-se permanentemente para esse local logo depois.

V – O parque transformado em jardim inglês no século XVIII

Um dos fatos mais notáveis ​​da Galleria Borghese é que o jardim foi transformado em um jardim paisagístico inglês no século XVIII. Sendo assim, esse tipo de jardim substituiu o jardim de estilo formal que se tornou popular na França e no resto da Europa no século XVII.

Isso significa que possui lagos, gramados aparados e bosques de árvores na tentativa de apresentar uma versão idealizada da natureza. Ademais, um templo também estava sendo adicionado durante este período conhecido como o Templo de Esculápio, uma estrutura concluída entre 1785 e 1792.

VI – Muitas esculturas transferidas para a França devido à irmã mais nova de Napoleão

Embora a maior parte da coleção permaneça intacta até hoje, algumas esculturas notáveis ​​foram transferidas para Paris no início do século XIX. Sendo assim, essa foi a época em que a irmã mais nova de Napoleão, Pauline Bonaparte (1780-1825), se casou com um membro da família Borghese chamado Don Camillo Filippo Ludovico Borghese (1775-1832).

Então, o casamento em 1803 resultou no príncipe Camillo Borghese sendo agraciado com títulos dados a ele por seu infame cunhado, então, ele não poderia recusar a oferta de vender algumas das esculturas mais famosas da coleção.

As obras transferidas para o Louvre em Paris incluíam o Boghese Gladiator, uma escultura antiga que remonta a 100 a.C. E o Borghese Hermaphroditus, outra escultura antiga para a qual Bernini criou o colchão sobre o qual essa anciã está agora.

Notavelmente, outra famosa escultura de Bernini chamada Vênus Victrix (1805-1808), que retrata a própria Pauline Bonaparte, permaneceu na coleção e ainda está em exibição pública na Galleria Borghese hoje!

VII – O Museu Galleria Borghese criado no início do século XX

A Villa, como parece hoje, não era tão grande quanto era após a conclusão no ano de 1613. Sendo assim, ampliada várias vezes ao longo dos séculos, quando mudou de mãos para novos membros da família Borghese.

Logo, a propriedade, incluindo o imenso jardim, acabou sendo vendida ao governo italiano no ano de 1902. Então, apenas um ano depois, o parque oficialmente transformado em parque público (já estava informalmente aberto antes disso), e o Museu Galleria Borghese foi estabelecido.

Hoje, cerca de 500.000 pessoas visitam o museu todos os anos para admirar as famosas obras de arte expostas e os incríveis afrescos nas paredes e tetos.

Você conheceu VII fatos da Galleria Borghese e esperamos que tenha sido enriquecedor. E, assim, na próxima viagem à Itália terá uma visão mais abrangente desse lugar. Portanto, conte-nos sobre o que mais gostou.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.