Bruschetta com tomate e manjericão – Aprenda esta deliciosa receita clássica italiana

Bruschetta com tomate e manjericão – Aprenda esta deliciosa receita clássica italiana Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

A bruschetta originou-se como um prato italiano inicial composto pelos mesmos ingredientes desta receita. Desde então, há muitas variações com carne curada, queijo, carne de porco e muito mais.

Mas aqui está uma das boas receitas para você preparar em casa como uma comida clássica italiana. E nós do blog Benini & Donato Cidadania Italiana ainda deixaremos adiante pequenas dicas e fatos sobre bruschetta, um dos pratos mais deliciosos. Confira!

Receita de Bruschetta com tomate e manjericão

O nome Bruschetta significa “assar sobre brasas”. Assim sendo, aproveite esta receita básica e certifique-se de usar tomates maduros e manjericão fresco para experimentar todo o seu sabor. Vamos lá?!

Ingredientes

  • Fatias de pão, 2 tomates, 1 pouco de folhas de manjericão fresco, 1 dente de alho, 1 colher de chá de vinagre balsâmico, meia cebola roxa, sal marinho e pimenta.

Modo de preparo

Corte os tomates em cubos pequenos. Depois, coloque em uma peneira para escorrer a água. Em seguida, fatie e grelhe fatias finas de pão.

Após isso, descasque o alho, corte ao meio e esfregue o pão torrado dos dois lados e da crosta. Agora, corte metade da cebola roxa muito finamente.

Também enrole o manjericão como um charuto e corte finamente. E adicione ao tomate. Depois, adicione uma colher de chá de vinagre balsâmico.

Em seguida, regue o azeite no pão. E adicione a mistura ao centro do pão. Ao final, adicione sal e pimenta.

Pequenas dicas para um bom preparo de bruschetta

Experimente ralar um pouco de queijo parmesão por cima para dar um sabor extra.

Um pouco sobre o que é bruschetta

Bruschetta é um aperitivo ou lanche italiano servido antes da refeição. Na Itália, é conhecido como antepasto.

Assim sendo, para quem já esteve na Itália, sabe que a Bruschetta é um item básico do menu encontrado em todos os restaurantes. E embora ela seja de origem italiana, ela se espalhou pelo mundo.

E tem uma preparação ou receita muito simples, também está disponível em diferentes variações.

XI Fatos interessantes sobre Bruschetta

Logo, vamos aprender sobre XI fatos interessantes sobre Bruschetta. Mesmo que você não tenha provado um até hoje, você certamente vai querer prová-lo depois de ler essa lista.

Bruschetta com tomate e manjericão – Aprenda esta deliciosa receita clássica italiana Foto: Pixabay

I – Bruschetta originou-se na Itália central no século XV e hoje se tornou um item básico em todos os restaurantes e cozinhas italianas.

II – Marcella Hazan, no entanto, acredita que a origem do prato pode ser rastreada até a Roma antiga. De acordo com Marcella, os olivicultores da Roma antiga traziam as azeitonas para o lagar local. E usavam uma fatia de pão para provar a amostra de seu azeite recém-prensado.

III – A crença de Marcella vem do fato de o substantivo Bruschetta ser derivado de um verbo bruscare do dialeto romano. Enfim, Bruscare significa literalmente ‘assar sobre brasas’.

IV – A comida é feita com pão grelhado com alho e depois coberto com pimenta, sal, azeite e tomate. Ademais, alguns podem usar folhas de manjericão para adicionar ao seu sabor.

V – Pode haver variações nas coberturas, como queijo, carne curada, feijão, legumes, muçarela ou cebola.

Continuando…

VI – A grelha Brustolina é normalmente utilizada para grelhar o pão. Então, na região italiana de Abruzzo, a bruschetta é feita com um tipo de salame conhecido como ventricina.  Logo, Ventricina nada mais é do que pimenta e carne de porco crua envolta e envelhecida em uma bexiga de porco para formar uma pasta. A pasta é então espalhada em fatias de pão abertas e grelhada.

VII – Bruschetta está sendo conhecida como fettunta na Toscana. Então, essa variação não tem coberturas, exceto o azeite. Além disso, o fettunta servido em novembro e serve para provar o primeiro azeite da temporada.

VIII – Bruschetta usa pão italiano. Sendo assim, uma fatia desse pão italiano contém 77 calorias, 1 g de gordura, 2,5 g de proteína, menos de 1 g de fibra alimentar, 0,83 mg de ferro e vestígios de niacina, cálcio e zinco. O teor de ferro em uma fatia de pão italiano cobre 10% das necessidades diárias de ferro para homens e 5% das necessidades diárias de ferro para mulheres.

IX – Bruschetta usa um fio de azeite, que de acordo com a Harvard School of Public Health, consiste em gorduras insaturadas saudáveis ​​para o coração capazes de reduzir doenças cardíacas e LDL ou colesterol ruim. Então, cada colher de chá desse óleo contém 4,5 g de gordura insaturada.

Essas gorduras insaturadas consistem em gorduras monoinsaturadas que ajudam a prevenir a doença de Alzheimer e melhora a pressão arterial. Também há vitaminas K e E presentes em uma colher de chá do óleo.

X – Bruschetta também é um alimento saudável porque contém tomates frescos. Também 1/4 de um tomate de tamanho médio servido em Bruschetta contém apenas 6 calorias e pequenas quantidades de gordura. Por fim, contém ainda vitaminas A, C e K, folato e fibras.

Mais fatos….

XI – Uma Bruschetta também consiste em uma porção de folhas frescas de manjericão. Também uma porção equivale a 5 folhas de manjericão que contêm um total de 1 caloria, 10,4 microgramas de vitamina K (que cobre quase 12% de nossa necessidade diária), vitaminas A e C, potássio e folato.

O manjericão é rico em flavonoides, que nada são antioxidantes responsáveis ​​por prevenir danos estruturais das células e com isso previne o risco de câncer.

Então, essencialmente Bruschetta é um aperitivo muito saudável que é ideal para aquele momento que a fome ataca. Basicamente, é bom para todos que desejam se manter saudáveis.

Enfim, se você conhece outros fatos interessantes sobre Bruschetta, deixe-nos saber ao comentar abaixo. E se você já provou, compartilhe conosco sobre o sabor.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.