Breve resumo sobre o Futurismo liderado pelo poeta Marinetti

Compartilhe em suas redes

Futurismo

Com foco no progresso e na modernidade, os futuristas procuraram varrer as noções artísticas tradicionais. E substituí-las por uma celebração enérgica da era da máquina.

Assim sendo, o foco estava sendo colocado na criação de uma visão única e dinâmica do futuro. Ademais, os artistas incorporaram retratos de paisagens urbanas, bem como novas tecnologias, como trens, carros e aviões em suas representações.

Além disso, velocidade e as classes trabalhadoras foram todos glorificados pelo grupo como formas de promover mudanças. E seu trabalho cobriu uma ampla variedade de formas de arte, incluindo arquitetura, escultura, literatura, teatro, música e até comida.

Portanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana irá explorar um pouco sobre esse movimento artístico que começou na Itália e se espalhou pelo mundo.

Futurismo liderado pelo poeta Marinetti

O futurismo inventado e predominantemente baseado na Itália, liderado pelo carismático poeta Marinetti. Assim sendo, o grupo foi mais influente e ativo entre 1909 e 1914, mas foi reiniciado por Marinetti após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Para tanto, esse renascimento atraiu novos artistas e ficou conhecido como Futurismo de segunda geração. E embora mais proeminentes na Itália, as ideias futuristas foram utilizadas por artistas na Grã-Bretanha (informando o Vorticismo), os EUA e o Japão e os trabalhos futuristas foram exibidos por toda a Europa.

O futurismo russo é geralmente considerado um movimento separado, embora alguns futuristas russos tenham se envolvido com o movimento italiano anterior. Por fim, o futurismo antecipou a estética do Art Deco, além de influenciar o Dadaísmo e o Expressionismo Alemão.

Principais ideias e realizações do Futurismo

Um foco chave dos futuristas era a representação do movimento, ou dinamismo. Desse modo, o grupo desenvolveu uma série de novas técnicas para expressar velocidade e movimento, incluindo desfoque, repetição e uso de linhas de força.

Ademais, esse último método estava sendo adaptado do trabalho dos cubistas e a inclusão de tais linhas tornou-se uma característica das imagens futuristas.

Os futuristas publicaram um grande número de manifestos diferentes, usando-os para comunicar seus ideais estéticos, políticos e sociais. E embora tanto os realistas quanto os simbolistas já tivessem produzido documentos semelhantes, a escala com que os futuristas criaram e divulgaram seus manifestos foi inédita.

Com isso, permitiu transmitir suas ideias a um público mais amplo. Para auxiliá-los logisticamente em sua distribuição, o grupo fez uso de algumas das novas tecnologias que retrataram em sua arte. E que incluiu avanços na mídia de massa, impressão e transporte.

Arte e Artista Importante do Futurismo

Dinamismo – Movimento frenético da vida moderna

Artistas futuristas procuravam criar obras que capturassem o movimento, ou dinamismo, como forma de representar o movimento frenético da vida moderna.

Assim sendo, essa associação entre velocidade e modernidade é reforçada pelo Manifesto dos Pintores Futuristas (1910). E observa que os artistas devem respirar os milagres tangíveis da vida contemporânea.

Então, a rede de ferro das comunicações velozes que envolve a terra, os transatlânticos. Logo, esses voos maravilhosos que sulcam nossos céus, a coragem profunda de nossos navegadores submarinos e a luta espasmódica para conquistar o desconhecido.

Desse modo, como podemos permanecer insensíveis à vida frenética de nossas grandes cidades?

O dinamismo geralmente representado por meio de fraturas da imagem, pinceladas energéticas, turbulência composicional e formas recuadas ou emergentes.

Assim, a arte futurista muitas vezes se concentrava em assuntos que se moviam rapidamente. E incorporavam tecnologia moderna, de carros como Dinamismo de um automóvel de Russolo (1912-13) a ciclistas como visto em Dinamismo de um ciclista de Boccioni (1913).

Umberto Boccioni – A Cidade Ressurge (1910)

Essa obra pioneira lançou o Futurismo quando estava sendo exibido em Milão na Mostra d’arte libera de 1911. Assim sendo, a pintura combinou as pinceladas e formas borradas do pós-impressionismo com as representações fraturadas do cubismo.

Originalmente intitulado Il lavoro (Obra), retrata a construção da nova usina elétrica de Milão. Então, no centro do quadro, um grande cavalo vermelho avança, enquanto três homens, com os músculos tensos, tentam guiá-lo e controlá-lo.

Ao fundo outros cavalos e trabalhadores podem ser vistos. Dessa maneira, as figuras centrais borradas dos homens e do cavalo, retratadas em cores primárias vibrantes, tornam-se o ponto focal do movimento frenético que os cerca.

E que sugeriu que a mudança nasce do caos e que todos, incluindo o espectador, são apanhados na transformação. Como observa o crítico de arte Michael Brenson “Cavalos e pessoas são forças da natureza confrontadas e alinhadas umas com as outras em uma luta primordial da qual Boccioni deve ter acreditado que algo revolucionário nasceria”.

A obra é uma celebração do progresso e dos trabalhadores que a conduziram, consequentemente, os trabalhadores são retratados em grande escala e em um estilo que faz referência às ideias renascentistas do nu heróico.

Enfim, Boccioni transmite visualmente o trabalho moderno como uma gloriosa batalha com o passado para criar um novo futuro.

Conte-nos o que achou desse movimento futurismo e o que mais lhe chamou atenção da leitura que fez. Até breve!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Artigos Relacionados

Comune di Fontanelle, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comune di Follina, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *