Como a culinária italiana continua se espalhando por todo o mundo

Culinária italiana
Compartilhe em suas redes

Trinta anos atrás, a comida italiana era preparada, principalmente, por imigrantes italianos no conforto de sua própria casa. Hoje, a culinária italiana se tornou um fenômeno global.

Sendo assim, não se trata apenas de pizza, macarrão e sorvete, mas de tantos outros pratos que invadiram nossas casas. Logo, é difícil não se apaixonar pela comida italiana.

E é óbvio que o mundo está de ponta-cabeça por esta culinária. Para tanto, a cozinha italiana fez uma grande jornada e é definitivamente uma que vale a pena conhecer.

Por esse motivo, cá estamos para explorar um pouco mais sobre essa maravilhosa gastronomia. Então, leia abaixo o que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana preparou com exclusividade para você saber.

Culinária Italiana – Como tudo começou

Conhecida como a “cozinha do viajante”, a popularidade da comida italiana começou quando os imigrantes italianos se dirigiram aos E.U.A no início do século XX. E fugindo da pobreza e dos efeitos da guerra.

Desse modo, trouxeram pizza, mas tiveram problemas para encontrar qualquer outro ingrediente.

Então, entre no final dos anos 80 e início dos 90, quando a comida mediterrânea tomou o mundo como uma tempestade. E assim, azeite, macarrão e tomate enlatado estavam disponíveis nos supermercados.

Também eram exportados para o Reino Unido ajudando o caso de amor com a culinária italiana a se espalhar ainda mais. Logo, para onde os imigrantes italianos haviam liderado, os importadores de alimentos os seguiram, e o resto era história.

Já se foram os dias em que os Chefs tinham que substituir os ingredientes originais por outros baratos.

O maior influenciador

Quando os italianos vieram para a América, eles tiveram que fazer suas receitas caseiras originais adaptáveis aos ingredientes disponíveis no Oeste. Assim nasceu a culinária ítalo-americana.

Concedido que algumas pessoas pensam que não é a “verdadeira” comida italiana. No entanto, isso apenas mostra o quão poderosa uma culinária pode influenciar um país e sua comida existente.

Devido à popularidade da comida italiana hoje, muitos restaurantes italianos autênticos abriram em toda a América para oferecer a você a verdadeira experiência italiana.

Além disso, o amor da Grã-Bretanha pela comida italiana também estava crescendo. E, ao longo dos anos, muitas pizzarias e trattorias de valores acessíveis foram abertas; comprando no romantismo de La Dolce Vita.

No Japão, onde a culinária italiana também é extremamente popular, eles começaram a fazer suas próprias variações de pratos italianos, como “Wafu Pasta” (massa de estilo japonês).

Então, a culinária italiana também influenciou fortemente a Austrália, com alguns dos melhores restaurantes italianos, bem como um Festival de Comida Italiana anual.

Agora, a África do Sul abriga um dos melhores vinhedos italianos. Ademais, aqui no Brasil tem o maior número de pessoas com herança italiana, e por isso sua culinária varia de produtos italianos básicos a fusões ítalo-brasileiras.

A culinária italiana também ganhou popularidade nos países vizinhos. Valletta em Malta, um destino turístico popular ao longo dos anos, foi muito influenciado pela cozinha italiana. E abriu inúmeros e deliciosos restaurantes italianos.

Por que a culinária italiana é tão atraente?

Existem muitas razões pelas quais a cozinha italiana é atraente. E ganhou popularidade ao longo dos anos:

Disponibilidade

Com o tempo, os ingredientes italianos tornaram-se fáceis de importar, principalmente, ingredientes secos como as massas. Assim sendo, tornando a comida italiana facilmente acessível para comer ou fazer.

Logo, os chefs e importadores de alimentos criaram o apelo abrindo toneladas de restaurantes para os frequentadores. E sem falar que a prateleira do seu supermercado agora atende ao cozinheiro amador ou experiente com uma ampla variedade de ingredientes italianos simples e complexos.

Caseiro e acolhedor

A beleza da comida italiana é que ela sempre dá um toque caseira. Então, é sua avó fazendo lasanha na cozinha para jantares em família ou é você e seus irmãos fazendo mini-pizzas quando crianças com sua mãe.

É o lindo primeiro encontro em um restaurante romântico. Então, deliciosidade é uma coisa, mas os italianos sempre se orgulharam dos valores familiares e claramente esses valores foram transformados em sua comida.

Acessibilidade

A comida italiana é famosa por ser uma culinária barata desde os anos 90. Era fácil conseguir uma refeição saborosa. E farta em uma pizzaria ou comprar os ingredientes de um supermercado. Enfim, fazer uma grande fornada de lasanha ou macarrão sem esvaziar a carteira.

A Arte de Compartilhar

Os italianos sabem divulgar sua culinária e cultura. Além disso, sabem compartilhá-la com outras pessoas.

Então, não é surpreendente que eles sempre abram as portas para amigos para uma boa refeição. As receitas foram compartilhadas, o vinho foi bebido e o caso de amor começou.

Hoje, a Itália oferece muitos cursos de culinária para chefs inspirados. Enfim, o treinamento culinário para turistas também está disponível na Itália; espalhando ainda mais o amor pela comida italiana.

É realmente saudável a culinária italiana

É um equívoco comum que a comida italiana é rica em calorias com suas massas e pizzas. Assim sendo, a culinária italiana é, na verdade, uma das cozinhas mais saudáveis do mundo.

Logo, a dieta mediterrânea balanceada é na verdade inspirada na cozinha italiana. E os ingredientes italianos originais incluem vegetais frescos, azeite, carne vermelha não gordurosa, frango e peixe que é rico em vitaminas.

Variedade na culinária italiana

A comida italiana não se trata apenas de massas e pizzas, mas muito mais. Logo, a cozinha italiana é tão rica e oferece uma variedade de pratos que fica difícil escolher um prato preferido.

Para tanto, de tortellini a ravioli e cordeiro a risoto e polenta a peixes, a lista é interminável. E é duvidoso que alguém tenha realmente experimentado toda a cozinha italiana. Mas, vale a pena tentar!  

La Dolce Vita

Os italianos estavam certos; a vida é simples e bela. Então, a vida é compartilhar e descobrir a arte e a simplicidade de cozinhar.

Logo, a vida é uma jornada culinária. Hoje, a comida italiana se tornou um grampo para jantar fora e fazer refeições caseiras saudáveis.

Como disse o escritor Umberto Eco, “Conhecer a cozinha italiana em toda a sua variedade é descobrir as diferenças monumentais, não só de linguagem, mas de gosto, mentalidade, criatividade, senso de humor e atitude”.

Que formidável descobrir como a culinária italiana conquistou a todos. E se você ama tanto quanto nós, conte-nos mais sobre sua experiência gastronômica nesse país.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.