Comemoração da Epifania na Itália – Feriado nacional que marca o término do Natal

Compartilhe em suas redes

Comemoração da Epifania na Itália

Na Itália, a celebração da Epifania é um feriado nacional que é celebrado em 6 de janeiro. Assim sendo, a Festa da Epifania tradicionalmente comemora quando os Magos, conhecidos como Os Três Reis Magos ou Os Três Reis, visitaram Jesus.

Então, conforme a história continua, os Três Reis Magos visitaram Jesus na manjedoura. E levaram consigo presentes de ouro, incenso e mirra.

Para tanto, eles são figuras regulares nos contos tradicionais das celebrações da natividade do Natal. Ademais, são uma parte importante da tradição cristã.

A data cai 12 dias após o Natal. Portanto, na Itália, a temporada de férias de Natal dura até a celebração da Epifania. Com isso, os presentes são trocados neste dia, tornando-o um feriado de Natal por toda a Itália.

Logo, para você compreender melhor como é essa comemoração da Epifania na Itália, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana irá discorrer um pouco sobre ela.

Comemoração da Epifania na Itália – La Befana

A Epifania para as crianças inclui a bruxa italiana do Natal, La Befana. Assim sendo, A Befana, personagem do folclore italiano, provavelmente, se originou na Itália central.

Desde então, tornou-se uma tradição nacional. Para tanto, La Befana é uma senhora idosa. E que voa em uma vassoura usando um xale preto. Logo, ela parece uma bruxa.

Ademais, La Befana entrega balas, guloseimas e presentinhos para crianças de toda a Itália na noite de 5 de janeiro de forma semelhante ao Papai Noel. E a sede da Befana em Roma será o mercado da Piazza Navona, com dezenas de barracas de comida e presentes e o tradicional carrossel.

Então, essa festa religiosa traz um cumprimento perfeito de todos os propósitos do Advento. Portanto, a Epifania, marca o apogeu litúrgico do Advento-Natal.

Por isso, três mistérios estão envolvidos na celebração da Epifania: a adoração do Menino Jesus pelos Magos, o batismo de Cristo e as bodas de Caná.

Na Itália, costuma-se substituir as imagens dos pastores no presépio pelas dos três reis e seus presentes. Sendo a Epifania, um feriado católico muito importante, Roma é um lugar ideal para comemorar.

Logo, todos os anos, o evento de celebração da Epifania mais popular é no Vaticano. Também tem desfile histórico com centenas de participantes com trajes ancestrais.

Além disso, 20 cavalos enfeitados acompanhados por uma banda musical. E a principal personagem italiana da Epifania, a Befana, passará pela Via della Conciliazione. E seguindo os Reis Magos. Enfim, eles carregam presentes para o Papa para o Vaticano.

No Vaticano, o Papa celebra a missa matinal. Com isso, comemora a visita dos Reis Magos que levam presentes para Jesus.

Celebrações da Epifania em algumas cidades da Itália

Urbania, na região de Le Marche, realiza um festival de 4 dias para La Befana, de 2 a 6 de janeiro. Assim sendo, as crianças podem conhecer La Befana em La Casa della Befana.

Logo, essa é uma das maiores celebrações de La Befana na Itália.

Veneza, na região de Veneto, em 6 de janeiro é a localização da Regatta delle Bafane. Logo, homens vestidos de La Befana correm em barcos no Grande Canal.

Florença na região da Toscana é a Calvacata dei Magi. Então, essa procissão geralmente começa no Palácio Pitti no início da tarde e atravessa o rio até o Duomo.

Sendo assim, buzinas e tambores enchem a rua. Além disso, há a marcha dos Três Magos seguidos da Sagrada Família.

Em seguida, vem a gaita de foles. E também os atiradores de bandeiras atuam na Piazza della Signoria.

Milão, na região da Lombardia, realiza o Desfile da Epifania dos Três Reis. Então, do Duomo à igreja de Sant’Eustorgio.

Rivisondoli, na região de Abruzzo, celebra a Epifania em 5 de janeiro com uma reconstituição da chegada dos Reis Magos. Então, centenas de participantes vestem fantasias e desfilam para recriar o dia histórico.

E você já sabia dessa data comemorativa na Itália? Se sim, que tal compartilhar mais algumas informações sobre essa comemoração da Epifania na Itália? Conte-nos!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Artigos Relacionados

Comune di Fiesso Umbertiano, na Provincia di Rovigo, em Vêneto

Comune di Fiesso D’Artico, na Provincia di Venezia, em Vêneto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *