Comemoração da Epifania na Itália
Na Itália, a celebração da Epifania é um feriado nacional que é celebrado em 6 de janeiro. Assim sendo, a Festa da Epifania tradicionalmente comemora quando os Magos, conhecidos como Os Três Reis Magos ou Os Três Reis, visitaram Jesus.
Então, conforme a história continua, os Três Reis Magos visitaram Jesus na manjedoura. E levaram consigo presentes de ouro, incenso e mirra.
Para tanto, eles são figuras regulares nos contos tradicionais das celebrações da natividade do Natal. Ademais, são uma parte importante da tradição cristã.
A data cai 12 dias após o Natal. Portanto, na Itália, a temporada de férias de Natal dura até a celebração da Epifania. Com isso, os presentes são trocados neste dia, tornando-o um feriado de Natal por toda a Itália.
Logo, para você compreender melhor como é essa comemoração da Epifania na Itália, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana irá discorrer um pouco sobre ela.
Comemoração da Epifania na Itália – La Befana
A Epifania para as crianças inclui a bruxa italiana do Natal, La Befana. Assim sendo, A Befana, personagem do folclore italiano, provavelmente, se originou na Itália central.
Desde então, tornou-se uma tradição nacional. Para tanto, La Befana é uma senhora idosa. E que voa em uma vassoura usando um xale preto. Logo, ela parece uma bruxa.
Ademais, La Befana entrega balas, guloseimas e presentinhos para crianças de toda a Itália na noite de 5 de janeiro de forma semelhante ao Papai Noel. E a sede da Befana em Roma será o mercado da Piazza Navona, com dezenas de barracas de comida e presentes e o tradicional carrossel.
Então, essa festa religiosa traz um cumprimento perfeito de todos os propósitos do Advento. Portanto, a Epifania, marca o apogeu litúrgico do Advento-Natal.
Por isso, três mistérios estão envolvidos na celebração da Epifania: a adoração do Menino Jesus pelos Magos, o batismo de Cristo e as bodas de Caná.
Na Itália, costuma-se substituir as imagens dos pastores no presépio pelas dos três reis e seus presentes. Sendo a Epifania, um feriado católico muito importante, Roma é um lugar ideal para comemorar.
Logo, todos os anos, o evento de celebração da Epifania mais popular é no Vaticano. Também tem desfile histórico com centenas de participantes com trajes ancestrais.
Além disso, 20 cavalos enfeitados acompanhados por uma banda musical. E a principal personagem italiana da Epifania, a Befana, passará pela Via della Conciliazione. E seguindo os Reis Magos. Enfim, eles carregam presentes para o Papa para o Vaticano.
No Vaticano, o Papa celebra a missa matinal. Com isso, comemora a visita dos Reis Magos que levam presentes para Jesus.
Celebrações da Epifania em algumas cidades da Itália
Urbania, na região de Le Marche, realiza um festival de 4 dias para La Befana, de 2 a 6 de janeiro. Assim sendo, as crianças podem conhecer La Befana em La Casa della Befana.
Logo, essa é uma das maiores celebrações de La Befana na Itália.
Veneza, na região de Veneto, em 6 de janeiro é a localização da Regatta delle Bafane. Logo, homens vestidos de La Befana correm em barcos no Grande Canal.
Florença na região da Toscana é a Calvacata dei Magi. Então, essa procissão geralmente começa no Palácio Pitti no início da tarde e atravessa o rio até o Duomo.
Sendo assim, buzinas e tambores enchem a rua. Além disso, há a marcha dos Três Magos seguidos da Sagrada Família.
Em seguida, vem a gaita de foles. E também os atiradores de bandeiras atuam na Piazza della Signoria.
Milão, na região da Lombardia, realiza o Desfile da Epifania dos Três Reis. Então, do Duomo à igreja de Sant’Eustorgio.
Rivisondoli, na região de Abruzzo, celebra a Epifania em 5 de janeiro com uma reconstituição da chegada dos Reis Magos. Então, centenas de participantes vestem fantasias e desfilam para recriar o dia histórico.
E você já sabia dessa data comemorativa na Itália? Se sim, que tal compartilhar mais algumas informações sobre essa comemoração da Epifania na Itália? Conte-nos!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.