O Ano Novo é uma grande festa na Itália, assim como toda a temporada de férias. Desse modo, começa na véspera de Ano Novo e continua ao longo do Dia de Ano Novo.
Além disso, muitas pessoas comemoram a noite toda e não dormem até a noite seguinte. Logo, para os italianos, aproveitar esse momento é uma das maravilhas de se viver.
Para tanto, as celebrações do Ano Novo são marcadas por grandes refeições com uma grande variedade da cozinha italiana. Então, espera-se lanches, guloseimas e vinhos saborosos.
Também exibições de fogos de artifício são obrigatórias, quer você as veja em uma via pública ou na própria casa de um italiano nato.
Agora, se você tem ancestrais italianos, eles podem ter transmitido as tradições de ano novo que você ainda celebra até hoje. Então, se você descobriu recentemente que é descendente de italianos, certamente, vai querer conferir essas tradições e considerar incluí-las na comemoração do ano novo deste ano.
E, por essa razão, nós do blog Benini & Donato Cidadania Italiana fizemos questão em abordar como os italianos comemoram a passagem para um novo ano. Por isso, continue conosco e saiba de tudo!
Ano Novo na Itália: VIII tradições e celebrações dos italianos
I – Incluem lentilhas e salsichas na festa de véspera de ano novo
Os italianos que seguem as tradições farão questão de comer lentilhas quando o ano novo vir. Assim, acreditam que traz felicidade, bem-estar e boa sorte no ano que se inicia. Ademais, as salsichas estão sendo cortadas em forma de moedas e comidas porque representam abundância e riqueza.
II – Quebram utensílios de cozinha antigos
Uma tradição de véspera de Ano Novo é quebrar pratos velhos. Também outros utensílios de cozinha à meia-noite para ajudar a manter os maus espíritos afastados.
Além disso, faz com que promova a boa sorte para o ano seguinte. Enfim, os italianos chamam essa tradição de Il Lancia Dei Cocci.
III – As uvas estão sendo consumidas
Além de beber vinhos de excelente sabor, os italianos fazem questão de comer algumas uvas no Ano Novo. Até porque a tradição diz que isso o ajudará a se tornar mais sábio.
IV – Livram-se de itens que não são mais desejados ou necessários
Aqui no Brasil, normalmente, fazemos isso quando estamos de mudança, mas na Itália não é assim. Assim sendo, os italianos começam o ano novo se livrando de roupas, móveis e outros itens domésticos que não querem ou precisam mais.
V – I Botti Di Capodanno (fogos de artifício na véspera de Ano Novo na Itália)
Ao dar meia-noite e no início do dia de Ano Novo, fogos de artifício estão sendo disparados. Desse modo, fogos de artifício são um ritual tradicional que ajuda a manter os maus espíritos afastados, já que eles não gostam de ruídos altos, para manter você e sua família seguros no próximo ano.
VI – Queima do Log de Yule na véspera do Ano Novo na Itália
O Log de Yule é completamente queimado na véspera de Ano Novo. Dessa maneira, as cinzas são então usadas para ajudar a proteger a casa dos espíritos malignos. Enfim, as cinzas podem ser guardadas em vários recipientes ou espalhadas pelo exterior da casa.
VII – Vestem-se com roupa interior na cor vermelha
As vendas de roupas íntimas vermelhas atingem o pico em dezembro na Itália, já que todos querem roupas íntimas nessa cor para usar na véspera e no dia de Ano Novo. Assim sendo, essa tradição supostamente ajuda a trazer boa sorte, manter os maus espíritos afastados e trazer felicidade.
VIII – Beijando a pessoa amada
Essa é uma tradição de feriado que muitos de nós fazemos durante o Natal aqui no Brasil. Na Itália, eles fazem questão de fazê-lo na véspera de Ano Novo, já que o objetivo é trazer muito amor e sucesso para o seu relacionamento no ano que vem.
Aqui encerramos essas VIII tradições e comemorações de Ano Novo na Itália. E mesmo se você não estiver morando na Itália nesta véspera de Ano Novo, você pode incorporar essas tradições em sua celebração.
Nós, da família Benini & Donato Cidadania Italiana desejamos a você e sua família um Ano de 2022 com muita paz, sabedoria, saúde, sorte e vida longa.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.