Pontos turísticos incríveis em Matera, ao sul da Itália – Venha descobrir uma das cidades italianas mais antigas

Pontos turísticos incríveis em Matera, ao sul da Itália – Venha descobrir uma das cidades italianas mais antigas Foto: Pixabay

Pontos turísticos incríveis em Matera

Matera é a mais antiga das cidades italianas e está localizada em um afloramento rochoso da região da Basilicata, ao sul da Itália. Assim sendo, ela incorpora a área altamente histórica e interessante de Sassi, que possui uma série de casas-caverna esculpidas na encosta da montanha.

Além disso, Matera também contém muitas igrejas do século XIII que estão cheias de significado histórico. Logo, com uma história que remonta a 30.000 anos você ficará surpreso com o tanto que há para aprender sobre essa cidade fascinante.

Mas isso não é tudo que tem a oferecer. Ademais, esse lugar tem nada menos que uma vista deslumbrante. Para tanto, essa cidade tem tudo para ser um destino turístico de classe mundial.

E embora possa não estar na sua lista de desejos por não conhecer tanto ou ser um destino pouco falado na Itália, sem dúvida, essa matéria o deixará com gostinho ir até lá e conhecer de perto.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana resolveu abordar alguns pontos turísticos incríveis em Matera, sul da Itália. E, assim, você terá a chance de saber que ela possui muitas riquezas e que pode incluí-la em seu próximo roteiro de viagem.

Pontos turísticos incríveis em Matera, ao sul da Itália

Matera está localizada na região da Basilicata, no sul da Itália. Assim sendo, é uma região bem antiga, que faz muito calor e oferece muitos pontos turísticos incríveis para visitar, passear e se divertir.

Ademais, Matera é um local de visita obrigatória em qualquer itinerário pela Itália. Dessa maneira, oferece atrações históricas e belos pontos turísticos onde você terá ótimos momentos.

Portanto, aqui estão algumas das atividades das quais você simplesmente deve ir em Matera.

Caminhar ao longo da estrada principal é um dos pontos turísticos incríveis em Matera

A primeira coisa que você deve fazer ao chegar à cidade é caminhar pela fascinante estrada principal. Além das muitas lojas, restaurantes e bares que valem a pena visitar, existem alguns mirantes maravilhosos ao longo do caminho.

Então, os dois principais mirantes são o Belvedere Piazzetta Pascoli e o Belvedere Luigi Gurrigghio, que oferecem vistas deslumbrantes de Sassi.

Todavia, há muitos outros mirantes ao longo do caminho, então, se você tiver tempo pode passar algumas horas apreciando todos os pontos turísticos da região.

Por causa da forma como a cidade de Sassi são desenvolvidas, existem muitos pontos de vista excelentes. Assim sendo, a estrada principal fica no topo de uma colina, com o sassi localizado abaixo na encosta. Logo, isso significa que existem várias oportunidades para excelentes contemplações de paisagens.

Passeie pelas Ruas do Sassi

Sassi é o nome dado às redes de cavernas onde viviam os trogloditas. Assim sendo, o lugar teve ​como uma habitação na Idade Paleolítica.

Desse modo, a área desenvolveu-se em uma intrincada rede de sistemas de cavernas, com arcos internos, varandas, degraus e sótãos.

No século XIX, os Sassi foram ocupados por fazendeiros e camponeses e conhecidos como A Vergonha da Itália. Enfim, as cavernas de Matera haviam se tornado uma espécie de favela.

Visite a Chiesa di Santa Maria di Idris

Chiesa di Santa Maria di Idris é uma antiga igreja católica localizada em Sassi. Também é conhecida como Madonna de Idris e é feita de e esculpida na rocha.

Sendo assim, a igreja foi construída em um grande penhasco de calcário na parte superior de Sasso Caveoso. Ademais, a igreja em si (tanto interna quanto externamente) não é particularmente impressionante. Mas quando você a ver pela primeira vez, é sem dúvida de tirar o fôlego.

Até porque ver essa igreja construída na falésia, destacando-se e alta acima do Sassi é único. E não resta muito da estrutura original, que se pensa ter sido construída no século XII, mas a igreja ainda possui elementos incrivelmente antigos.

O altar da Madona com o Menino data do século XVII. Logo, acima do altar, há um afresco que data do século XII. E muitos outros elementos que datam dos séculos XIII e XIV podem ser encontrados nesse local.

Aproveite o mirante do Convento di Sant’Agostino

O Convento di Sant’Agostino é um antigo mosteiro barroco com muitos elementos de pedra em exibição. Sendo assim, é totalmente gratuito para visitar e uma viagem que vale a pena por seu significado histórico. Mas a própria igreja não é o único motivo para uma visita.

Desse modo, a vista da frente do edifício contempla o magnífico Sassi di Matera. E você pode passar alguns minutos fora da igreja admirando a vista panorâmica antes de entrar. Por fim, certifique-se de tirar algumas fotos desse local antes de continuar seu caminho.

Visite o Duomo de Matera, pois é um dos pontos turísticos incríveis em Matera

A Catedral de Matera pode ser vista de quase todos os lugares da cidade. Portanto, é natural que você queira fazer uma visita à estrutura.

Dessa maneira, o edifício impressionante foi concluído em 1270 e tem obras de arte intrincadas esculpidas em suas laterais. Então, a obra de arte fala de moralidade e adverte seus espectadores contra serem desencaminhados.

A visita à catedral é gratuita e o interior está coberto de afrescos, obras de arte e pinturas em seus tetos. Logo, os altares originais foram preservados. E você pode apreciar o trabalho em mármore intrincado em toda a catedral.

Você também pode desfrutar de vistas deslumbrantes fora da catedral. Definitivamente, vale a pena parar por alguns momentos para apreciar as vistas de tirar o fôlego e tirar algumas fotos. Portanto, aproveite cada segundo!

Aqui fechamos uma das regiões mais antigas da Itália. Então, que tal nos contar mais sobre sua experiência nesse lugar? Compartilhe conosco sobre os pontos turísticos incríveis em Matera e contribua em nosso blog. Até mais!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.