Fatos divertidos da gastronomia italiana – Venha conhecer e sonhar com a Itália

Fatos divertidos da gastronomia italiana – Venha conhecer e sonhar com a Itália Foto: pixabay

Quer saber alguns fatos divertidos da gastronomia italiana? Assim sendo, para muitas pessoas, o amor pela comida italiana é o principal motivo pelo qual se volta à Itália continuamente.

E enquanto é possível desfrutar da rica cultura, vilas pitorescas, cidades emocionantes e paisagens incríveis, a comida italiana sempre inspira a realizar mais e mais viagens à Itália.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz aqui alguns dos fatos divertidos sobre a comida italiana para agradar seu paladar e ajudá-lo a sonhar com a Itália. E, quem sabe, conhecer ou retornar a esse país tão belo.

Fatos divertidos da gastronomia italiana

Aqui estão alguns dos fatos divertidos da gastronomia italiana que, talvez, você nem saiba de muitos deles. Portanto, venha conhecer e apreciar essa culinária tão rica e famosa em todo o mundo.

Tagliatelle é um dos fatos divertidos da gastronomia italiana

Segundo a lenda, o chef Maestro Zafirano criou o tagliatelle massa para a celebração do casamento de Lucrezia Borgia com o duque de Ferrara em 1487. Aparentemente, inspirou-se nos longos cabelos louros da noiva.

Canolli é na Sicília

Se você quiser experimentar o melhor cannoli, vá para a Sicília onde eles aperfeiçoaram a receita usando ricota batida fresca.

Primeiro prato é um dos fatos divertidos da gastronomia italiana

O primo, ou primeiro prato, de uma refeição italiana é quando se serve massa ou risoto. Assim sendo, Primi piatti (primeiros pratos) costumam ser à base de vegetais e a massa está sendo servida em pequenas porções.

Rei dos queijos

Conhecido como o “Rei dos Queijos”, o Parmigiano Reggiano é o queijo mais popular da Itália e é utilizado nos mais diversos pratos.

Café que todos os italianos amam

O café foi trazido para a Itália do Norte da África e Malta pelos mercadores da república veneziana.

Primeira cafeteria na Itália

A primeira cafeteria da Itália foi aberta na Praça de São Marcos, Veneza em 1683.

Sobre o cappuccino

Os italianos costumam beber cappuccino e caffè latte ou café com leite pela manhã e café expresso à tarde e à noite. Assim sendo, isso porque eles acreditam que beber bebidas com leite à tarde é ruim para a digestão.

Variações regionais

A culinária italiana varia de acordo com a região e seus recursos naturais disponíveis. Além disso, existem XX regiões na Itália, cada uma com suas próprias especialidades e métodos de cozimento. Logo, de um modo geral, a comida no Norte está sendo mais forte. Ademais, usa creme e manteiga mais do que no sul, onde a ênfase está sendo no azeite e no tomate.

Italianos fazem seu café

Em casa, alguns dos italianos fazem seu café usando uma cafeteira Moka icônica, inventada em 1933 por Alfonso Bialetti.

Na Toscana

Na Toscana, a ênfase está na comida rústica simples, incluindo legumes, leguminosas e grãos cultivados nas colinas da Toscana. Enfim, é onde você encontra na deliciosa sopa ribollita.

Ravióli é um dos fatos divertidos da gastronomia italiana

A massa recheada, como o popular ravióli, vem da região norte da Lombardia (Lombardia). Assim sendo, existem muitas variedades diferentes de massas recheadas por toda a região. E onde cada cidade parece fazer sua própria versão – como os casoncelli de Brescia.

Você conheceu alguns fatos divertidos da gastronomia italiana e agora queremos saber de você. Então, conte-nos a sua experiência e algum fato ou curiosidade sobre uma das mais deliciosas cozinhas do mundo, a Itália.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.