Cidades em uma colina X lugares de Lazio para visitar em uma viagem de um dia saindo de Roma – Parte II

Lugares de Lazio para visitar

E aqui estamos para mais cidades de Lazio para visitar em uma viagem à Itália saindo de Roma. Então, se você ainda não leu o primeiro artigo, clique em Parte I e descubra IV cidades para explorar.

Agora, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará estes outros lugares de Lazio para visitar. Então, confira abaixo mais informações detalhadas.

Cidades em uma colina X lugares de Lazio para visitar em uma viagem de um dia saindo de Roma – Parte II

V – Civita di Bagnoregio

Poucas cidades podem ter um apelido mais dramático – La città che muore, ou a Cidade Agonizante. Mas Civita di Bagnoregio mais do que faz jus ao seu faturamento.

Sendo assim, uma verdadeira cidade em uma colina, Civita di Bagnoregio esculpiu um marco incrível na zona rural de Lazio. Então, empoleirada de forma impossivelmente precária no topo de um platô com quedas íngremes em um desfiladeiro por todos os lados, essa pequena cidade parece algo que saiu do filme de Indiana Jones.

Desse modo, há apenas uma entrada e uma saída: você deve atravessar a ponte longa e sinuosa para a cidadela acima. Mas vale a pena subir.

Ao chegar à cidade, você encontrará uma arquitetura medieval maravilhosamente preservada de paredes de tijolos. Ademais, igrejas rústicas e praças pacíficas.

Infelizmente, esse lugar único pode não durar muito para esse mundo. Sendo assim, a inevitável marcha da erosão continua em seu encalço, tornando a cidade cada vez mais precária e sua população cada vez menor.

Então, os edifícios tombam periodicamente no vazio abaixo, as fachadas de casas abandonadas abrindo-se para o ar. Logo, a cidade fica a uma curta distância de carro ao Norte de Roma. Portanto, certifique-se de visitá-la antes que se perca para a história para sempre.

VI – Palestrina é um dos lugares para visitar

A apenas 40 minutos de Roma, a espetacular cidade de Palestrina ostenta incríveis ruínas antigas, distantes dos roteiros turísticos habituais. Assim sendo, foi nesse local na antiga Preneste – como a cidade era conhecida na antiguidade – que o enorme templo da Fortuna se ergueu das falésias do interior do Lácio.

Desse modo, o santuário era o lar de um dos oráculos mais populares do mundo clássico. E as tábuas sagradas de madeira que ajudaram a interpretar suas profecias continuaram a ser consultadas até o século 4 d.C.

Então, a poderosa família governante Colonna construiu seu palácio sobre os magníficos terraços. E hemiciclo do santuário na Idade Média.

Hoje, o palácio abriga um museu com um fabuloso mosaico do antigo rio Nilo, bem como vistas de cair o queixo do campo abaixo. Além disso, a cidade em si é uma mistura alegre e nada turística de belas igrejas. Como também de casas charmosas que sobem pela encosta.

Ah, e os entusiastas da música reconhecerão a cidade por seu filho mais famoso – o compositor Palestrina, que mudou a face da música no século XVI.

Então, se você gosta de fazer uma viagem de um dia saindo de Roma, longe das multidões, Palestrina é uma ótima escolha! Por fim, a cidade fica a cerca de 30 minutos de carro de Roma ou a uma rápida viagem de ônibus da Ponte Mammolo.

VII – Castel San Pietro Romano

Se você estiver se sentindo cheio de energia em seu passeio a Palestrina, certifique-se de subir até o vilarejo espetacular de Castel San Pietro Romano em sua viagem de um dia.

Assim sendo, siga a sinuosa trilha de caminhada que sobe a encosta da montanha saindo da cidade e você se verá emergindo em um labirinto de becos, igrejas e paredes medievais.

E que tanto cativou o lendário cineasta Luifi Comencini. E ele estabeleceu uma série de prêmios de filmes vencedores na pequena aldeia.

Quando estiver na cidade, não se esqueça de provar os biscoitos doces locais ‘giglietti’ do Biscottificio Fiasco. Então, é uma subida e tanto desde Palestrina, mas você não vai se arrepender!

VIII – Bracciano é um dos lugares para visitar

Encantadamente, agarrado às falésias acima das águas cristalinas do lago de mesmo nome, Bracciano tem de tudo. Dessa maneira, um belo centro histórico medieval de ruas e praças sinuosas de paralelepípedos, pequenos cantos pitorescos o aguardam onde quer que você caminhe.

Embora ocupada desde os tempos etruscos, a cidade como a conhecemos data do século X. Logo, surgiu como um posto avançado à procura de invasores sarracenos.

Assim sendo, Bracciano é dominada pela presença proibitiva do imponente castelo Orsino-Odescalchi. Logo, uma das melhores residências fortificadas sobreviventes em toda a Itália.

Logo, os afrescos alegóricos de Taddeo Zuccaro no interior são imperdíveis. E a rivalidade entre os Orsini e os notórios Borgias no final do século XV é uma história excelente.

Depois de se fartar da vida do castelo, caminhe até o mirante panorâmico La Sentinella no topo da cidade para vistas espetaculares do lago. E da paisagem circundante (ou, se você visitar no verão, vá até a margem do lago para um mergulho!).

IX – Sutri é um dos lugares para visitar

Uma das cidades menos conhecidas dessa lista, Sutri é uma alternativa ideal para uma viagem de um dia saindo de Roma. Sendo assim, aninhado nos penhascos de tufas escarpadas do Norte de Lazio, a cerca de 50 km da Cidade Eterna.

Então, um lugar de honra para os magníficos monumentos etruscos e romanos antigos da cidade. E que inclui um anfiteatro do século II a.C escavado inteiramente na rocha calcária local – um tipo de construção inversa.

Desse modo, o anfiteatro poderia abrigar mais de 9.000 espectadores em seu apogeu. Além disso, é cercado por misteriosas tumbas etruscas que se estendem pelas falésias ao redor.

Abandonado e esquecido por mais de mil anos, o anfiteatro foi completamente preenchido com terra. E coberto por um denso bosque de árvores quando foi finalmente redescoberto na década de 1930.

Então, a cidade em si está situada em uma colina com vista para os vestígios arqueológicos. E é uma pequena joia com uma praça central ampla, uma catedral lindamente decorada. Por fim, uma magnífica galeria de arte no histórico Palazzo Doebbing.

X – Frascati

Praticamente, qualquer um dos Castelli Romani – como são conhecidas as pequenas cidades aninhadas nas colinas ao Sul de Roma. Logo, vale a pena visitar, mas a favorita é a agitada Frascati.

Dessa maneira, dominada pelo extraordinário palácio de verão barroco do Papa Clemente VII Aldobrandini. Logo, a cidade tem sido um destino obrigatório para os romanos que procuram escapar do calor do verão há muito tempo.

Assim sendo, ruas estreitas e praças escondidas se abrem para vistas deslumbrantes da campagna romana por todos os lados. Mas, a verdadeira atração de Frascati é sua cena brilhante de restaurantes.

Os Castelli Romani são conhecidos pela qualidade incomparável de suas matérias-primas. Ademais, uma variedade de restaurantes, de fraschette rústica e barata a lanchonetes. E onde os romanos famintos descem todo fim de semana em busca de um bom almoço de domingo (porchetta é, claro, obrigatório).

Quando estiver em Roma, faça como os romanos! E se você gostou de todas essas X lugares de Lazio para visitar, então, conte-nos qual a sua preferência!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.