A jornada pela beleza e pela história da Toscana – Parte II

A jornada pela beleza e pela história da Toscana – Parte II Fonte: Pixabay

Estamos novamente abordando agora na Parte II sobre a beleza e história da Toscana. E se você ainda não leu a Parte I, convidamos você a participar dessa bela jornada de conhecimento.

E hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana descreverá brevemente sobre colinas, praias, cidade medieval, tradições artesanais e demais costumes, locais etc.

Colinas, praias, região costeira e cidade medieval – História da Toscana

Pense na Toscana perfeita para um cartão-postal e a imagem que vem à mente são provavelmente colinas onduladas pontilhadas de ciprestes. Porém, a Toscana também tem 500 quilômetros de costa e algumas das águas mais claras da Itália.

Na verdade, a Toscana possui 20 praias com bandeira azul. Então, uma distinção concedida às praias mais imaculadas do mundo.

Assim sendo, levaria meses (ou anos!) para explorar todas as praias da Toscana. Mas um bom lugar para começar é em Maremma.

Logo, essa região costeira acidentada que abriga a charmosa cidade de Capalbio e os belos Porto Ercole. E o Porto Santo Stefano.

Então, você encontrará praias de areia com clubes de praia chiques. Ademais, enseadas rochosas com águas cristalinas e muito mais

É também um bom ponto de partida para visitar ilhas como Elba (onde Napoleão foi exilado pela primeira vez), Capraia e Pianosa.

Tradições artesanais pela história da Toscana

Artigos de couro, tecelagem de seda, mosaicos embutidos, produção artesanal de papel e cerâmicas pintadas à mão são algumas das tradições da Toscana que ainda estão vivas hoje.

Mas, os artesãos que fabricam esses produtos à moda antiga são poucos e distantes entre si. Então, não se deixe enganar pelas barracas de turistas no Mercado de San Lorenzo em Florença. E se você está procurando produtos artesanais autênticos, terá que procurar em outro lugar.

Para couro, visite a Scuola del Cuoio em Florença, que treina artesãos para trabalhar com couro desde 1949. Desse modo, O Antico Setificio Fiorentino data de 1786 e é uma das poucas oficinas que ainda tem teares centenários.

Na Scarpelli Mosaici, os artesãos usam pedras semipreciosas para fazer mesas de mármore incrustadas. Também obras de arte à moda antiga, sem recorrer à tecnologia moderna.

A Il Papiro vende lindos papéis de carta, inclusive, papel marmorizado tingido a mão. E ainda existem muitos estúdios de cerâmica em toda a Toscana.

Além disso, a cidade de Montelupo em particular tem uma longa história de produção de cerâmica. Há também uma oficina adorável chamada Artesia na charmosa vila de Certaldo Alto.

Portanto, essas tradições surgiram principalmente nas eras Medieval e Renascentista. E quando Florença era um importante centro de artes e os mercadores que viajavam pela Rota da Seda traziam bens preciosos da Ásia.

Aproveite as águas – Fontes termais da Toscana

As praias não são os únicos prazeres aquáticos em oferta, então, a Toscana também é o lar de fontes termais, incluindo a famosa Terme di Saturnia.

Assim sendo, as origens da palavra ‘SPA’ foram amplamente esquecidas, mas na verdade é um acrônimo para ‘salus per aquam’ (latim para ‘saúde pela água’) – e é exatamente o que você encontrará nesse lugar.

As origens florentinas do italiano

Antes de 1870, a Itália não era um país unificado, mas uma coleção de reinos, cada um com seu próprio dialeto. Sendo assim, o italiano moderno mais se assemelha ao dialeto florentino, como os orgulhosos toscanos lhe dirão.

Dessa maneira, podem agradecer a Dante, Petrarca e Boccaccio, cuja literatura difundiu a língua e lhe deu prestígio. No entanto, a força que realmente espalhou o italiano padrão pela península não foi a literatura, mas o rádio e a televisão.

Hoje, a grande maioria dos italianos fala italiano padrão, mas os sotaques (e algum vocabulário) variam de uma região para outra.

Na mesa – História da Toscana

A culinária italiana também é muito regional, e a culinária toscana não é exceção. Embora existam certas especialidades que você provavelmente encontrará em toda a Toscana, também existem muitos pratos ou ingredientes exclusivos específicos de uma cidade em particular.

Assim sendo, bistecca alla Fiorentina, um bife grelhado com osso feito com a famosa carne Chianina da Toscana, pode ser um dos pratos mais proeminentes. Todavia, as especialidades como ribollita e pappa al pomodoro (duas versões diferentes de ensopado de pão) também valem a pena.

Em Pisa, Livorno e algumas outras cidades do Norte da Toscana você pode encontrar cecina (pão achatado feito com farinha de grão de bico), enquanto Lucca é o lar de uma torta doce/salgada chamada torta d’erbi ou torta coi becchi feita com acelga suíça, passas, pinhões e canela.

Também Pienza é famosa por seu pecorino (queijo de leite de ovelha), enquanto Mancino se orgulha da melhor ricota da região.

Faça alguns pratos toscanos em casa usando as receitas em florentino: A verdadeira cozinha de Florença e Acquacotta: receitas e histórias da Costa de prata secreta da Toscana, ambas de Emiko Davies.

Inspiração literária pela história da Toscana

Parte da maior literatura italiana (e literatura sobre a Itália) se origina na Toscana, seja por filhos nativos como Dante, Petrarca e Boccaccio. Como também dos escritores estrangeiros como Goethe, Stendhal e Henry James.

Enfim, a Toscana é um vislumbre em toda a sua história, belas paisagens rurais e sua bela cultura, arte. E queremos que você compartilhe conosco como foi essa viagem emocionante por uma das regiões da Itália de maior apreço!

Então, conte-nos se conhece esse destino italiano ou o que mais o interessou em saber mais dessa região e história da Toscana!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.