Festival da Uva na pitoresca cidade de Marino perto de Roma – Parte II

Compartilhe em suas redes

Um dos eventos que acontece em Marino, perto de Roma, é o Festival da Uva. E se você aprecia essa fruta deliciosa, então, não pode perder em descobrir sobre os seus atrativos.

Como lido na Parte I, esse Festival da Uva ocorre em outubro de cada ano. E sempre traz novidades para todos os visitantes que ali estão prestigiando esse momento incrível.

E para continuar o assunto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana preparou para você essas informações abaixo. Portanto, continue lendo e saiba de mais detalhes de como é esse Festival da Uva.

Mas onde entra o vinho?

Para isso, é preciso avançar cerca de 350 anos. Assim sendo, em 1925, o escritor Leone Ciprelli, conhecido por suas peças e poemas em dialeto romano, decidiu homenagear a cidade onde nasceu.

E, assim, revitalizando a festa religiosa anual. E combinando-a com uma celebração do produto mais importante de Marino.

Ademais, inspirado pelas façanhas do patrono mais importante da cidade 350 anos antes, Ciprelli dedicou explicitamente o festival atualizado à memória de Colonna.

E, assim, criou uma celebração em partes igualmente sagradas e profanas no processo. O Sagra foi um sucesso imediato desde o início e está em funcionamento desde então.

O milagre das fontes produtoras de vinho

O verdadeiro ponto alto da festa acontece no domingo à noite, quando, em um ‘milagre’ tão delicioso quanto sacrílego, as fontes do centro histórico de Marino jorrarão vinho em vez de água por uma gloriosa meia hora entre 17h30 e 18h00.

Dessa maneira, o milagre formou uma parte central do festival desde o início. E isso quando Leone Ciprelli se inspirou nos contos lendários das festas luxuosas que os Colonna realizavam em seu palácio, nas quais estátuas e fontes jorravam vinho para o deleite dos convidados da família.

Então, fornecendo um enquadramento mais decoroso para o evento, a transformação milagrosa se dá oficialmente aos bons ofícios de Nossa Senhora do Santo Rosário. E cuja festa é celebrada no mesmo dia com uma procissão de sua estátua pelas ruas da cidade.

Generosamente, a Virgem mostra sua gratidão à devoção dos habitantes da cidade, regando-os com vinho de graça. Logo, o milagre ganhou novas dimensões em 2008, quando um erro técnico fez com que o vinho destinado à fonte tivesse sido acidentalmente direcionado para canos que levavam às torneiras da cozinha de apartamentos próximos.

Fonte dos Quatro Mouros no Festival da Uva

Embora um número de fontes da cidade tomou parte na miracolo delle Fontane che danno vino, a peça central é o grande Fontana dei Quattro Mori – a Fonte dos Quatro mouros – erguido na parte de trás cidade no 17 º século para celebrar (você adivinhou it) a derrota dos turcos em Lepanto.

Se você achar que as multidões nesse evento são muito grandes para visitar, tente a sorte na Fontana del Tritone na piazza San Barnaba ou no Fontanile Comunale na via Castrimeniense.

Compreensivelmente, dado o fato de que milhares de litros estão sendo dados de graça, o vinho que sai das fontes de Marino é bastante áspero e pronto. Mas se o seu gosto está mais voltado para as safras mais finas, não tema.

Assim sendo, todo o centro histórico de Marino será dedicado a degustações de vinhos e encontros com alguns dos mais renomados produtores da região durante o festival, para que você possa ter uma verdadeira amostra do que são os vinhos do Castelli.

Então, haverá uma abundância de barracas oferecendo carnes locais, queijos e pães para mantê-lo enquanto você traça seu curso enológico pelas ruas e praças. Para tanto, certifique-se de pegar um panino con porchetta – este delicioso porco assado no espeto é uma especialidade do Castelli.

A histórica procissão de Marcantonio Colonna

Embora o vinho seja a estrela desse espetáculo, o Sagra dell’Uva também não falta pompa e brilho. Dessa maneira, o destaque é um desfile fabuloso na tarde de domingo que recria o retorno de Marcantonio Colonna e suas tropas da campanha de Lepanto.

Então, um dos desfiles mais antigos em trajes de época na Itália, a recriação foi encenada pela primeira vez em 1929. Além disso, apresenta elaborados carros alegóricos, música histórica e 400 participantes em trajes renascentistas especialmente criados para a ocasião.

A procissão se desenrola em duas partes: de uma extremidade da cidade Colonna (geralmente representada por um ator famoso) e suas tropas marcham ao longo do Corso Vittoria Colonna, enquanto um segundo grupo com a esposa do duque, filhos e séquito sai do Palazzo Colonna para conhecê-los.

Os dois grupos se encontram no meio, na praça Giacomo Matteotti, em frente à Fontana dei Quattro Mori – bem a tempo de sua estrela virada nomiracolo.

A Sagra dell’Uva de Marino é um dos festivais da cidade mais adorados e divertidos da Itália. Desse modo, se você vai estar em Roma neste fim de semana, certifique-se de liberar sua agenda para uma viagem às montanhas!

Como chegar a Marino, próximo a Roma para ver o Festival da Uva

Marino fica a apenas 35 minutos de trem da estação Termini de Roma. Assim sendo, a partir da estação, são cerca de 10 minutos subindo a colina até o centro da cidade. Logo, o nome da estação é Marino Laziale – verifique os horários no site da Trenitalia.

Esperamos que você esteja interessado nesse Festival da Uva e possa aproveitá-lo enquanto viaja para Roma, na Itália. Portanto, comente algo sobre!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.