Ervas e especiarias essenciais para a culinária italiana

Ervas e especiarias essenciais para a culinária italiana Foto: Pixabay

Culinária Italiana

Embora as XX regiões distintas da Itália ostentem nada menos que XX abordagens culinárias distintas, certas especiarias são fundamentais para a maioria dos pratos italianos.

E hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre essas especiarias tão incutidas na culinária italiana. Então, confira conosco como essas ervas e especiarias são tão saborosas deixando o prato italiano maravilhoso.

Ervas e especiarias essenciais para a culinária italiana

Aqui está uma olhada em alguns dos temperos mais importantes na cozinha italiana. Portanto, aprecie e inclua em seu cardápio diário.

Manjericão

Talvez a especiaria mais importante na cozinha italiana: o manjericão! E ele tem um sabor distinto do minestrone italiano.

Além disso, é servido em molhos para massas, saladas e temperos, pães e marinadas. Frequentemente, você o encontrará ao lado do orégano, e é a base tradicional do pesto.

Orégano faz parte da culinária italiana

Embora seja um tempero forte, o orégano combina bem com outras especiarias – especialmente o manjericão – na culinária italiana. Desse modo, você descobrirá que funciona em praticamente todos os pratos à base de tomate.

E em uma variedade de molhos, sopas, carnes, peixes. Ademais, pratos com ovos, pizza e vegetais (especialmente berinjela).

Salsa

Com sua cor e sabor frescos, a salsa é usada como guarnição. Todavia, usa-se também como tempero sutil em caldos, marinadas de carnes, saladas e molhos diversos e molhos para massas.

Assim sendo, um molho de massa tradicional italiano depende de salsa, anchovas e alho.

Alho

O alho é encontrado na maioria das cozinhas, mas é indispensável nos pratos mediterrâneos. Assim sendo, use-o em molhos, ensopados, sopas, molhos para salada.

Ademais, molhos para massas, caçarolas, pães, grãos e croutons. Por conveniência, está disponível em flocos, grânulos e pó.

Misturas italianas na culinária italiana

Para facilitar as misturas preparadas, experimente o tempero italiano Frontier, ervas da Itália e o tempero para espaguete. Desse modo, misture tudo com massa quente para um jantar rápido ou massa fria para um acompanhamento saboroso.

Além disso, salpique o pão antes de grelhar ou fazer croutons, ou adicione às sopas, caçarolas ou qualquer prato que você gostaria de fazer como pièce de résistance.

Alecrim

O sabor doce e fresco do alecrim é delicioso com aves, peixes e frutos do mar. Dessa maneira, os cozinheiros italianos costumam adicioná-lo ao cordeiro assado com batatas e também a muitas carnes grelhadas.

Enfim, experimente em qualquer prato de vegetais e em pães, principalmente a focaccia.

Sálvia está presente na culinária italiana

A sálvia aromática é normalmente encontrada em recheios, pratos de aves e carnes, salsichas e sopas. Assim sendo, os cozinheiros italianos também o usam, junto com o alho, para dar sabor à manteiga em pratos de massa.

Desse modo, ele melhora as saladas (especialmente as saladas de feijão) e também os molhos. Enfim, a sálvia é tradicional no feijão branco da Toscana e no Saltimbocca, um prato de vitela.

Pimentões

Os cozinheiros italianos, por vezes, usam pimentas picantes para molhos enliven, ensopados e pratos de marisco. Sendo assim, também são frequentemente encontrados em salsichas italianas. Por fim, experimente variedades diferentes para obter efeitos diferentes.

Sementes de Funcho

O sabor distinto, semelhante ao alcaçuz, do funcho é encontrado em almôndegas. E salsichas italianas e em carnes e peixes assados.

Então, para realçar o sabor, torre as sementes levemente antes de adicioná-las ao prato.

Cebolinha

Para um sabor suave de cebola e uma cor adorável, os cozinheiros italianos usam a cebolinha em saladas e molhos. Como também em pratos de massa, caçarolas, sopas e guisados.

Por fim, as cebolinhas secas são um alimento básico conveniente.

Manjerona

Como seu parente orégano, a manjerona está sendo usada liberalmente nas cozinhas italianas. Dessa maneira, é um tempero versátil, compatível com muitos vegetais, carnes e aves. Além disso, você o encontrará em receitas de sopas, guisados, molhos e molhos para salada italianos. 

Tomilho

Sua afinidade com os tomates torna o tomilho uma boa escolha na culinária italiana. Assim sendo, é aromático e picante, basta um leve toque para temperar aves. Também frutos do mar, peixes, carnes, marinadas e recheios.

Baía ou folhas de louro

As folhas de louro são uma adição importante aos caldos italianos, sopas e ensopados, carnes grelhadas e aves assadas. Geralmente, basta uma folha para temperar completamente uma porção grande.

Cebola

“Refogue a cebola e o alho” dá início a muitas receitas italianas. Assim sendo, cebola seca em flocos, cebola em pó, grânulos de cebola, cebola picada e sal de cebola fornecem a máxima conveniência.

Então, adicione-os diretamente a sopas e molhos, molhos e caçarolas – qualquer receita que exija sabor de cebola.

Noz – moscada

Não é apenas um tempero de sobremesa na cozinha italiana, a noz-moscada adiciona um aroma e sabor adoráveis. E, igualmente, ricos aos recheios de ravióli e pratos de tortellini.

Além disso, você também o encontrará em receitas de molho de carne à bolonhesa e guisados ​​italianos.

Outros ingredientes principais da culinária italiana

Azeite

Um alimento básico na cozinha mediterrânea, o azeite de oliva é usado para cozinhar, mergulhar pães crocantes, salpicar saladas e temperar com macarrão. Então, elogiado por seus benefícios à saúde, os azeites são identificados de acordo com as regiões em que são produzidos, assim como os vinhos.

Tomates estão sempre presentes na culinária italiana

Os tomates são a base de inúmeros pratos italianos. Desse modo, os flocos de tomate seco são uma maneira conveniente de manter os tomates à mão para sopas, molhos e caçarolas.

Além disso, eles têm um sabor rico, um pouco mais profundo do que os tomates frescos. Na verdade, muitas receitas especificam tomates secos para esse sabor distinto.

Quanta riqueza de ervas e especiarias essenciais na culinária italiana e que já usamos em nosso menu em casa. Por isso, compartilhe conosco a sua experiência em cozinhar como um verdadeiro italiano!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.