Festival da Uva na pitoresca cidade de Marino, perto de Roma – Parte I

festival da uva
Compartilhe em suas redes

No mês de outubro de cada ano, a pitoresca cidade de Marino, situada nas colinas de Castelli Romani (ao Sul de Roma), celebra o famoso Festival da Uva.

Assim sendo, as cidades e as vilas em toda a extensão da península italiana celebram festivais locais a cada ano. Assim sendo, uma desculpa para as comunidades se reunirem para comer, beber e mastigar a gordura.

Do opulento festival de Santa Ágata em Catânia, que tem o objeto da atenção dos celebrantes os pãezinhos doces moldados para representar os seios de sua padroeira (homenagem ao martírio brutal de Agatha).

Então, comida e bebida em toda a sua variedade estranha e maravilhosa estão quase sempre no centro das atenções desse festival. Mas poucos podem se comparar ao festival anual do vinho de Marino pelo puro fervor esplêndido!

E para mostrar um pouco como acontece esse Festival da Uva, em Marino, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará algumas informações. Então, continue lendo!

Festival da Uva na pitoresca cidade de Marino, perto de Roma

Marino está no coração da região produtora de vinho de Castelli Romani. E, que desde os tempos da Roma Antiga forneceu à Cidade Eterna grandes quantidades de néctar de Baco.

Logo, em Marino, o vinho é realmente o atrativo na cidade (talvez, o único!). Assim sendo, tão importante é vinicultura para a economia local que ao longo dos séculos, uma milagrosa 12 th efígie da Virgem Maria século alojados em catedral da cidade tem sido frequentemente chamado a garantir a colheita decente da uva.

Todos os anos, na primeira semana de outubro, o centro histórico da cidade está sendo transformado em uma grande adega ao ar livre com a variedade local. Assim sendo, estátuas e fontes estão sendo enfeitadas com grandes cachos de uvas pendurados em suas bocas. Tamb´ém nos ombros e galhos, enquanto as vinhas estão espalhadas pelas ruas estreitas de paralelepípedos.

O melhor de tudo é que, por uma gloriosa meia hora no auge das festividades, as fontes da cidade correm livremente. E, não com água, mas com vinho. Logo, dezenas de milhares de foliões lotam as ruas para participar do milagre.

Então, isso é o suficiente para se tornar um crente até mesmo o mais céptico após a quarta taça. Enfim, uma experiência surreal que você pode passar!

Origens da festa do vinho Marino

Embora a moderna Sagra dell’Uva de Marino tenha sido encenada pela primeira vez em 1925, o festival deve sua existência a um momento muito mais distante na história da cidade.

Em outubro de 1571, a maior batalha naval desde a antiguidade ocorreu no Golfo de Patras, no mar Jônico. Assim sendo, houve uma coalizão das principais frotas navais da Europa católica. E que se aliou na tentativa de repelir o avanço do Império Otomano no Mediterrâneo.

Desse modo, o comandante dos navios papais e herói da hora era um jovem aristocrata chamado Marcantonio Colonna. Logo, descendente de uma das famílias mais poderosas do Lácio.

Então, a virada simbólica da batalha veio quando Colonna capturou com sucesso a nau capitânia da frota turca comandada por Ali Pasha. Logo, o almirante derrotado estava sendo morto a bordo de sua galera. E sua cabeça decapitada estava sendo horrivelmente erguida em uma lança acima da batalha.

Colonna também gozava do título de Senhor de Marino, e os habitantes da cidade (incluindo sua esposa, Felice Corsini, e seus filhos) aguardavam a notícia da batalha ansiosamente.

A notícia finalmente veio do papel glorioso do garoto local na vitória. Para tanto, Marcantonio correu de volta para Marino, onde estava sendo recebido como um herói.

Papa Pio e a celebração do festival da uva

O Papa Pio V não perdeu tempo em estabelecer um festival religioso de ação de graças nas costas do triunfo Lepanto, dedicado à Madona do Rosário sob cuja bandeira as tropas cristãs lutaram.

Sendo assim, Pio ordenou que a festa estivesse sendo celebrada todos os anos no dia 7 de outubro. Para tanto, dia em que as frotas papais triunfaram em Lepanto. E as festividades em Marino estavam sendo tanto uma celebração dos feitos do almirante vitorioso quanto uma obrigação religiosa.

Você descobriu um pouco sobre como é incrível esse Festival da Uva. Ademais, as suas origens e demais informações.

Então, que tal comentar algo que mais o chamou atenção? Enfim, compartilhe conosco e lembre-se de ler ainda a Parte II.

Para isso, clique Parte II e saiba de muito mais detalhes desse esplêndido momento de entretenimento, cultura e arte em Marino!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.