Jornada pela história do molho de tomate e aprenda a fazer um molho de tomate italiano de verdade!

História do molho de tomate italiano Foto: Pxhere

Molho de tomate italiano

Quando ouvimos alguém dizer as palavras “cozinha italiana”, as duas coisas que vêm à mente são macarrão e molho. Além disso, também evoca imagens de tomates italianos rechonchudos e muito saborosos.

Sendo assim, esses tomates são colhidos à mão e cozidos com cuidado e usados ​​em uma receita que é transmitida de geração em geração. Bem, temos algo chocante a admitir que o glorioso tomate – a base do molho italiano para massas – tem uma história muito diferente para contar e começa na América do Sul!

Então, aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana você mergulhará nessa jornada de como o molho de tomate surgiu. Ademais, também terá uma receita deliciosa de um verdadeiro molho de tomate italiano. Então, continue lendo!

Jornada pela história do molho de tomate

Originário do Peru para todos os lugares, os tomates foram trazidos pela primeira vez para a Europa pelos conquistadores espanhóis em meados do século XVI.

Na época, era apenas algo misterioso cujo nome era chamado de “tomatl” em espanhol. Assim sendo, pelo que sabemos, o primeiro relato de testemunha ocular italiana registrada do que mais tarde ficou conhecido como tomate é em Toscana em 1548.

Então, nesse relato, foi surpreendentemente comparada a uma berinjela. Logo, o nome italiano para esse novo item comestível era “pomidoro”, que se traduz aproximadamente como frutas douradas ou maçã dourada.

Ainda mais chocante, a maioria dos italianos considerou os tomates “exóticos demais” por centenas de anos.

O advento de uma magnificência culinária

Avancemos mais de 200 anos e temos uma receita inicial de molho de tomate italiano com macarrão (finalmente!). Sendo assim, Francesco Leonardi, um chef romano que viveu no final dos anos 1700 criou este presente para a humanidade.

Desse modo, ele escreveu sobre seu molho de tomate italiano em 1790 no livro de receitas L’Apicio Moderno. Sem saber, Francesco acabara de encontrar o ouro culinário.

No entanto, mesmo depois de sua realização monumental, a maioria dos molhos para massas italiana à base de tomate que amamos hoje não se tornou popular até o XIX século.

Isso é mais de 300 anos após a introdução do tomate na Europa. E aqui fica uma curiosidade: a receita de “espaguete com molho de tomate” mais antiga que já foi encontrada data de 1844.

A lenda nasceu

Os historiadores têm teorias sobre por molho de tomate italiano bateu seu passo no século XIX e XX. Sendo assim, as principais teorias estão relacionadas à imigração e à revolução industrial!

Também as novas inovações, como o enlatamento de alimentos industrializados, significavam que alimentos perecíveis, como tomates, podiam ser transportados para grandes distâncias e armazenados por mais tempo do que nunca.

Na Itália, houve novos desenvolvimentos no cultivo, processamento e exportação de tomate. Então, isso tornou os tomates italianos mais acessíveis e amplamente disponíveis pela primeira vez.

Como os imigrantes migraram aos milhares para novas terras, eles muitas vezes ansiavam por casa. Logo, todos podemos concordar que alimentos familiares podem oferecer conforto e conexão com as suas raízes.

É provavelmente por isso que o macarrão e o molho para macarrão, agora os favoritos do velho mundo, encontraram seu caminho para pratos de jantar do novo mundo em quantidades tão abundantes. O resto, como dizem, é história.

Então, aí está. A história bastante inesperada e muito ilustre do amado tomate. Da próxima vez que você estiver saboreando um delicioso molho de tomate em alguma massa, reserve um momento de gratidão.

Pois já foi muito viajada e demorou para se tornar o alimento básico que conhecemos e amamos hoje.

Receita de molho de tomate italiano – Aprenda a fazer o verdadeiro e completo!

Esqueça os molhos de tomate que você já comprou pronto no supermercado. Assim sendo, você hoje aprenderá a fazer um excelente molho para massas italianas de verdade, ou – sugo – como dizem os italianos, em poucos minutos.

Então, essa receita é de uma mãe italiana. Para tanto, é fácil de fazer, leva cerca de 20 minutos – e você tem porções que pode distribuir nas entradas de macarrão em casa, a semana toda.

Para começar…

Os tomates amadurecidos sazonalmente ao sol são, sem dúvida, a melhor matéria-prima. Mas, caso não tenha em casa, pegue o que você tem.

De qualquer forma, verifique a qualidade dos tomates! Assim sendo, há muita coisa ruim no mercado, então, escolha com paciência.

Passo a passo para o preparo do molho de tomate italiano

Primeiro passo

Divida os tomates em cubinhos. Assim sendo, quatro tomates de tamanho médio devem conter molho de tomate para duas pessoas. Além dos tomates, é preciso azeite, um dente de alho, um pouco de açúcar, um vinho seco e algumas folhas de manjericão.

Segundo passo

Em seguida, leve a frigideira ao lume, acrescente um pouco de azeite. Depois, ligue o fogo, mas não queime o óleo. E, então, lembre-se: o azeite não tolera calor excessivo. Ademais, não queime o alho, mas deixe assim.

Terceiro passo

Corte um ou dois dentes de alho em rodelas. Depois, coloque-os na panela quando o óleo estiver quente. E deixe o cravo ferver até começar a dourar nas bordas.

Se mantiver a frigideira inclinada para o final da moagem, o sabor do alho fica bem distribuído no óleo, sem queimar as gorduras. Então, retire a frigideira do fogo, retire o cravo do azeite e deixe esfriar por alguns instantes.

Quarto passo

Em seguida, adicione os tomates fatiados. Após isso, volte a colocar a frigideira no prato, baixe um pouco o lume e deixe os tomates “cozinhar” até ficarem um mingau macio.

Para tanto, não se esqueça de um pouco de açúcar batido, principalmente se o tomate estiver azedo.

Quinto passo

Ao longo do caminho, adicione um quarto de colher de chá de açúcar (se os tomates estiverem azedos), mexendo ocasionalmente com uma colher de pau. Em seguida, perto do final do processo de cozimento, quando a consistência dos tomates ficar mole, você também adiciona um pequeno respingo de vinho branco seco.

Sexto passo

Tampe a panela por alguns minutos para que o molho de tomate absorva o gosto do vinho branco. Depois, adicione também algumas folhas de manjericão no final, para que também ajudem a dar sabor ao molho. E não se esqueça do vinho também!

Sétimo passo

OK! Agora, retire a frigideira do prato e distribua o molho de tomate para o tipo de macarrão desejado. Por fim, termine a fritura com algumas folhas frescas de manjericão.

Bom apetite!

Esperamos que essa receita de molho de tomate italiano tenha deixado água na boca! Então, compartilhe conosco como é experimentar esse sabor fenomenal!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.