Cozinha italiana e seus temperos

Cozinha italiana e seus temperos Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Para muitos, a culinária italiana com seus temperos e ervas é o símbolo da culinária mediterrânea. Claro, a cozinha brasileira não é inferior à cozinha desse país tão rico de sabores.

No entanto, quase nenhuma outra cozinha é tão celebrada como a italiana. Em cada cidade existem restaurantes que se dedicam de corpo e alma.

Ademais, nos mimam com aromas típicos das especiarias italianas e nos remetem às lindas vistas na Toscana. Assim sendo, uma visita ao restaurante italiano permitirá que você escape por um momento da vida cotidiana e sinta o estilo de vida italiano – la dolce vita.

A cozinha italiana é uma das mais incríveis cozinhas do mundo! Mas o que a torna tão irresistível? Então, é justamente esse ponto que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana descreverá nestas próximas linhas.

Cozinha italiana e seus temperos – As especiarias mediterrâneas

O segredo da cozinha italiana está no seu preparo tradicional e intemporal e, sobretudo, nas especiarias. Assim sendo, há algo a ser encontrado aí para todos os gostos e ocasiões.

Desse modo, o que todos os pratos da culinária italiana têm em comum são as especiarias aromáticas. Logo, cada massa, cada pesto, cada pizza e antepastos têm a garantia de ter pelo menos uma das típicas ervas italianas de manjericão.

E não somente ele, mas orégano, tomilho ou mesmo manjerona. Com isso, garantem o sabor característico da comida italiana ao paladar.

Devido à grande popularidade da cozinha italiana, preparamos algumas combinações clássicas típicas da Itália para você. De aglio-olio peperoncino e arrabiata, a bruschetta e muçarela de tomate, a ervas para pizza.

Pratos italianos – típicos e autênticos

Quando pensamos em cozinha italiana, a primeira coisa que vem à cabeça são os clássicos: antepastos, massas, pesto e pizza! Mas a Itália não é apenas conhecida por isso, também oferece uma abundância de momentos agradáveis!

De pratos incomuns, como risoto de cogumelos porcini com vinho branco. E também saltimbocca alla Romana, à comida caseira italiana, como o delicioso espaguete alla carbonara.

Desse modo, a razão para isso é que não existe uma cozinha italiana uniforme! É composto por diversas cozinhas regionais com uma grande variedade de especialidades. Então, o uso de ervas e especiarias italianas também desempenhe um papel importante em todas as partes da Itália.

A culinária do Norte da Itália, Centro da Itália e Sul da Itália

No Norte da Itália, próximo ao rio Pó, um famoso grão redondo de arroz é cultivado em uma longa tradição – o arroz risoto. Por esse motivo, os pratos de arroz são populares no Norte da Itália.

Assim sendo, se você voltar para a região costeira noroeste da Ligúria, já está no meio da casa do pesto alla genovese! Supostamente, cada habitante da Ligúria tem sua receita pessoal de pesto.

Então, pestos não são apenas particularmente saborosos, mas também muito fáceis de fazer por você mesmo! Logo, tudo que você precisa é manjericão, pinhão, alho, sal marinho, queijo parmesão e, claro, muito azeite.

Cozinha italiana e seus temperos Foto: Freepik

Embora o resto da Itália o contradigam, a região Norte de Emilia Romagna é considerada o centro culinário por ter produzido muitas especialidades da culinária italiana. E são estas: queijo parmesão, mortadela, lambrusco e vinagre balsâmico.

Para tanto, quando você pensa na culinária da Itália central, a imagem da bela paisagem toscana com suas plantações de oliveiras, vinhas e amplos campos vem imediatamente à mente.

Logo, é aí que a cozinha italiana produz especialidades como o vinho Chianti e o azeite virgem original. Como sabemos, uma taça de vinho tinto faz parte de uma refeição italiana, assim como o azeite de oliva faz parte de um antepasto.

Na cozinha do Sul da Itália, os italianos preferem cozinhar com ingredientes ensolarados, como tomate, pimentão, abobrinha e berinjela, porque eles crescem convenientemente em todos os jardins do Sul da Itália.

Vinho Chianti sempre na cozinha italiana

Mas especiarias mediterrâneas, como manjericão e orégano, também se beneficiam do sol quente do Sul da Itália e podem ser encontradas em muitos pratos da culinária italiana.

Assim sendo, o prato nacional italiano Caprese é uma salada feita de muçarela, fatias de tomate fresco, composto por folhas de manjericão e azeite.

Além disso, a salada costuma ser consumida como entrada, os chamados antepastos, ou como um lanche fresco nos dias quentes de verão!

Buon appetito!

Que maravilha! Agora, que tal compartilhar uma das especialidades italianas que você mais aprecia?

Então, conte-nos a sua preferência na cozinha italiana. Enfim, os seus temperos e ingredientes deliciosos.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply