Arte, ciência, história, tradição, por onde começar? VI Museus em Trentino e dicas sobre o que fazer na cidade

Compartilhe em suas redes

O que é mudança climática? O que as pinturas dos futuristas têm em comum? Como era a vida na Idade Média?

Você pode encontrar as respostas a essas perguntas pesquisando no Google. Todavia, temos certeza de que descobri-las entrando em um museu é uma experiência totalmente diferente.

Arte, ciência, história, tradição…Os museus em Trentino são como caminhos que permitem mergulhar num mundo de cultura. Então, não é só o destino que conta, mas também o caminho que se percorre para lá chegar.

Assim sendo, museus diferentes, mas complementares, que podem contar com um valioso patrimônio expositivo, uma rica programação de eventos e uma equipe competente e apaixonada.

Logo, todos são de fácil acesso e contam com instalações para famílias e iniciativas especiais para crianças. Para isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana convida você a descobrir junto conosco.

VI Museus em Trentino, na Itália

I – Muse, Trento

Este é um dos museus de ciências naturais mais interessantes da Europa, a começar pela sua estrutura futurista. E que é desenhada pelo ‘arquitecto estrela’ Renzo Piano, assumindo o perfil da serra do Trentino.

Assim sendo, um museu que responde a muitas questões, de forma clara e ao alcance de todos, mesmo dos mais jovens. Também sobre as alterações climáticas à sustentabilidade, dos primeiros humanos à vida na montanha. Enfim, não se esqueça da estufa tropical!

II – Castello del Buonconsiglio, Trento

Um belo castelo renascentista no centro da cidade que abriga inúmeras coleções de arte e arqueológicas. Logo, para uma viagem no tempo desde os tempos pré-históricos até a Primeira Guerra Mundial, com uma visita à cela do patriota Cesare Battisti.

E depois há os afrescos do castelo, as loggias para percorrer, as longas escadarias. Como também o belo Ciclo dei Mesi, o Ciclo dos Meses, uma obra-prima da arte gótica.

III – Le Gallerie, Trento

Dois espaços expositivos obtidos de dois antigos túneis de tráfego na colina de Trento. Assim sendo, a Galeria Branca é um ponto de referência para exposições temporárias e eventos interessantes, enquanto a Galeria Negra é um espaço de 300m com grandes instalações (fotos, vídeos, etc.) que contam a história e histórias do Trentino. Enfim, eles têm um forte impacto emocional.

IV – Mart, Rovereto

A cerca de meia hora de trem de Trento fica este grande museu de arte moderna e contemporânea. Dessa maneira, com seu design inovador, obra do arquiteto Mario Botta.

Para tanto, é o ponto de referência para as maiores exposições de arte de Trentino. E também possui uma notável coleção permanente em que dominam as obras dos mestres do Futurismo, bem como as obras de De Chirico, Burri e uma bela Vênus de Francesco Hayez.

V – Museo storico italiano della Guerra (Museu Histórico Italiano da Guerra), Rovereto

O castelo que domina o centro histórico de Rovereto abriga um dos museus mais completos da Primeira Guerra Mundial e das guerras em geral. Sendo assim, uniformes, armas e documentos contam a história do conflito que abalou o mundo no início do século XX.

Então, muito interessantes também são a coleção de armas dos tempos modernos (séculos XVI-XVIII) e a seção dedicada à propaganda de guerra.

VI – Museo degli Usi e Costumi della Gente Trentina, San Michele all’Adige

A meia hora de carro de Trento, para uma viagem que nos leva mais de cinquenta anos de volta no tempo, quando a vida em Trentino era um desafio para arrancar os terrenos para os edifícios das montanhas.

Sendo assim, o Museo degli Usi e Costumi della Gente Trentina (Museu dos Costumes e Hábitos do Povo Trentino) é mais do que um museu: é uma viagem comovente por um mundo rural que fascina e intriga. Por fim, não perca a seção dedicada ao Carnaval dos Alpes.

Dicas para explorar a cidade e sobre o que fazer

A primeira coisa que você notará quando estiver em Trento é a arte de unir a atmosfera dos Alpes com a elegância italiana. Assim sendo, isso se reflete em todas as fachadas dos edifícios históricos do centro, que são decoradas com belos afrescos da Renascença.

Então, primeiro, visite a Piazza Duomo, o coração da cidade. Além disso, fique perto da fonte de Netuno e olhe ao seu redor.

Também de um lado avistam-se as montanhas de onde vem a cascata da Sardagna. E do outro as torres e palácios que o remetem em instantes ao tempo do famoso Concílio de Trento. Enfim, essa é a melhor forma de conhecer os dois lados da cidade ao mesmo tempo.

Caminhe pelo centro

A beleza do centro de Trento é que todos os pontos turísticos podem ser alcançados a pé: Castelo Buonconsiglio, Museu Diocesano, Muse, Piazza Fiera, mas, por onde começar?

Visita ao castelo de Buonconsiglio

Uma fortaleza perfeitamente preservada no coração do centro histórico. Assim sendo, outrora a residência dos príncipes episcopais, os senhores da cidade, agora abriga museus e exposições temporárias. Enfim, só uma visita aos afrescos da Torre dell’Aquila já vale o preço do ingresso!

Não se esqueça de visitar o Museo delle Scienze

Um design inovador, obra de Renzo Piano, com uma cachoeira tropical em seu interior e muitos laboratórios convidativos e inovadores para apresentar a ciência a jovens e idosos. Assim sendo, esse é o Muse, um dos museus de ciências naturais mais importantes da Europa!

Descubra a natureza

Você gosta de uma pequena aventura? Então, basta pegar o ônibus na rodoviária e chegar ao Orrido di Ponte Alto em 15 minutos. Desse modo, este é um desfiladeiro encantador na rocha erodida pelo riacho Fersina.

Pare para degustar um aperitivo

Depois de um dia admirando a beleza de Trento, tudo o que você precisa fazer é parar em um local para um aperitivo. Assim sendo, o mestre indiscutível do brinde é Trentodoc, o espumante feito de acordo com o método clássico famoso em todo o mundo. Saúde!

Que riqueza de lugar na Itália! E queremos saber o que achou desses museus em Trentino, por isso, compartilhe conosco abaixo!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.