Férias artísticas e culturais na Itália – Sugestões de passeios na arte e cultura italiana

Férias artísticas e culturais na Itália – Sugestões de passeios na arte e cultura italiana Foto: Road Trip

Férias artísticas e culturais na Itália

Se você gosta de férias dedicadas à arte ou à história, a Itália é praticamente o melhor destino que você pode escolher. Sendo assim, você verá uma cidade da arte em toda sua glória.

Além disso, poderá fazer um tour acompanhado. Como também planejar seu próprio itinerário com tema de arte.

Além disso, a Itália também é o lar de grandes salas de ópera e festivais de música – do clássico ao jazz. Portanto, os amantes da cultura têm muitas opções para onde ir e fazer belas escolhas.

Também existem várias maneiras de organizar esse tipo de férias. Então, você pode planejar sua própria pausa cultural, de um fim de semana artístico a um itinerário turístico.

Ademais, pode pagar por uma versão elegante de um pacote de férias, acompanhado por especialistas. Como também pode viajar sozinho, mas reservar guias localmente – um compromisso flexível e econômico.

Hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana fará um tour pela arte e cultura italiana ao dar sugestões para onde você pode encontrar belas paisagens, monumentos histórias etc.

Itinerários de arte em férias artísticas e culturais na Itália

Para uma pausa artística, várias cidades italianas têm o suficiente para preencher um fim de semana, com mais de uma galeria de arte histórica.

Assim sendo, Florença e Roma são exemplos óbvios, com mais arte de classe mundial do que você poderia pensar em uma pequena pausa. Já Veneza tem vários locais repletos de arte dos grandes artistas venezianos e algumas exposições de arte contemporânea.

Para tanto, a Bienal de Veneza, em anos ímpares, oferece mais arte contemporânea do que qualquer um poderia desejar. Logo, O Italy Heaven Guide to Venice é uma introdução completa aos pontos turísticos e atrações culturais da cidade.

Nápoles para férias artísticas e culturais na Itália

Sem contar que Nápoles tem belas artes em igrejas e galerias, e também um museu arqueológico muito importante com arte romana de alta qualidade. Agora, Milão tem várias boas galerias de arte.

Desse modo, existem outras cidades com uma ou duas obras-primas, uma ou duas galerias e algumas outras coisas para ver e fazer – por exemplo: Verona , Pádua, Siena.

Então, esses destinos sugeridos acima estão no Norte e no Centro da Itália. Ao sul de Nápoles, há menos grandes obras de arte dos últimos mil anos, exceto uma ou duas pinturas de Caravaggio e Antonello da Messina.

No Sul da Itália e da Sicília, no entanto, existem ruínas maravilhosas do mundo clássico e obras-primas antigas – como os bronzes Riace em Reggio Calabria – que valem uma viagem por conta própria.

Também há uma abundância de arquitetura interessante, das fortalezas enigmáticas de Frederico II aos esplêndidos centros urbanos barrocos em ruínas.

Logo, algumas artes populares – as carroças pintadas da Sicília, por exemplo – são fascinantes. Provavelmente, a cidade culturalmente mais rica do Sul da Itália é Palermo, com seus ricos legados artísticos das eras normanda e árabe.

A Sicília tem muitos destinos repletos de história, dos quais Siracusa é o mais variado, enquanto os templos de Agrigento e Selinunte são os mais notáveis.

Uma opção muito atraente para uma pequena pausa na arte é escolher um destino atraente com apenas uma ou duas obras-primas completas. E você pode apreciá-los sem se sentir apressado ou submerso em um mar de atrações concorrentes.

Então, Cefalù, por exemplo, é uma agradável estância balnear siciliana com um mosaico incrível na catedral normanda. E uma pintura de Antonello da Messina no museu da pequena cidade.

Férias artísticas e culturais na Itália – Sugestões de passeios na arte e cultura italiana Foto: Road Trip

Pádua famosa

Logo, Pádua é famosa pelos afrescos de Giotto na Capela Scrovegni. E Vicenzaé um local de peregrinação para os fãs da arquitetura de Palladio.

Dessa maneira, o risco desse plano é encontrar as atrações fechadas (uma ocorrência irritante, mas não incomum) ou com acesso limitado (os visitantes só têm permissão para 20 minutos na Capela Scrovegni).

Por isso, faça o possível para verificar as informações mais recentes sobre o horário de funcionamento e reserve com antecedência, se necessário.

Zurburan no Palazzo Bianco, Gênova

Para os amantes da arte, uma maneira divertida de combinar a apreciação da arte com passeios turísticos na Itália é projetar seu próprio itinerário seguindo os passos de um artista favorito.

Felizmente, muitos artistas e mecenas das artes, principalmente no Renascimento, tiveram o bom gosto de morar ou trabalhar nas mais belas cidades da Itália (muitas vezes embelezadas, é claro, graças a esses mesmos mecenas).

Então, Raffaello Sanzio, conhecido como Rafael, por exemplo, nasceu em Urbino, antes de partir para a criação de algumas de suas obras mais famosas em Florença e Roma.

Eventos culturais: ópera, dança, teatro

A Itália hospeda alguns eventos de arte e música de grande prestígio, desde a ópera na Arena Romana de Verona até a arte contemporânea na mencionada Bienal de Veneza. Assim sendo, eventos culturais como esses são bons destinos de férias. Todavia, você deve reservar com antecedência para garantir bons ingressos e uma boa escolha de acomodação.

Férias e passeios acompanhados

Quer você queira ir à ópera sem o incômodo de reservar, ou passear por galerias de arte com um guia experiente, pode haver momentos em que você prefere que outra pessoa faça todos os preparativos.

Logo, férias completas de arte especializada podem ser caras, mas alguns viajantes acham que valem a pena pela experiência, pelo planejamento da viagem e por uma companhia com interesses semelhantes.

Especialistas no local para férias artísticas e culturais na Itália

Se você deseja planejar suas próprias viagens, mas gostaria de uma visita guiada por um especialista em uma galeria ou uma cidade, é possível contratar guias e organizar visitas guiadas privadas na maioria dos destinos italianos.

Assim sendo, existem também organizações que operam pequenos passeios regulares (apenas alguns participantes), o que é uma opção mais barata.

Enfim, viajar pela arte e cultura na Itália é uma das melhores experiências que você pode desfrutar. Por isso, anote essas sugestões e aprecie toda a beleza e magnificência desse país culturalmente e artisticamente deslumbrante.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Benefícios do Limoncello para a saúde e uma receita de bolo para fazer em casa

Benefícios do Limoncello para a saúde e uma receita de bolo para fazer em casa Foto: Post Italy

Benefícios do limoncello

Uma das bebidas mais empolgantes para italianos. E, certamente, os brasileiros apreciam por seu sabor provocante e agradável.

Assim sendo, temos o limoncello, uma bebida feita de cascas de limão com um pouco de teor do açúcar.

Hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará a você os benefícios do limoncello para a saúde. E também uma bela receita de bolo de limoncello para você preparar para todos de casa. Portanto, confira!

Benefícios do Limoncello para a saúde

Há muitas alegações de que o limoncello é uma bebida saudável graças às propriedades naturais do limão. Por exemplo, pode ser sugerido que os limões são um inibidor natural do apetite, de modo que podem ajudá-lo a perder peso.

Se você levar em consideração o número de calorias em uma dose de limoncello, provavelmente perceberá que ele não é tão eficaz quanto você esperava!

O Limoncello é servido após as refeições, pois acredita-se que o limão ajuda na digestão. Da mesma forma, o limão é uma fonte de vitamina C e antioxidantes.

Na verdade, os limões por si só trazem muitos benefícios significativos para a saúde. E todos esses benefícios podem certamente ser verdadeiros com limões inteiros. Mas pode não ser particularmente eficaz quando você está bebendo apenas os óleos infundidos das cascas!

No entanto, o limoncello pode fornecer uma quantidade limitada dos benefícios para a saúde. Visto que o limoncello é carregado de açúcar, não é particularmente leve em calorias.

Na verdade, uma dose típica contém mais de 150 calorias, bem como 17 gramas de carboidratos! Comparado com bebidas alcoólicas semelhantes, é muito nutritivo, para dizer o mínimo.

Caso contrário, um limoncello de boa qualidade feito de aguardente de grãos que foi destilada adequadamente várias vezes deve ser adequado para pessoas com sensibilidade ao glúten. Afinal, os ingredientes são semelhantes aos da vodka, mas com apenas cascas de limão e açúcar também.

No entanto, se você já teve problemas com álcool de cereais no passado, provavelmente é melhor evitá-lo.

Benefícios do Limoncello para a saúde e uma receita de bolo para fazer em casa Foto: Freepik

Benefícios do limoncello – Faça esta Receita de Bolo saboroso – Ingredientes, como fazer

Um dolce perfeitamente refrescante para os meses mais quentes. Assim sendo, o que seria de clima quente no verão sem limoncello?

Ou, mais precisamente, bolo de limoncello? Se você tem raízes italianas ou está próximo de alguém que as tenha, provavelmente conhece a ciambella ou ciambellone. Desse modo, é um bolo italiano que varia do pão-de-ló amarelo básico a uma grande variedade de sabores.

Logo, enfeita dezenas de bancadas nas padarias, sempre à disposição para o café da manhã ou como lanche da tarde, ou para servir a quem passar por ali.

Esta versão incorpora raspas de limão na massa e, em seguida, enche o bolo acabado com geleia de limão e um creme de limoncello.

Além disso, está guarnecido com folhas de hortelã e é uma receita refrescante extra para continuar com a chegada do verão.

Receita de Bolo Limoncello

Aqui está uma receita de bolo limoncello para suas manhãs e tardes calorosas e agradáveis. Então, confira abaixo!

  • Nível de habilidade: Intermediário;
  • Tempo: 1 hora e 30 minutos.

Ingredientes para 6 pessoas

  • 300 g. creme;
  • Leite fresco 2 xícaras / 250 g. açúcar;
  • 150 g. de geleia de limão;
  • 90 g. açúcar granulado;
  • 50 g. farinha;
  • 3 ⅓ colher de sopa / 50 g de licor de limoncello;
  • 2 ⅓ colher de sopa / 35 g de amido de milho;
  • 4 claras;
  • 3 gemas grandes;
  • Limões;
  • Sal, hortelã manteiga e farinha para o molde.

Modo de preparo

  • Bata as claras separadamente com uma pitada de sal e o restante açúcar granulado. Em seguida, incorpore delicadamente nas gemas, combinando-as aos poucos, alternando com a mistura da farinha peneirada e do amido de milho;
  • Pré-aqueça o forno a 170 ° C;
  • Bata bem as gemas com ½ xícara de açúcar granulado. E as raspas de ½ limão, até que fiquem bem espumosas;
  • Depois, despeje a mistura em um molde de silicone untado e enfarinhado de 1,2 litros. Após isso, asse por 45 minutos, retire do forno, desenforme o bolo e deixe esfriar sobre uma gradinha;
  • Dissolva 220 g. de açúcar de confeiteiro em 50 g de suco de limão e o limoncello. Depois, bata as natas com 2 colheres de sopa / 30 g de açúcar de confeiteiro e as raspas de raspas de 1/2 limão;
  • Em seguida, arrume-as por cima da geleia, usando um bolso com bico serrilhado. Logo, cubra com a metade superior do bolo, decore com folhas de hortelã e sirva;
  • Corte o bolo ao meio. Umedeça o interior cortado com um pincel de xarope de limoncello. E, em seguida, pincele também a superfície externa do bolo três vezes, de modo que uma pátina branca se forme à medida que seca;
  • Espalhe a geleia de limão na base do bolo.

Que tal? Pretende fazer esse bolo de limoncello? E o que achou dos benefícos do limoncello? Compartilhe conosco qual a experiência que tem com esse licor italiano famoso e delicioso.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Visitar Palermo: XX principais atrações imperdíveis – Parte III

Aqui chegamos na última abordagem sobre visitar Palermo que destacam as principais atrações que são imperdíveis. Então, se você ainda não leu as anteriores, clique em Parte I e Parte II e confira esses pontos turísticos na cidade.

Hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará outros lugares muito bons para conhecer. E, certamente, não faltarão momentos divertidos e memoráveis para carregar dentro do peito após sua estadia nesse destino.

Visitar Palermo: XX principais atrações imperdíveis – Parte III

XII – Palácios de Palermo

Além do palácio normando, a cidade de Palermo está repleta de palácios para visitar ou simplesmente admirar. Assim sendo, alguns estão mais ou menos bem preservados.

Aqui está a lista dos palácios que são favoritos para muitos turistas e que você pode conhecer durante a sua visita a Palermo:

Palácio Gangi

Este suntuoso palácio é conhecido por ser o local onde foi rodado o filme “O Leopardo” de Luchino Visconti. Desse modo, a família Gangi ainda mora nesse local, então, o palácio preservou todo o seu antigo esplendor.

Então, você não pode visitá-lo sozinho, pois precisa fazer uma reserva antes para um grupo de pelo menos 20 pessoas.

Palácio Chiaramonte Steri

O palácio tem a reputação de ter sido a sede do Tribunal da Inquisição por mais de 150 anos. Logo, você pode descobrir as celas das prisões, cobertas de pichações feitas por prisioneiros com seu sangue e urina. Além disso, aprenda mais sobre os horrores da tortura durante a Inquisição.

Palácio Mirto

Um esplêndido palácio com decoração autêntica e móveis originais. Dessa maneira, representa o estilo de vida de uma rica família de Palermo do século XVIII.

XIII – Visite igrejas em Palermo

Se você gosta de visitar locais de culto, Palermo é o lugar certo para você com suas inúmeras igrejas. Sendo assim, aqui está uma lista das igrejas que muitos apreciam e conheça em Palermo:

  • Co-Catedral de Santa Maria do Almirante (A Martorana): famosa por seus magníficos mosaicos dourados;
  • São Cataldo, por sua arquitetura inusitada. Não se parece em nada com um edifício cristão!;
  • Santa Caterina, uma magnífica igreja barroca;
  • Santa Maria della Catena com uma decoração interior muito simples;
  • Gésu, a maior construção barroca de Palermo;
  • São Domingos;
  • San Antonio Abate;
  • São Mateus de Palermo;
  • Carmine Maggiore;
  • Santa Maria dell’Ammiraglio;
  • Santa Maria dell’Ammiraglio.

XIV – A Catedral de Monreale

Se você ficar alguns dias em Palermo, sugerimos vivamente que visite a Catedral de Monreale. Assim sendo, essa atração imperdível está localizada a 40 minutos de carro do centro de Palermo e seria uma pena perder.

Além disso, está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma obra-prima da arquitetura, especialmente, por dentro.

Também essa igreja de estilo normando-bizantino costumava ter 2 torres. Então, depois de ser atingido por um raio, agora tem apenas 1 ano e meio.

Ademais, quando você entrar ficará realmente surpreso! Pois, é coberto com mais de 6.500 metros quadrados de mosaicos dourados, representando cenas do Novo e do Antigo Testamento. Realmente, esplêndido!

Ao lado da catedral, você também pode admirar o claustro. É realmente lindo e cada coluna tem sua própria decoração única. Após a visita à catedral, faça um passeio pela cidade de Monreale, para desfrutar de belos mirantes.

Conselhos sobre dicas de viagem

Para visitar a Catedral de Monreale, você também pode optar por uma excursão de um dia saindo de Palermo. Desse modo, eles virão buscá-lo em seu hotel e você visitará a catedral com um guia de áudio.

Ademais, esse passeio de um dia também inclui a visita a Cefalù, a vila costeira mais icônica da Sicília. Enfim, esse passeio é claramente a melhor maneira de visitar os arredores de Palermo!

XV – Praia de Mondello

Depois de tantas visitas históricas e culturais, porque não ir à praia? Afinal, você também está na Sicília para curtir as alegrias do mar, não é? Então, de Palermo, você pode chegar à praia de Mondello em 30 minutos de carro.

Com sua areia fina e água clara, é a praia favorita de Palermitans. Logo, você vai encontrar muitas espreguiçadeiras para alugar, mas também há uma área pública gratuita onde você pode colocar sua toalha. E se você está procurando restaurantes e lanches, há muitos!

XVI – Reserva Natural Zingaro

A Reserva Natural do Zingaro, uma das mais belas reservas naturais da Sicília, está localizada a apenas 1h20 de carro de Palermo. Dessa maneira, ir ao Zingaro é a viagem de um dia perfeita se você gosta de fazer caminhadas à beira-mar.

Enfim, você pode alternar entre caminhar e nadar em belas enseadas durante todo o dia!

XVII – Trapani e Segesta

Trapani é a maior cidade localizada ao redor de Palermo. Sendo assim, a cidade em si não é muito interessante para turistas, mas o lugar é famoso por 3 coisas:

1 – Vila medieval de Erice, situada em um penhasco rochoso que domina o Trapani. Oferece vistas deslumbrantes sobre a cidade e o mar, até às Ilhas Egádicas;

2 – Templo de Segesta, um dos sítios arqueológicos mais populares da Sicília;

3 – É o ponto de partida para pegar a balsa para visitar as ilhas Aegadian.

Se você não tem um carro, deve reservar uma viagem de um dia saindo de Palermo para visitar Erice, o templo de Segesta e as salinas de Trapani.

XVIII – Cefalù é outro lugar para visitar Palermo

Cefalù está localizado a 1 hora de carro de Palermo. Sendo assim, essa pequena cidade à beira-mar é com certeza a mais pitoresca da Sicília! Lá, basta curtir o cenário de cartão postal, fazer um passeio à beira-mar e no centro histórico.

Desse modo, não se esqueça de visitar a catedral, Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, existem também várias praias, no entanto, são na sua maioria privadas.

Se tiver tempo, suba também a rocha que domina a cidade para desfrutar de uma bela vista dos arredores.

E se você não tem carro, não se esqueça que pode visitar Cefalù com a excursão organizada de um dia saindo de Palermo.

Dicas de viagem – Conselhos para visitar Palermo

Se você quer experimentar uma atividade incrível em Cefalu, você deve optar por um voo de parapente! Sendo assim, essa é sem dúvida a melhor maneira de admirar essa bela cidade e a paisagem circundante, evitando as multidões.

Entretanto, como está se tornando uma atividade muito popular, você realmente precisa reservar o seu voo de parapente em Cefalu com antecedência.

XIX – Agrigento e o Vale dos Templos

De Palermo, você também pode visitar o Vale dos Templos de Agrigento como um passeio de um dia. Assim sendo, com o templo Segesta e o sítio arqueológico de Selinunte, é um dos sítios históricos obrigatórios da parte oeste da Sicília.

Você pode ir para lá com seu carro (se tiver um) ou optar por uma excursão organizada saindo de Palermo. Eles virão buscá-lo em seu hotel e levá-lo a Agrigento e ao Vale dos Templos.

Se você decidir ir sozinho, poderá encontrar informações detalhadas para planejar sua visita em meu artigo: Como visitar o Vale dos Templos?

  • Estátua caída de Ícaro no Vale dos Templos;
  • O templo da Concórdia, no Vale dos Templos de Agrigento.

XX – Taormina e Etna

Com certeza é melhor visitar o Etna de Taormina ou Catânia, pois essas 2 cidades são muito mais próximas. No entanto, se você não planejou visitar a costa leste da Sicília e ainda quer descobrir o famoso vulcão, você pode fazê-lo de Palermo!

Finalizamos essas principais atrações imperdíveis ao visitar Palermo. Se desejar, compartilhe o local que mais gostou e se interessou para conhecer.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Os museus mais conhecidos da Itália que remonta a antiguidade

Os museus mais conhecidos da Itália que remonta a antiguidade

Museus mais conhecidos da Itália

Se você realmente deseja conhecer em detalhes a cultura e a história de um país, aprenda sobre as artes. Como também mergulhe em suas tradições.

Dessa maneira, a Itália é um país que produziu as obras de arte mais renomadas da história. Ademais, oferece milhares de museus incríveis.

Então, quais museus você deve visitar quando estiver na Itália? Para facilitar a sua escolha por um, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana trouxe esta pequena lista dos museus que são obrigatórios quando se visita a Itália.

Museus mais conhecidos da Itália para conhecer – História e religião

Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

Museo archeologico nazionale di Napoli (Museu Arqueológico Nacional), Nápoles: se você é apaixonado por história, especialmente a Roma antiga, não perca este museu com uma das melhores coleções de antiguidades gregas e romanas do mundo.

Os artefatos aqui vêm de várias escavações em áreas conhecidas, como Pompéia e Herculano, entre muitos outros sítios arqueológicos. Desse modo, a coleção Farnese é especial; uma coleção de esculturas e bustos do Renascimento grego e romano.

Os museus mais conhecidos da Itália que remonta a antiguidade

O exterior do Museu Egípcio em Turim, um dos museus mais conhecidos da Itália

Museo delle Antichità Egizie (Museu Egípcio), Torino, você pode descobrir o mundo do Egito Antigo. Ademais, contém a maior e mais completa coleção de antiguidades egípcias fora do Egito, além do Museu Egípcio no Cairo.

Então, nesse local, você encontrará cerca de 30.000 peças, que variam de sarcófagos, múmias. Além de rolos de papiro originais a estátuas e uma variedade de objetos do cotidiano.

As escadas do Museu do Vaticano

Musei Vaticani (Museus do Vaticano), Roma: fundado no século XVI, esse museu está localizado na Cidade do Vaticano. Lá dentro, você pode fazer uma viagem pela história dos tesouros da Igreja Católica.

Os museus mais conhecidos da Itália que remonta a antiguidade

Além disso, verá as esculturas renascentistas, esculturas de mármore, afrescos de Michelangelo. E claro, as obras de Caravaggio e Rafael.

Itália e arte – Botticelli – O Nascimento de Vênus

Gallerie degli Uffizi (Galleria degli Uffizi), Florença: traduzido como “Galeria dos Escritórios”. Assim sendo, esse palácio foi projetado para abrigar os escritórios dos magistrados florentinos. E é o lar de algumas das obras mais importantes da arte renascentista italiana.

Assim sendo, algumas das obras mais famosas em exibição neste museu são:

  • O Nascimento de Vênus, de Botticelli;
  • A Anunciação, de Da Vinci;
  • Vênus de Urbino, de Ticiano.

Bem como outras obras de Caravaggio, Rafael e Michelangelo.

Galeria Borghese, um dos museus mais conhecidos da Itália

Galleria Borghese (Galeria Borghese), Roma: Este pequeno museu de arte está localizado nos jardins da Villa Borghese. Assim sendo, propriedade da família de mesmo nome. E que foram os primeiros patronos e colecionadores de Bernini em Caravaggio.

Agora, as obras do artista estão expostas nessa galeria. Desse modo, obras de Ticiano, Raphael e Botticelli também estão em exibição.

Devido ao seu tamanho reduzido e grande número de visitantes, deve reservar o seu bilhete de entrada com antecedência.

‘David’ de Michelangelo em Florença, Toscana

Galleria dell’Accademia (Galeria da Academia), Florença: Este museu é mais conhecido por ser a casa do ‘David’ de Michelangelo. Logo, uma das obras-primas do Renascimento. Também contém outras obras importantes dele, além de originais de Botticelli, Gozzoli e Perugino.

Museu Peggy Guggenheim em Veneza

Coleção Peggy Guggenheim, Veneza: o que foi um importante palácio no século XVIII, lar de muitos patronos notáveis ​​e ricos, é hoje o museu de arte contemporânea mais importante da Itália.

Assim sendo, mostra a coleção pessoal de Peggy Guggenheim. Sendo assim, colecionou as melhores peças de arte europeia e americana da primeira metade do século XX. Enfim, artistas famosos em exibição incluem Kandinsky, Dalí e Pollock.

Edifício Mole Antonelliana, em Torino, onde está um dos museus mais conhecidos da Itália

Museo Nazionale del Cinema (Museu Nacional do Cinema), Torino: faça uma viagem pela história do cinema neste museu. Logo, um dos símbolos arquitetônicos mais importantes de Torino; a Mole Antonelliana.

Dessa maneira, você encontrará material interativo de diferentes gêneros de filmes, trajes. Também adereços de filmes míticos como Lawrence da Arábia e Drácula. Enfim, você se surpreenderá com todas as maravilhas audiovisuais que o museu oferece.

Para entusiastas de carros vá ao famoso Museu Nacional do Automóvel de Torino

Museo Nazionale dell’Automobile (MuseuNacional do Automóvel), Torino: este museu abriga uma coleção de 200 carros, representando 80 empresas de países como Itália, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Alemanha.

Assim sendo, passeie pelas várias coleções, de carros clássicos a carros de corrida. Por fim, que inclui os primeiros carros italianos; o Bernardi de 1896.

Um clássico da F1 no museu da Ferrari, um dos museus mais conhecidos da Itália

Museo Ferrari (Museu da Ferrari), Maranello: Este museu da Ferrari dedicado aos carros, especialmente aos melhores carros de corrida do mundo, é um dos mais prestigiados e famosos do mundo e irá impressionar os entusiastas.

Então, veja os carros clássicos dessa marca, bem como os carros vencedores das diferentes competições em que a equipa participa. Enfim, você pode até experimentar um dos dois simuladores e ter uma ideia de como é ser um piloto de F1.

Que fantástico, verdade? Então, queremos saber o que achou, por isso, compartilhe conosco escrevendo abaixo sobre os museus mais conhecidos da Itália!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

X Erros comuns da Lasanha e III Erros da sobremesa Tiramisu – Cozinhe como um italiano!

X Erros comuns da Lasanha e III Erros da sobremesa Tiramisu – Cozinhe como um italiano! Foto: Pxfuel

Erros comuns da lasanha

Levante a mão se você não gosta de lasanha. Provavelmente, ninguém vai levantar, pois é um dos pratos de massas mais saborosos da culinária italiana. Além disso, certamente, a sobremesa mais popular da Itália você não rejeitaria: a tiramisu.

A lasanha bem como tiramisu são verdadeiros prazeres para todos. Para tanto, uma porção boa e generosa de lasanha faz com que todos se sintam bem. Além disso, um primeiro prato rico em sabores, ingredientes e aromas ao qual é difícil dizer não.

Também essa comida italiana, a lasanha, bem aceito por todos, que se originou na Emilia-Romagna, foi reinterpretada em quase todas as regiões. E está além das fronteiras da Itália – embora seja feita em diferentes versões.

E nem se fala da sobremesa que vem logo depois e que completa aquele almoço bem saboroso. Hoje, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará os X erros mais comuns ao preparar a lasanha e tiramisu. Portanto, confira essas dicas e mãos à obra!

X Erros mais comuns de Lasanha

Preparar a lasanha em casa é um gesto de amor verdadeiro, que envolve muitos passos longos e trabalhosos. Além disso, precisa ter uma boa dose de paciência, principalmente se você fizer o macarrão.

Sendo assim, erros são permitidos, pois o prato é bastante complexo e a perfeição nunca é fácil de alcançar.

I – Fio de azeite na água, um dos erros comuns da lasanha

Desse modo, se quiser fazer a massa em casa, espalhe a massa bem fina e ferva em água com um fio de azeite. E, assim, evita que as folhas grudem umas nas outras, ou ferva uma folha de cada vez e depois de escorrida coloque-a no frio agua.

II – Sobre a massa, um dos erros comuns da lasanha

Também se você comprar massa fresca com ovo, o processo é o mesmo que para massa caseira. Além disso, se você comprar folhas secas embaladas, é absolutamente necessário cobri-las bem com o recheio, sem deixar um único canto exposto.

III – Recheio na medida

Não deve haver muito ou pouco recheio. Muito entre uma camada e outra o impedirá de obter um corte perfeito. Muito pouco e tudo o que você sentirá é macarrão.

IV – Pedaços pequenos no recheio

Não coloque pedaços grandes de vegetais ou carne na lasanha pelo mesmo motivo acima. Para obter uma lasanha perfeita, o recheio deve ser bem fatiado ou até cremoso.

V – Papel manteiga, um dos erros comuns da lasanha

Se usar papel manteiga, lembre-se de removê-lo assim que a lasanha estiver cozida. Caso contrário, ele ficará molhado e estragará a base. Enfim, é melhor untar uma assadeira ou untar com molho bechamel.

VI – Equilíbrio é tudo!

Não exagere no bechamel, ingrediente necessário em muitas receitas, principalmente pela consistência que dá ao paladar, mas que pode estragar o prato se for em demasia.

VII – Cozimento, um dos erros comuns da lasanha

A lasanha deve ser cozida por pelo menos 45 minutos em um forno quente a 350° F, embora isso realmente dependa do número de camadas. Logo, para evitar que a superfície fique demais e o centro malpassado, cubra com papel alumínio na metade do processo de cozimento.

VIII – Massas secas de supermercados

Particularmente ao usar massas secas compradas em lojas, tome cuidado ao cozinhar os cantos. Cubra bem com o recheio e acrescente um fiozinho de água ou leite para amolecer uma vez no forno.

IX – Carne ou vegetais primeiro

Embora possa parecer óbvio, qualquer carne ou vegetais no recheio devem ser cozidos primeiro. Os vegetais podem até ser escaldados, mas colocá-los crus no recheio é muito arriscado.

X – Não coma agora, um dos erros comuns da lasanha

Como uma boa berinjela à parmegiana, a massa assada sempre deve ser deixada para descansar. Então, esqueça comê-lo recém saído do forno, na verdade é melhor no dia seguinte!

Tiramisù – III erros comuns em seu preparo

Tiramisù é sem dúvida a sobremesa mais amada da Itália. Então, veja como fazer do jeito que deve ser feito para que seu sabor seja delicioso.

Na dúvida sobre qual sobremesa preparar, vá com tiramisu. De certo, você vai impressionar, pois todo mundo gosta (até crianças). Enfim, é fácil, rápido e barato.

X Erros comuns da Lasanha e III Erros da sobremesa Tiramisu – Cozinhe como um italiano!  Foto: Pxfuel

I – Os biscoitos certos

Na Itália, existem dois tipos de biscoitos para o tiramisù: pavesini e savoiardi (este último conhecido no mundo anglófono como ladyfingers). Entretanto, a escolha é sua, embora os apreciadores dessa sobremesa sempre lhe digam para escolher o savoiardi.

Na verdade, o resultado é completamente diferente se você usar esses biscoitos, que são altos e esponjosos e absorvem menos café. Como resultado, a consistência será menos cremosa e um pouco mais compacta.

Seja qual for o biscoito que você escolher, certifique-se de não molhar demais, caso contrário, o excesso de café fará o creme de mascarpone escorrer.

Por fim, depois de ensopados, alinhe-os na assadeira com o lado açucarado voltado para cima.

II – Adicionando açúcar

O açúcar deve ser dosado de acordo com a regra do meio a meio – ou seja, uma metade será batida com as gemas e a outra com as claras. Desta forma, o creme ficará macio e compacto ao mesmo tempo, e o açúcar não será perceptível.

Você também pode usar o açúcar derretido, fervente e levemente caramelizado se quiser pasteurizar os ovos.

III – Chantilly, sim ou não?

O chantilly não aparece na receita clássica, mas alguns preferem usá-lo no lugar das claras em neve. Desse modo, se você decidir usá-lo para dar mais corpo e sabor ao creme, tudo bem.

Todavia, se for apenas para remover alguns ovos porque você não gostou do sabor, sugerimos que você adote outros truques, como adicionar um pouco de marsala às gemas enquanto você os bate com o açúcar.

Todo mundo tem seus segredos quando se trata de preparar um ótimo tiramisù, mas poucos erros podem acontecer.

E o que achou dessas informações sobre os erros comuns da lasanha? Comente como você prepara tanto a lasanha como o tiramisu para um sabor inesquecível!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

X Razões para estudar na Itália – Parte II

O blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz mais razões para estudar na Itália, pois o país oferece excelente estudo com qualidade. Assim sendo, você pode morar na Itália por meio da obtenção da cidadania italiana, caso tenha em suas origens algum elo como pai ou mãe italianos, dentre outros critérios.

Então, caso você pense ter esse direito ao reconhecimento da cidadania italiana, nos contate para conversar. Assim sendo, a nossa assessoria pode lhe fornecer todos os detalhes a fim de conquistar esse sonho.

Por isso, nos envie uma mensagem ao clicar AQUI. E continue a leitura abaixo.

X Razões para estudar na Itália – Parte II

VI – Tarde da noite é comum na Itália

Em comparação com outros países da parte Sul da Europa, a vida na Itália começa e termina tarde da noite. Assim sendo, às 20h as ruas estão cheias de vida e às vezes é a hora em que a vida apenas começa.

Desse modo, em muitas outras cidades europeias, às 18h, a cidade parece que desligou de repente. Então, não há mais pessoas pelas ruas e o ambiente realmente se silenciava e isso definitivamente não vai acontecer na Itália!

Numa cidade universitária italiana, dar um passeio às 21 ou 22 horas, principalmente na primavera-verão-outono, faz com que se sinta em boa companhia, sempre rodeado de gente.

Enfim, na parte Sul, a maioria das lojas fecha às 20h30. E isso facilita a vida dos alunos que sempre se esquecem de pegar a comida antes da hora de fechar.

VII – Tantos cursos ministrados em inglês que você não saberá o que escolher

Na Itália, você pode encontrar um programa de estudo adequado em qualquer área que você possa imaginar, de artes a ciência da computação, muitos dos quais são ensinados em inglês.

Então, veja quais são os programas de estudo mais populares ministrados em inglês. Para isso, aqui estão algumas opções que você pode considerar, dependendo da universidade escolhida:

  • Relações Internacionais na Itália;
  • MBAs na Itália;
  • Engenharia Elétrica na Itália;
  • Ciência da Computação na Itália;
  • Arquitetura na Itália;
  • Design de moda na Itália.

Você teria que ser aprovado em cerca de 20 exames para concluir um diploma (cerca de oito exames em cada ano letivo) e a maioria deles são exames orais. Em alguns campos especializados, como medicina ou engenharia, você deverá passar em 40 ou 50 exames.

Portanto, os exames orais facilitam a vida de muitos alunos, mas se você for tímido, pode se sentir um pouco desconfortável com esse tipo de exame. Mas se ajustar a esse tipo de prova é um bom exercício para desenvolver suas habilidades de comunicação.

VIII – O ritual de graduação

Na Itália, os alunos de pós-graduação passam por um ritual engraçado. Após a cerimônia oficial, os alunos se vestem com fantasias engraçadas (geralmente uma fralda gigante, uma saia de hula ou um chapéu engraçado), sentam-se em um banco e esperam que seus colegas e familiares os sobrecarreguem com ketchup, ovos ou outras substâncias alimentares.

Desse modo, os alunos também penduram cartazes que representam caricaturas com uma anedota embaraçosa de seus colegas.

IX – Cercado por artes, arquitetura e moda

Principalmente os alunos que escolheram a Itália para estudar em áreas como arte, arquitetura ou moda nunca se arrependerão de sua decisão. Assim sendo, mesmo que você tenha vindo para a Itália para estudar qualquer outra coisa, você certamente apreciará essas características emblemáticas da cultura italiana.

Para tanto, a Itália é o berço da arte renascentista, onde quer que você vá nesse país, você não verá nada além de maravilhas arquitetônicas que resistiram ao teste do tempo.

E, quanto à moda, o que mais há para dizer? É sabido que os italianos são elegantes e se vestem bem e devem isso a várias marcas e casas de moda famosas.

X – Ótimo lugar para encontrar sua alma gêmea

A Itália é um dos lugares mais românticos do planeta. Afinal, a obra mais famosa de Shakespeare, Romeu e Julieta, fala sobre uma história de amor que aconteceu em Verona, Itália.

Sendo assim, deixando a parte trágica de lado, encontrar seu verdadeiro ‘amore’ na Itália é bem possível. Então, os italianos conquistam as garotas com mais facilidade do que em outros países, usando seus encantos para atraí-las.

Os especialistas podem ser encontrados nas maiores cidades frequentadas por turistas. E não vamos esquecer o quão romântica a língua italiana soa! Existem muitos cursos de idiomas para ajudá-lo a dominar a linguagem do romance latino.

Além disso, a Itália está repleta de atrações maravilhosas e charmosas que farão você sonhar de olhos abertos e mesmo que não encontre sua alma gêmea, com certeza você se apaixonará pela Itália.

Finalizamos essa Parte II e leia a Parte I ao clicar AQUI. E, se desejar, compartilhe conosco o seu desejo de estudar na Itália ou obter o direito de reconhecimento da cidadania italiana. Comente!

Visitar Palermo: XX principais atrações imperdíveis – Parte II

Visitar Palermo: XX principais atrações imperdíveis – Parte II Foto: Pixabay

Aqui está a Parte II sobre as XX principais atrações imperdíveis ao visitar Palermo, na Itália. Então, para descobrir o que foi visto na Parte I, clique AQUI.

Hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana continuará a falar sobre esses locais que você pode incluir em sua viagem a Palermo. Portanto, veja abaixo.

Visitar Palermo: XX principais atrações imperdíveis – Parte II

VI – O Teatro Massimo Vittorio Emanuele

Do Quattro Canti, pegue a Via Maqueda, levando você direto ao Teatro Massimo Vittorio Emanuele, outro ponto turístico de Palermo.

O Teatro Massimo de Palermo, inaugurado em 1897, foi a maior casa de ópera da Itália e a terceira maior da Europa. Assim sendo, atrás das casas de ópera de Paris e Viena!

Desse modo, seu enorme tamanho foi polêmico na época. Para tanto, muitas pessoas se perguntando se Palermo realmente precisava de uma ópera desse tipo.

Rapidamente se tornou um dos teatros mais famosos da Itália, graças à qualidade das peças e óperas ali apresentadas. Além disso, fechado em 1974, só reabriu em 1997, após 23 anos de trabalho.

Hoje, o teatro continua apresentando óperas de classe mundial. E os ingressos são bem caros, mas o teatro também organiza visitas guiadas todos os dias.

Visitar Palermo: XX principais atrações imperdíveis – Parte II Foto: Pixabay

VII – Palermo Regional Archaeological Museum

O Museu Arqueológico Regional de Palermo está localizado próximo ao Teatro Massimo, em um antigo palácio. Assim sendo, possui 3 andares, abriga uma impressionante coleção de obras etruscas, romanas. Ademais, egípcias e gregas, algumas delas provenientes do famoso sítio dos templos de Selinunte.

Dessa maneira, as obras estão bem apresentadas. E o cenário é particularmente agradável.

Então, espere ver belos pátios com árvores exóticas e fontes refrescantes. Logo, um local perfeito para uma tranquila visita cultural!

E a melhor coisa? A entrada no museu é gratuita, então não há desculpa para não ir!

VIII – Galeria de Arte Regional da Sicília, no Palácio Abatellis

Outro museu a visitar em Palermo é o Museu de Arte Regional da Sicília. Dessa forma, ele está localizado no palácio Abatellis, um palácio gótico catalão. E a antiga residência de Francesco Abatellis, mestre do porto do Reino da Sicília.

Então, o museu regional possui uma importante coleção de pinturas, estátuas e afrescos.

Imperdível: o afresco “Triunfo da Morte” (obra anônima), A “Virgem Anunciada” de Antônio de Messina, o busto de Eleanor de Aragão e o busto “Malvagna”, pintado por Mabuse.

IX – Foro Italico para visitar Palermo

O Foro Italico é um grande jardim público localizado à beira-mar. Sendo assim, é o lugar ideal para uma pausa da agitação do centro de Palermo. Há também um passeio à beira-mar e algumas árvores para desfrutar de sombra.

E se você estiver viajando pela Sicília com crianças, pode ir relaxar um pouco lá, há um parquinho infantil e um gramado enorme para brincar. Enfim, um ótimo lugar para uma pequena pausa entre as visitas aos monumentos históricos de Palermo.

X – O Jardim Botânico e Villa Giulia

Para ainda mais verde, você também pode ir ao Jardim Botânico de Palermo, localizado não muito longe do Foro Itálico, na Via Lincoln. Logo, dê um passeio nas ruelas sombreadas para desfrutar do frescor.

Desse modo, o jardim botânico alberga várias espécies de árvores e plantas mediterrânicas e exóticas. Além disso, muitas árvores de fruto como laranjeiras e limoeiros e estufas.

Então, Não perca a ficus gigante com galhos entrelaçados, a árvore mais famosa do jardim. Todavia, a entrada custa um pouco cara.

Agora, se você não quer pagar pelo jardim botânico, mas ainda quer um pouco de sombra, você pode ir para Villa Giuilia, adjacente ao parque botânico.

O acesso é gratuito e os locais adoram este lugar! É um dos jardins públicos mais bonitos de Palermo, com estátuas, fontes e muitos bancos para descansar. No fundo do jardim, você ainda encontrará uma cafeteria para matar a sede.

XI – Catacumbas dos Capuchinhos que você pode visitar Palermo

Se você está procurando uma visita incomum durante sua viagem a Palermo, você definitivamente deve visitar as Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo (Catacombe dei Cappuccini em italiano).

Sim, essas catacumbas são um dos melhores lugares para se visitar em Palermo. E com certeza o lugar mais memorável que você nunca imaginou construir em uma viagem à Itália.

Originalmente, apenas monges podiam ser enterrados nas Catacumbas do Mosteiro dos Capuchinhos. Mas com o passar do tempo, muitos sicilianos, a maioria de famílias nobres, pediram para ser enterrados ali.

Graças a um processo de desidratação e embalsamamento, os corpos ficaram muito bem preservados. Em seu testamento, os falecidos até escolhem as roupas com as quais desejam ser embalsamados.

As famílias podem visitá-los e fazer doações ao mosteiro, permitindo que os monges fiquem com os corpos. Graças a esses dons, as catacumbas foram preservadas por séculos.

As catacumbas hoje

Hoje, as catacumbas contam com quase 8.000 múmias e estão divididas em várias seções: monges, mulheres, homens, crianças, etc… A visita é particularmente impressionante porque a maioria delas estão expostas penduradas nas paredes e ainda extremamente bem preservadas.

A múmia mais conhecida e uma das mais bem preservadas do mundo é Rosália, uma menina de 2 anos que morreu de pneumonia. Seu cabelo e rosto estão tão bem preservados que realmente parece que ela está dormindo. Muito assustador!

Claro, não é bom que você vá lá com crianças pequenas. Além disso, observe que tirar fotos é proibido nas catacumbas.

E, então? Gostou dessas sugestões expostas na Parte II? Comente o que achou e se já visitou um deles.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Arte, ciência, história, tradição, por onde começar? VI Museus em Trentino e dicas sobre o que fazer na cidade

O que é mudança climática? O que as pinturas dos futuristas têm em comum? Como era a vida na Idade Média?

Você pode encontrar as respostas a essas perguntas pesquisando no Google. Todavia, temos certeza de que descobri-las entrando em um museu é uma experiência totalmente diferente.

Arte, ciência, história, tradição…Os museus em Trentino são como caminhos que permitem mergulhar num mundo de cultura. Então, não é só o destino que conta, mas também o caminho que se percorre para lá chegar.

Assim sendo, museus diferentes, mas complementares, que podem contar com um valioso patrimônio expositivo, uma rica programação de eventos e uma equipe competente e apaixonada.

Logo, todos são de fácil acesso e contam com instalações para famílias e iniciativas especiais para crianças. Para isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana convida você a descobrir junto conosco.

VI Museus em Trentino, na Itália

I – Muse, Trento

Este é um dos museus de ciências naturais mais interessantes da Europa, a começar pela sua estrutura futurista. E que é desenhada pelo ‘arquitecto estrela’ Renzo Piano, assumindo o perfil da serra do Trentino.

Assim sendo, um museu que responde a muitas questões, de forma clara e ao alcance de todos, mesmo dos mais jovens. Também sobre as alterações climáticas à sustentabilidade, dos primeiros humanos à vida na montanha. Enfim, não se esqueça da estufa tropical!

II – Castello del Buonconsiglio, Trento

Um belo castelo renascentista no centro da cidade que abriga inúmeras coleções de arte e arqueológicas. Logo, para uma viagem no tempo desde os tempos pré-históricos até a Primeira Guerra Mundial, com uma visita à cela do patriota Cesare Battisti.

E depois há os afrescos do castelo, as loggias para percorrer, as longas escadarias. Como também o belo Ciclo dei Mesi, o Ciclo dos Meses, uma obra-prima da arte gótica.

III – Le Gallerie, Trento

Dois espaços expositivos obtidos de dois antigos túneis de tráfego na colina de Trento. Assim sendo, a Galeria Branca é um ponto de referência para exposições temporárias e eventos interessantes, enquanto a Galeria Negra é um espaço de 300m com grandes instalações (fotos, vídeos, etc.) que contam a história e histórias do Trentino. Enfim, eles têm um forte impacto emocional.

IV – Mart, Rovereto

A cerca de meia hora de trem de Trento fica este grande museu de arte moderna e contemporânea. Dessa maneira, com seu design inovador, obra do arquiteto Mario Botta.

Para tanto, é o ponto de referência para as maiores exposições de arte de Trentino. E também possui uma notável coleção permanente em que dominam as obras dos mestres do Futurismo, bem como as obras de De Chirico, Burri e uma bela Vênus de Francesco Hayez.

V – Museo storico italiano della Guerra (Museu Histórico Italiano da Guerra), Rovereto

O castelo que domina o centro histórico de Rovereto abriga um dos museus mais completos da Primeira Guerra Mundial e das guerras em geral. Sendo assim, uniformes, armas e documentos contam a história do conflito que abalou o mundo no início do século XX.

Então, muito interessantes também são a coleção de armas dos tempos modernos (séculos XVI-XVIII) e a seção dedicada à propaganda de guerra.

VI – Museo degli Usi e Costumi della Gente Trentina, San Michele all’Adige

A meia hora de carro de Trento, para uma viagem que nos leva mais de cinquenta anos de volta no tempo, quando a vida em Trentino era um desafio para arrancar os terrenos para os edifícios das montanhas.

Sendo assim, o Museo degli Usi e Costumi della Gente Trentina (Museu dos Costumes e Hábitos do Povo Trentino) é mais do que um museu: é uma viagem comovente por um mundo rural que fascina e intriga. Por fim, não perca a seção dedicada ao Carnaval dos Alpes.

Dicas para explorar a cidade e sobre o que fazer

A primeira coisa que você notará quando estiver em Trento é a arte de unir a atmosfera dos Alpes com a elegância italiana. Assim sendo, isso se reflete em todas as fachadas dos edifícios históricos do centro, que são decoradas com belos afrescos da Renascença.

Então, primeiro, visite a Piazza Duomo, o coração da cidade. Além disso, fique perto da fonte de Netuno e olhe ao seu redor.

Também de um lado avistam-se as montanhas de onde vem a cascata da Sardagna. E do outro as torres e palácios que o remetem em instantes ao tempo do famoso Concílio de Trento. Enfim, essa é a melhor forma de conhecer os dois lados da cidade ao mesmo tempo.

Caminhe pelo centro

A beleza do centro de Trento é que todos os pontos turísticos podem ser alcançados a pé: Castelo Buonconsiglio, Museu Diocesano, Muse, Piazza Fiera, mas, por onde começar?

Visita ao castelo de Buonconsiglio

Uma fortaleza perfeitamente preservada no coração do centro histórico. Assim sendo, outrora a residência dos príncipes episcopais, os senhores da cidade, agora abriga museus e exposições temporárias. Enfim, só uma visita aos afrescos da Torre dell’Aquila já vale o preço do ingresso!

Não se esqueça de visitar o Museo delle Scienze

Um design inovador, obra de Renzo Piano, com uma cachoeira tropical em seu interior e muitos laboratórios convidativos e inovadores para apresentar a ciência a jovens e idosos. Assim sendo, esse é o Muse, um dos museus de ciências naturais mais importantes da Europa!

Descubra a natureza

Você gosta de uma pequena aventura? Então, basta pegar o ônibus na rodoviária e chegar ao Orrido di Ponte Alto em 15 minutos. Desse modo, este é um desfiladeiro encantador na rocha erodida pelo riacho Fersina.

Pare para degustar um aperitivo

Depois de um dia admirando a beleza de Trento, tudo o que você precisa fazer é parar em um local para um aperitivo. Assim sendo, o mestre indiscutível do brinde é Trentodoc, o espumante feito de acordo com o método clássico famoso em todo o mundo. Saúde!

Que riqueza de lugar na Itália! E queremos saber o que achou desses museus em Trentino, por isso, compartilhe conosco abaixo!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Clássicos pratos italianos importantes na cultura alimentar

Clássicos pratos italianos importante na cultura alimentar Foto: Pxfuel

A Itália é um dos importantes berços da civilização europeia e, além da brilhante civilização romana, é também o centro da fé cristã. No período da Renascença, a Itália se tornou uma importante cidade de música e arte.

Assim sendo, herdando uma cultura magnífica e duradoura, a Itália também deu origem a muitos alimentos exclusivos com o Mediterrâneo como pano de fundo.

Então, muitos pratos tradicionais italianos estão profundamente enraizados na cultura italiana. Logo, essas receitas, passadas de geração em geração, são como encantadoras paisagens culturais que impressionam os turistas.

Abaixo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana compilou os clássicos pratos italianos. E se você tiver a oportunidade de visitar esse belo país, não deixe de experimentar esses pratos imperdíveis.

Clássicos pratos italianos importantes na cultura alimentar

Pizza e espaguete são os mais clássicos pratos italianos

Pizza e massa são, sem dúvida, a comida italiana mais famosa do mundo. No entanto, esses dois tipos de alimentos apresentam diferenças óbvias nas diferentes cidades.

Portanto, lembre-se de verificar as características de cada cidade antes de ir. Pois assim obterá o sabor mais autêntico.

Se você estiver visitando a bela cidade antiga de Roma, lembre-se de pedir um prato de Pasta alla Carbonara enquanto visita o Panteão. Também macarrão de ovo clássico com bacon.

Assim sendo, os ingredientes comuns incluem ovos, pecorino, bacon de bochecha de porco seco (guanciale) e pimenta do reino. E esse espaguete é feito tradicionalmente com macarrão.

Mas também existem versões em fita, bico e borboleta. Portanto, o estilo que você deseja experimentar depende da sua escolha pessoal!

Ao chegar em Nápoles, você deve experimentar as famosas Margaritas. Logo, peça essa comida popular em uma pizzaria local.

E também você pode saborear a crosta fina e crocante. Ademais, coberta com azeite, alho, manjericão, tomate, queijo muçarela e queijo parmesão.

Dessa maneira, se gosta de cozinhar sozinho, também existem cursos de culinária para turistas em toda a Itália, permitindo-lhe experimentar o encanto da cozinha italiana por si mesmo.

Clássicos pratos italianos importante na cultura alimentar Foto: Pxfuel

Bolinhos de arroz frito siciliano

Bolinho de arroz frito siciliano (Arancini) é um alimento tradicional da Sicília. Assim sendo, o nome italiano original é “laranja pequena”. Logo, é feito de arroz italiano embrulhado em carne, queijo, ervilhas, etc., coberto com pão ralado e frito em dourado marrom.

Parece que as lindas laranjinhas têm o nome de cada uma. No Leste da Sicília, há também uma versão em forma de cone que também parece muito bonita.

Diz-se que Arancini se originou no século X. Desse modo, quando a Sicília era governada pelos povos árabes e produzia esse alimento especial.

Mais tarde, Arancini se tornou um alimento tradicional para o Festival de Santa Lúcia. Além disso, houve uma fome na Sicília em 1646. Todavia, no dia de Santa Lúcia (13 de dezembro), o navio de abastecimento de alimentos chegou.

Para comemorar esse evento, é costume não comer farinhas no dia 13 de dezembro. E serão servidos na mesa bolinhos de arroz fritos e produtos de feijão.

Hoje, na Sicília, o Arancini já é uma famosa comida de rua. E com recheios e formas diferentes dependendo da região, é uma iguaria imperdível na Sicília.

Lasanha

Diz a lenda que a lasanha nasceu em Nápoles, esse prato popular é feito de lasanha recheada com queijo, carne, vegetais e vários tipos de molhos. Então, se você deseja saborear a verdadeira cozinha italiana, esse prato é definitivamente imperdível.

Hissopo assado milanês

Se você é um amante de carne, vir a Milão certamente lhe dará um banquete! Sendo assim, a junta de vitela refogada é uma comida tradicional milanesa.

Osso significa osso em italiano e Bucco significa buraco, que descreve a forma de um corte de osso de vaca. Tradicionalmente, usa-se a junta de vitela tenra, cortada em uma espessura de cerca de 3 cm, e muitos vegetais e tomates são usados ​​para cozer.

O Achyranthes era originalmente uma parte barata e ligeiramente dura, mas depois de ser cozido pelos chefs de Milão, o achyranthes tinha um sabor macio. Tradicionalmente, o achyranthes de vitela é frequentemente servido com arroz cozido com açafrão para adicionar um sabor nobre e elegante a toda a refeição.

Lembre-se, quando você terminar de comer carne e vegetais, a refeição ainda não acabou. Enfim, porque a melhor parte desse prato é colher medula óssea cremosa de ossos de boi.

Presunto italiano

Presunto, o tempo de produção depende de alguns fatores. Logo, o clima durante o período de produção, pode demorar até 2 anos. Assim sendo, os melhores presuntos estão sendo produzidos principalmente no centro-norte da Itália.

Logo, os mais famosos são os produzidos em Parma, Friuli-Venezia Giulia e Emilia. Então, eles geralmente estão sendo cortados em fatias finas como papel.

Ademais, podem estar sendo comidos com espaguete e aspargos, feijão verde, espumante etc. Também pode ser embrulhado em rodelas de queijo ou melão.

Sopa de vegetais toscana é um dos clássicos pratos italianos

Sopa de vegetais toscana (Ribollita), italiana significa “reiniciar e depois ferver”. Como a maioria da culinária toscana, essa sopa estava sendo originalmente um prato do fazendeiro local.

Sendo assim, a Toscana, nos tempos antigos, era uma importante área agrícola da Itália. E os fazendeiros locais apoiavam a prosperidade de Florença.

Segundo a lenda, esse prato era originalmente a comida de um fazendeiro. Originalmente, era feito com massa ou sopa de legumes que sobrou do dia anterior.

Desse modo, algumas pessoas acreditam que esse prato remonta à Idade Média, quando os servos pegavam sobras de pão do banquete do senhor feudal. E, logo depois, os cozinhavam em seu próprio jantar.

Já provou um desses clássicos pratos italianos? Então, conte-nos o sabor, a experiência e sua cultura alimentar.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Visitar Palermo: XX principais atrações imperdíveis – Parte I

Visitar Palermo: XX principais atrações imperdíveis – Parte I Foto: Pixabay

Você está planejando visitar Palermo, a capital da Sicília, durante sua próxima viagem? Se sim, para ajudá-lo a planejar sua estadia na cidade, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana preparou uma lista das XX melhores coisas para fazer em Palermo.

E com todos os pontos de interesse para você não perder nada. Como sempre, vem acompanhado das dicas mais incríveis!

Além disso, também você terá exemplos de roteiros para visitar Palermo em 1, 2 ou 3 dias sem perder nenhuma atração imperdível. E no final do artigo, você pode comentar algo de seu interesse.

Então, quais são os melhores lugares para se visitar em Palermo? Assim sendo, vamos descobrir e planejar sua estadia!

As XX melhores coisas para fazer em Palermo

Esteja preparado para visitar Palermo com os pontos de interesse e atrações imperdíveis. Portanto, confira abaixo o que será visto adiante, um a um:

I – Palácio dos Normandos;

II – São João dos Eremitas;

III – Catedral de Palermo;

IV – Mercado Ballaro;

V – Quattro Canti;

VI – O Teatro Massimo Vittorio Emanuele;

VII – Museu Arqueológico Regional de Palermo;

VII – Galeria de Arte Regional da Sicília, no Palácio Abatellis;

IX – Foro Italico;

X – O Jardim Botânico e Villa Giulia;

XI – Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo;

XII – Palácios de Palermo;

XIII – Visite igrejas em Palermo;

XIV – A catedral de Monreale;

XV – Praia de Mondello;

XVI – Reserva Natural Zingaro;

XVII – Trapani e Segesta;

XVIII – Cefal;

XIX – Agrigento e o Vale dos Templos;

XX – Taormina e Etna.

Visitar Palermo: Pontos de Interesse e Atrações Imperdíveis

I – Palácio dos Normandos

Vamos começar esta lista das melhores coisas para fazer em Palermo. Desse modo, com um dos monumentos mais visitados, o Palácio Normando (Palazzo dei Normann em italiano). Só para você saber, às vezes, também é chamado de Palácio Real de Palermo.

O Palácio Normando, localizado na Piazza Independenza, é a representação perfeita da mistura cultural de Palermo. Assim sendo, construída para acomodar emires árabes.

Então, foi ocupada pelos normandos, que a expandiram, e depois pelos espanhóis. Hoje é a sede da Assembleia Regional da Sicília.

O estilo arquitetônico é cosmopolita e guarda traços das diferentes nações que o habitaram. No Palácio, os pátios ganham destaque, os jardins e a Sala do Rei Roger. Além disso, os mosaicos de cenas de caça são impressionantes!

Mas a joia do Palácio Normando é a capela palatina, uma obra-prima do estilo árabe-normando-bizantino. Logo, a capela foi encomendada pelo rei Roger II para acomodar as missas da família real.

O que mais impressiona na capela do Palatino são os magníficos mosaicos dourados que decoram as paredes e o teto. Para tanto, alguns deles até representam figuras humanas, o que não era comum na época.

Então, é a mais bela capela bizantina de Palermo. E é considerada por muitos a mais bela igreja da Sicília.

Portanto, se você pretende visitar o Palácio dos Normandos durante a sua estadia, pode encontrar as informações mais recentes. E que inclui o horário de funcionamento, no site oficial do Palácio.

Conselhos sobre dicas de viagem

Para saber tudo sobre o centro histórico de Palermo, o melhor é optar por uma visita guiada em inglês.

Durante essa visita guiada de 3 horas, você explorará os principais monumentos deste guia, incluindo a magnífica Catedral de Palermo.

Além disso, você também vai experimentar 5 comidas típicas da Sicília, como arancini ou cannoli. E, com o guia ao seu lado, essa é claramente a melhor forma de descobrir a cidade!

II – São João dos Eremitas

Próximo ao Palácio Normando, você pode visitar São João dos Eremitas (San Giovanni degli Eremiti em italiano), uma igreja normanda medieval.

Sendo assim, famosa e facilmente reconhecível por suas cúpulas vermelhas brilhantes do lado de fora, o interior também vale a pena dar uma olhada. Logo, o claustro e os jardins são realmente bonitos, um ótimo lugar para descansar da agitação da vida urbana.

Por fim, a igreja em si é muito simples, com uma mistura inteligente dos estilos muçulmano e normando.

Conselhos sobre dicas de viagem

Para conhecer, a entrada é um pouco cara (mais ou menos 6 €) para a duração da visita. Porém, vale a pena ir lá só para ver o exterior, é bem fotogênico!

III – Catedral de Palermo

Não muito longe do Palácio dos Normandos, suba a rua pela Via Vittorio Emanuele. E você encontrará o 2º monumento imperdível de Palermo: a Catedral de Palermo.

Assim sendo, é o melhor lugar para se visitar na capital da Sicília! Do lado de fora, a catedral é simplesmente magnífica.

Certamente, você ficará impressionado com a arquitetura única desse grande edifício. Então, um verdadeiro caldeirão de estilos, muito mais agradável por fora do que o palácio normando!

Você pode visitar a cripta e ver os túmulos de reis e rainhas, incluindo o túmulo do Rei Roger II. Além disso, há também o tesouro da catedral, uma coleção de joias reais do século XII.

Enquanto estiver nesse lugar, você realmente deve subir nos telhados da catedral para admirar um belo panorama de toda a cidade.

IV – Mercado Ballaro

Como você deve saber, somos fã de comida! Então, sugerimos o passeio pelas barracas do mercado para provar as especialidades locais.

Em Palermo, sugerimos que você visite o Mercado Ballaro, um dos maiores e mais típicos da cidade. Logo, nesse colorido mercado você encontra os melhores produtos da Sicília, que incluem frutas, verduras, queijos e, claro, peixes. E tudo isso a preços imbatíveis!

Além das barracas de comida, eles vendem pratos, produtos eletrônicos e muitos outros produtos baratos.

V – Quattro Canti para visitar Palermo

O cruzamento Quattro Canti, conhecido como “Four Corners” em inglês, marca o cruzamento das 2 ruas principais de Palermo, a Via Vittorio Emanuele (a rua onde está localizada a catedral). E a Via Maqueda que leva ao teatro Massimo.

Ao visitar Palermo, dê realmente um passeio por esse cruzamento para admirar estas 4 fachadas perfeitamente simétricas. Então, todas são construídas no mesmo modelo.

Logo na base, um chafariz que representa as estações; no primeiro nível, as estátuas dos reis de Palermo. E, no último nível, as representações dos 4 santos padroeiros de Palermo.

Se já teve a oportunidade de visitar Roma, o Quattro Canti, talvez lhe faça lembrar o “Quattro Fontane”, do qual é muito inspirado.

Aqui chegamos ao final dessa Parte I que está fabulosa! E se conheceu algum desses lugares, conte-nos como foi essa experiência cultural.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.