Pintores italianos que você pode ter um tesouro em casa e não saber

Certamente, pensar nos pintores italianos e de maior valor significa nomear Michelangelo, Tiziano, Leonardo Da Vinci, Giotto. E todos os artistas que tornaram a Itália do passado famosa em todo o mundo.

Sendo assim, poucas pessoas sabem, porém, que mesmo o período de 1700 até hoje foi caracterizado por artistas italianos de grande valor. Então, pode ser que, talvez sem querer, um verdadeiro tesouro esteja escondido entre as pinturas com que decoramos a sala de estar e outros cômodos da casa.

Para tanto, a Itália de hoje não se caracteriza apenas por arquitetos, artistas de rua e designers famosos, mas também por pintores italianos conhecidos e influentes a nível internacional.

Assim sendo, hoje suas obras representam um importante investimento para colecionadores e amantes da arte. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana está trazendo a você alguns nomes para levar em consideração.

Pintores italianos: Tiziano Baravelli e seus retratos

Nascido na província de Bolonha em 1963, Tiziano Baravelli descobriu a arte ainda criança, tornando-se primeiro músico e depois produtor musical. Até que, aos 40 anos, percebe que sua verdadeira paixão é a pintura e começa a pintar, estabelecendo-se imediatamente no cenário nacional.

Desse modo, entre os temas de suas pinturas mais famosas encontramos retratos, pinturas de objetos e paisagens. Então, hoje o pintor é apreciado sobretudo pelos seus retratos. Logo, o rosto humano é descrito pelo pintor como a expressão máxima da complexidade do ser humano.

Outrossim, grande atenção, por exemplo, é dada à figura feminina, pintada de forma a ressaltar sua delicadeza com cores neutras e opacas que reproduzem a graça da mulher na tela. E até mesmo os rostos retratados parecem trazer a alma das mulheres para fora de cena com uma imensa carga emocional.

Ademais, essas figuras sensuais hoje fazem de Tiziano Baravelli um dos pintores italianos mais interessantes de nossos dias.

Pintores italianos: A jovem figura italiana e Gianluca Corona

Falar dos pintores italianos que talvez se escondam dentro das paredes da casa também significa citar Gianluca Corona. Assim sendo, é um dos principais expoentes da jovem figuração italiana.

Essa corrente, bem conhecida dos entusiastas, reinterpreta os mestres dos séculos XVI e XVII em tom contemporâneo.

O artista nasceu em 1969, formou-se na Brera Academy of Fine Arts e depois aprendeu os segredos do ofício em Bergamo. Então, suas obras já estavam sendo exibidas nacional e internacionalmente.

No entanto, a especialidade do artista estão sendo naturezas mortas. E que se caracterizam por um uso da luz que enfatiza toda a vitalidade da natureza representada.

Enfim, a característica da pintura de Gianluca Corona é justamente o desejo de dar vida a objetos inanimados, como em sua obra Tulipani Olandesi.

Pintores italianos: A fama internacional de Domenico Paladino

Por fim, entre os pintores italianos, não se pode deixar de citar Domenico Paladino, apreciado não só na Itália, mas também internacionalmente. Assim sendo, nasceu em 1948, o pintor é natural da província de Benevento e inspira-se no movimento Transavantgarde dos anos 1980.

Dessa maneira, sua pintura Silenciosa, retiro-me para pintar um quadro, entre outros, hoje é o símbolo dessa corrente. Logo, suas colagens inspiradas na mitologia, suas esculturas e suas fotos também estão sendo famosas: obras conhecidas em todo o mundo, que o levaram a fazer uma exposição na China.

Mimmo Paladino, por outro lado, tem estado envolvido em todo o mundo, conhecido em Nova York, Munique, Pequim e membro honorário da Royal Academy. E hoje ele é um dos pintores italianos de maior interesse para colecionadores e entusiastas.

Suas obras também estão sendo exibidas permanentemente em museus internacionais, como o Metropolitan Museum de Nova York. Enfim, é um artista contemporâneo que dá vida à imaginação mais pura e à imaginação mais criativa.

Não apenas artistas contemporâneos: os pintores italianos listados dos anos 1800

Falar de tesouros artísticos escondidos nas casas italianas não significa, no entanto, apenas arte contemporânea. Sendo assim, são muitos os nomes de pintores italianos famosos e consagrados que viveram em 1800.

Desse modo, entre estes, recordamos Mosè Bianchi (1840-1904), definido pela crítica como:

“Desenhador de equilíbrio, compositor bagunceiro, pintor muito franco, suculento, fresco, variado naquele cromatismo em que a cor dos venezianos ecoa sem esmaecer, conhecedor de todos os segredos da arte em dar a sutileza da atmosfera e em modelar com a eficácia da pincelada nervosa “(Colasanti).

Outro nome conhecido do pintor italiano do século XIX é o de Carlo Cherubini (1897-1978), que de 1911 a 1920 assinava as suas obras como “Car Cher”. Assim sendo, o artista participou das Bienais de 1922, 1924 e 1926 e também trabalhou em Paris e Nova York. Então, muitas exposições estavam sendo dedicadas a ele nos últimos tempos, inclusive a de 2012 em Paris.

Desse modo, as suas obras estão sendo inspiradas, sobretudo, nos pintores venezianos dos anos 1900 Nemo Mori, Marco Novati e Luigi Scarpa Croce, entre muitos outros.

O valor real das obras de pintores italianos

Certamente, você está se perguntando quanto vale hoje uma pintura desses famosos pintores italianos. Vejamos alguns exemplos para que você entenda que dentro das paredes de sua casa você pode encontrar um verdadeiro tesouro.

Além dos nomes citados acima, entre as obras de arte mais solicitadas no mercado de arte estão, por exemplo, as de:

  • Sebastiano Aragonese, um pintor lombardo do século XVI cujo valor de mercado oscila entre 6.000 e 17.000 euros;
  • Alessandro Ardente, um pintor do século XVI da Emilia Romagna com um valor de mercado de 23.000 euros por uma obra média e mesmo 60.000 euros por uma grande obra;
  • Gioacchino Assereto, pintor da Ligúria do século XVII muito procurado no mercado de antiguidades e cujas pinturas valem entre 10.000 e 50.000 euros.

Como você pode ver, esses são nomes quase desconhecidos. No entanto, são centenas os pintores italianos no mercado de antiguidades e cujas obras são realmente muito procuradas.

Se você gostou, conte-nos abaixo!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.