Famosos pintores italianos
Quando se pensa em arte e se pensa na Itália, a mente corre quase que imediatamente para os grandes artistas que esse país deu ao mundo inteiro.
Então, citemos Giotto, por exemplo. Mas também Caravaggio, Leonardo Da Vinci, sem falar em artistas como De Chirico, e assim por diante.
No entanto, mesmo o cenário artístico italiano mais recente é digno de atenção: falamos em particular de arte contemporânea, que é realmente cheia de surpresas interessantes de diferentes pontos de vista.
Arte moderna, como sabemos, uns gostam muito, outros são indiferentes e há quem a odeie. Certamente, porém, não se pode ficar indiferente por conhecer alguns dos nomes dos artistas italianos da atualidade que são os mais famosos e apreciados.
Afinal, a arte é e sempre será um dos grandes recursos do país. E, por isso, também é importante conhecer aqueles que representam um ponto focal neste mundo tão variado e complexo. Também aqueles que representam a Itália com todas as suas nuances, complexidades e sua relação com a beleza.
Famosos pintores italianos contemporâneos
Mas quais são os nomes dos mais famosos artistas contemporâneos italianos? Assim sendo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana trará essa descoberta dos nomes mais interessantes do panorama italiano da arte moderna.
Michelangelo Pistoletto
Pistoletto nasceu em 1933 em Biella, e é um dos maiores artistas italianos, com um bom currículo composto por prêmios de prestígio. Sendo assim, filho de um restaurador de pinturas, desde cedo faz malabarismos com pregos, martelos e telas.
E, consequentemente, desenvolveu uma ideia própria de arte que anda de mãos dadas com a arquitetura. Logo, torna-se um intérprete muito importante da arte pobre italiana.
Para tanto, com formas expressivas beirando a provocativa. Além disso, é muito destacada a sua Venere degli Stracci, uma das obras modernas italianas mais famosas do mundo.
Enrico Castellani, um dos famosos pintores italianos
Certamente um dos mais famosos pintores italianos do século XX, grande amigo de Piero Manzoni. Assim sendo, famoso por suas obras de arte que piscam para a arquitetura.
Então, Castellani nasceu em Rovigo, mas estudou arte, arquitetura e escultura na Bélgica. Logo, na Itália, ele trouxe sua própria concepção de arte. E onde as telas são evertidas pela introdução de diferentes objetos dentro delas.
O resultado? Telas obviamente irregulares, onde luz e sombras criaram formas únicas e espetaculares com efeitos sempre imprevisíveis.
Desse modo, Castellani se desembaraça entre telas, objetos, pregos, formas metálicas. E está sendo bem recebido pela crítica até mesmo no exterior (tem sala dedicada no MoMA), em Paris, Bruxelas e Moscou.
Fabio Massimo Ulivieri
Milanês de nascimento, veneziano em ação, Fabio Massimo Ulivieri é um pintor italiano contemporâneo. Sendo assim, um dos maiores artistas da cena milanesa moderna.
Para tanto, apaixonado pela pintura, dedica-se à interpretação das paisagens de sua cidade, Milão, criando o ciclo das ‘Ressurreições’, em 1996. Logo, Fabio Massimo Ulivieri continua sendo um dos mais interessantes expoentes da arte contemporânea moderna.
Então, ele é visionário, onírico, com trabalhos do traço original e feitos na perfeição. Além disso, suas viagens ao exterior e à Itália são o símbolo de como a sua arte é apreciada não só localmente como nacionalmente.
Mimmo Paladino
O maior representante do Transavantgarde italiano é Paladino. Assim sendo, nascido em Benevento, influenciado pela cultura sul-americana.
Logo, ele desvenda suas pinturas, obras e instalações e as expôs em Milão, Roma, América do Sul, Pequim e em muitos outros lugares ao redor do mundo.
Valerio Adami
Nossa pop-art italiana se deve a ele, Adami, um grande amante de Lichtenstein e da Pop Art em geral. Assim sendo, é bolonhês, trabalha entre Milão e Paris e é apaixonado pelas obras de Francis Bacon.
Também pela pintura abstracta. Logo, nos anos setenta, ele cria seu próprio e único estilo, equilibrado entre os quadrinhos e a pop art americana.
Então, suas obras de arte estão sendo exibidas em Paris e Milão e em muitos outros museus em todo o mundo.
Que tal? Gostou? Compartilhe conosco o que achou desses famosos pintores italianos.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.