Biografia de Dario Fo – Fatos, prêmio Nobel e muito mais!

Biografia de Dario Fo – Fatos, prêmio Nobel e muito mais! Foto: Uol
Compartilhe em suas redes

Dario Fo (nascido em 24 de março de 1926) é um satírico, dramaturgo, diretor de teatro. Além disso, é ator, compositor e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1997.

Sendo assim, seu trabalho dramático emprega métodos cômicos da antiga commedia dell’arte italiana. Desse modo, é um estilo teatral popular entre as classes trabalhadoras.

Suas peças geralmente dependem da improvisação, ao estilo da commedia dell’arte. E se veem nelas, especialmente Mistero Buffo, onde foram traduzidas para 30 idiomas.

E, quando apresentadas fora da Itália, são frequentemente modificadas para refletir a política local e outras questões. Ademais, Fo incentivava os diretores e tradutores a modificar suas peças como bem entenderem.

Pois considera isso de acordo com a tradição da commedia dell’arte de improvisação no palco.

Fo dirigiu uma companhia de teatro com sua esposa na época, a atriz Franca Rame. Além disso, ao conceder-lhe o Prêmio Nobel de Literatura de 1997, o comitê destacou Fo como um escritor “que imita os bufões da Idade Média ao açoitar a autoridade e defender a dignidade dos oprimidos”.

Portanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre a biografia de Dafio Fo. Para tanto, você observará a sua expressividade entre a literatura italiana. Então, confira abaixo mais informações desse grande artista.

Biografia de Dario Fo – Fatos, prêmio Nobel e muito mais!

Dario Fo (nascido em 24 de março de 1926 em Leggiuno-Sangiano, Itália; 13 de outubro de 2016 em Milão), dramaturgo italiano de vanguarda, diretor e ator-mímico.

Assim sendo, o Prêmio Nobel de Literatura de 1997 foi concedido como caricaturista de teatro com talento por causa da sua agitação social.

Biografia de Dario Fo – Fatos, prêmio Nobel e muito mais! Foto: Uol

Análise de personagem por Dario Fo

Estreita e deslocada na cidade de Nova York, onde King Kong morava? Para tanto, das caminhadas em uma pequena cidade de Forrest Gump à navegação galáctica de James T. Kirk. Assim sendo, viaje para o reino da ficção neste estudo de personagem.

A primeira experiência de Fo no teatro foi trabalhar em revistas satíricas para pequenos cabarés e teatros. Assim sendo, ele e sua esposa, a atriz Franca Rame produziu esquetes humorísticos para o programa de televisão (1962).

Então, se chamou Canzonissima e que logo os tornou figuras públicas populares. Logo, fundaram a companhia de teatro Campagnia Dario Fo-Franca Rame (1958), Nuova Scena (1968). Como também Collettivo Teatrale La Comune (1970).

Dessa forma, desenvolveu um teatro político agitpropic que, muitas vezes, é blasfemo e escatológico, mas enraizado na tradição da commedia dell’arte. Além disso, mistura com o que Fo chamou de “esquerda não oficial”. Logo, com a última tropa, eles começaram a visitar fábricas, parques e academias.

Ainda assim, Fo escreveu mais de 80 peças e co-escreveu algumas delas com Rame. Assim sendo, as suas peças mais populares incluem Morte versehale di un anarchico (1970; morte acidental de um anarquista). E também Non si paga, non si paga! (1974; Não podemos pagar? Não vamos pagar!).

Como artista, essa biografia de Dario Fo é mais conhecido por seu tour de force solo Mistero Buffo (1973; “Comic Mystery”). Logo, baseado em jogos de mistério medievais, mas tão atual que os shows mudavam a cada público.

Suas obras posteriores, algumas das quais escritas com Rame, incluem:

  • Tutta casa, letto e chiesa. Sendo assim, foi feito em 1978; “All House, Bed and Church”;
  • Clacson, Trosaune e Pernacchi (1981; Trumpets and Raspberries);
  • Female Parts (1981);
  • Coppia aperta (1983; The Open Couple – Wide Open Even);
  • L’uomo nudo e l’uomo in frak (1985);
  • Il papa e la strega. Sendo assim, aconteceu em 1989; O Papa e a Bruxa;
  • Johan Padan a la descoverta de le Americhe (1992; Johan Padan e a descoberta da América);
  • Il diavolo con le zinne (1998; O diabo com os seios);
  • Lu santo jullàre Françesco. Para tanto, ocorreu em 1999; Francisco, o santo Fool;
  • L’anomalo bicefalo (2003; The Two-Headed) anomaly).

Além disso, Fo escreveu dois romances ilustrados: La figlia del papa (2014; A filha do Papa). Ademais, C’è un re pazzo em Danimarca (2015; “Há um rei louco na Dinamarca”). Enfim, o primeiro foi adaptado como uma peça de teatro.

Que tal? Então, compartilhe conosco se já conhecia esse artista italiano ou comente algo sobre essa biografia de Dario Fo.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.