Arte e cultura em Val Gardena, em meio ao vale nas Dolomitas (Norte da Itália)

Arte e cultura em Val Gardena, em meio ao vale nas Dolomitas (Norte da Itália) Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

Para os amantes da arte e da cultura, Val Gardena, no vale nas Dolomitas, tem muito a oferecer. De esculturas em madeira tradicionais a galerias modernas, não faltam coisas para você ver e que são bem interessantes.

Sendo assim, Val Gardena está localizado no vale nas Dolomitas, região Norte da Itália. E se encontra nos municípios de Selva di Val Gardena, Ortisei e Santa Cristina Valgardena.

Para tanto, é uma região propícia para a prática de esqui devido a sua estrutura, escaladas em rocha e o seu belo artesanato em madeira. Mas não deixa para trás os museus e toda essa arte e cultura que você pode aproveitar na viagem.

Por isso, aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana vamos mostrar os principais locais de arte e cultura em Val Gardena, nas Dolomitas. Confira!

Arte e cultura em Val Gardena, em meio ao vale nas Dolomitas (Norte da Itália)

Confira abaixo alguns locais que vale a pena ir!

Galerias e exposições

Os amantes da arte encontrarão tudo o que procuram em Val Gardena. Sendo assim, de entalhes em madeira tradicionais a esculturas e pinturas modernas de artistas de renome mundial, o foco está na variedade. Pois, já que as galerias apresentam exposições em constante mudança.

A entrada gratuita é concedida a todos os seguintes:

Galeria de Arte Vijion

A Vijion Art Gallery foi fundada em 2010. Então, desde 2019, o novo espaço expositivo de Valentine e Egon Stuflesser, iluminado pela luz do Norte, está localizado em Pontives, perto de Ortisei.

Assim sendo, é o fascínio dos galeristas que os mantém inspirados a destacar peças autênticas. Como também profundas que representam uma comunidade internacional e culturalmente diversa de artistas emergentes e consagrados.

Galleria Doris Ghetta

Fundada em 2013 por Doris Ghetta, a Galleria Doris Ghetta está localizada em Pontives, próximo a Ortisei. Logo, cerca de oito exposições por ano são organizadas em seus dois andares.

Desse modo, artistas contemporâneos e curadores são convidados a promover a comunidade artística local. Além disso, a galeria também serve como fonte de referência para colecionadores internacionais.

Circolo

O Circolo – Círculo de Arte e Cultura – é um verdadeiro ponto de encontro não só pela sua localização perfeita no centro de Ortisei, perto da Praça Antonius. Assim sendo, é uma associação de amantes e criadores de arte com 11 membros do comitê. E mais de 200 membros da associação.

Enfim, exposições, palestras e apresentações diversas acontecem ao longo do ano, tornando-se uma visita obrigatória para os amantes da arte de passagem pela vila de Ortisei.

Exposição de Arte 52

Com uma localização central e separada da casa de congressos Ortisei, a Exposição Art 52 refere-se aos 52 artistas que apresentam ao público suas esculturas. E pinturas inteiramente feitas à mão.

Assim sendo, a exposição permanente apresenta-se como um cruzamento de diferentes tendências e estilos artísticos, atestando a riqueza do vibrante cenário de artes e ofícios de Val Gardena.

Tublà da Nives

Um celeiro modernamente equipado, em Ladin “Tublà”, é o centro de artes e cultura em Selva Gardena. Assim sendo, A Tublà da Nives, localizada a 150 m da Praça das Nives, é um verdadeiro rústico-tradicional.

E, ao mesmo tempo, inovador-moderno é a melhor descrição das quatro salas de exposição que se estendem por dois níveis.

Portanto, encontrarão exposições durante todo o ano, palestras, eventos culturais, simpósios, bem como apresentações literárias, musicais ou multimídia de alto nível. E muito mais são oferecidos nessa galeria.

Arte e cultura em Val Gardena, em meio ao vale nas Dolomitas (Norte da Itália) Foto: Pixabay

Museu Gherdëina

Este museu Val Gardena está localizado no centro de Ortisei, a poucos passos da Praça Antonius. Assim sendo, se quer saber mais sobre a história, cultura e natureza do vale, esse é o local a visitar.

Então, dos brinquedos de madeira das bonecas Val Gardena aos achados arqueológicos e à história de Luis Trenker, tudo e muito mais pode ser encontrado em um só lugar.

Desse modo, o Museu Gherdëina está aberto no verão e no inverno. Também está localizado no primeiro andar da casa ladina “Cësa di Ladins”.

Em uma sala de estar da década de 1960, você encontrará móveis e lembranças de Luis Trenker. Ademais, uma das joias do museu é o véu quaresmal, ricamente pictórico, da Igreja de St. Jacob.

Você verá uma das obras de Josef Moroder Lusenberg (1846-1939), o pintor mais importante de Val Gardena por volta de 1900.

Por fim, nele há vários fósseis, incluindo um núcleo de pedra do gastrópode Belerofonte, podem estar sendo encontrados no museu.

Troi Unika

O trilho de arte e natureza Troi Unika no Monte Pana em S. Cristina oferece não só vistas maravilhosas sobre a paisagem natural, mas também várias instalações de arte que se fundem harmoniosamente com a natureza.

Assim sendo, durante uma caminhada de trinta minutos ao redor da área da floresta ocidental de Monte Pana, você encontrará várias esculturas de madeira com citações correspondentes.

Desse modo, é uma necessidade absoluta para todos aqueles que desejam obter uma visão sobre a arte da escultura em madeira em Val Gardena. E combiná-la com uma caminhada.

E você? Já ouviu falar de Val Gardena, nas Dolomitas e toda a sua arte e cultura? Conte-nos a sua experiência.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

1 Comment

Leave A Reply