Cozinha do Sul da Itália
A região Sul da Itália é uma terra peculiar. Sendo assim, a nobreza dessa área era extraordinariamente rica. Com isso, desfrutavam de uma dieta extremamente luxuosa.
Agora, em relação ao Norte e Centro da Itália, há maior uso de massa seca. Todavia, as pessoas também gostam de sopas à base de vegetais.
Então, o Sul é conhecido pelo pastoreio, carne de cordeiro e cabra que são mais comuns do que em grande parte do Norte da Itália. Mas, a carne bovina também está sendo consumida em muitas mesas italianas.
Além disso, os frutos do mar também desempenham um papel importante na dieta local, especialmente nas áreas costeiras.
Logo, a estação de cultivo é muito mais longa e quente no Sul. As safras populares de verão incluem berinjela e tomate, muitos dos quais são usados em molhos vermelhos. Nos meses de inverno, brócolis e couve-flor predominam.
Os queijos do Sul tendem a ser firmes, como caciocavallo e provolone, embora haja algumas exceções, como a muçarela fresca da Campânia e a burrata da Puglia. Ademais, as sobremesas do Sul da Itália tendem a estar sendo muito mais elaboradas.
Com toda essa pequena explanação, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana descreverá como é a cozinha do Sul da Itália. E, certamente, você ficará surpresa e interessada nessa culinária fantástica de uma das regiões mais bem privilegiadas na arte de comer.
Uma Visão Geral da Cozinha do Sul da Itália, por Região – Parte I
Conheça a cozinha da Campânia e Abruzzo para uma melhor experiência ao Sul da Itália. Então, vem ver mais detalhes!
A cozinha da Campânia
Campânia possui uma das cozinhas mais refinadas e elegantes da Itália. Ademais, é uma das mais conhecidas mundialmente, graças ao grande número de napolitanos que emigraram para essa região no século passado.
Outrossim, a cidade de Nápoles, na Campânia, é o lar da pizza, bem como de muitos tipos de massas de trigo (incluindo espaguete). E seus molhos à base de tomate que os acompanham deixando um sabor incrível ao paladar.
A região também nos oferece lasanha com ricota, berinjela ao parmesão. E sopa italiana de casamento, carne alla pizzaiola, struffoli e pastiera Napoletana.
Então, estão sendo muitas as especialidades locais ligadas a feriados. Além disso, a área contribuiu para a popularidade da festa da véspera de Natal dos sete peixes.
Em termos de produção, a região é singularmente abençoada, com o solo vulcânico do Monte Vesúvio produzindo o tomate ameixa San Marzano. E que dá aos molhos vermelhos sua riqueza.
Há muito mais também, incluindo couve-flor, brócolis, verduras, berinjela, pimentão e abobrinha, todos com sabor insuperável graças ao solo que é rico.
Também carne de cordeiro e porco são os alimentos mais comuns que você encontrará na Campânia. Sendo assim, no interior, você também encontrará búfalos.
Desse modo, os animais são criados principalmente para produzir leite, o que dá à muçarela de leite de búfala uma riqueza picante. E um sabor que a muçarela de leite de vaca simplesmente não tem.
O peixe ao longo da costa é excelente, assim como as nozes e os limões de Sorrento. Enfim, se quiser relaxar após o jantar, o que poderia ser melhor do que uma taça de limoncello bem gelado?
A cozinha do Sul da Itália, em Abruzzo
A região de Abruzzo está tendo a reputação de ser uma espécie de selva. No interior, é principalmente rodeado por montanhas e por vales acidentados. Além disso, sua principal atividade econômica historicamente está sendo o pastoreio.
Após a unificação da Itália na década de 1860, o novo governo aprovou leis que impediam a migração dos rebanhos. Como resultado, a região de Abruzzo ficou mais isolada, o que só terminou com um aumento do turismo após a Segunda Guerra Mundial.
A região oferece alpinismo e esqui no interior, além de natação e passeios de barco ao longo da costa do Adriático.
Então, as especialidades locais incluem cordeiro e carneiro, queijo pecorino e leite de cabra, azeite, vinhos. E também pimenta e açafrão, que sempre foi cultivado para uso em remédios e tinturas, mas agora está sendo usado na cozinha.
Como a maioria das cozinhas econômicas nessa região, tudo é bem simples e saudável. Especialmente, as cozinhas mais modernas que permitem o uso de um pouco de carne ou óleo – na época dos camponeses, haveria pouco de ambos, nem muito queijo para aqueles que não estavam bem de vida.
Depois do cordeiro e do carneiro, a carne de porco era a carne preferida no interior. Para tanto, muitas pessoas criavam animais em estado semisselvagem, permitindo-lhes forragear o que encontrassem nas florestas e abatê-los no outono.
Ao longo da costa, o peixe também desempenha um papel importante na dieta alimentar.
Como lido, a cozinha do Sul da Itália oferece alimentação saudável e rica em nutrientes que fazem bem à saúde. E você? Conte-nos o que mais chamou a sua atenção sobre essa culinária italiana da região Sul.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.