Conheça VII regiões com a melhor comida e vinho na Itália – Parte II

Conheça VII regiões com a melhor comida e vinho na Itália – Parte II Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

Comida e vinho na Itália

Lar das melhores comidas e vinhos, a Itália reserva muitos momentos inesquecíveis. Sendo assim, para uma bela experiência gastronômica ir as regiões que são destaques nesse aspecto é encontrar com a perfeição de lugar aliado ao sabor.

Conheça VII regiões com a melhor comida e vinho na Itália – Parte II

O blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz nesta Parte II a região da Campânia, Puglia e Úmbria para você conhecer. E se ainda não leu as outras regiões, então, clique em Parte I e confira todas elas.

V – Campânia

Partes desta região podem não ser consideradas “menos visitadas”, mas simplesmente não podíamos deixar a Campânia fora da lista. Assim sendo, começando com Nápoles e sua famosa pizza, a cidade realmente tem sua própria autenticação de pizza: a Associazione Verace Pizza Napoletana.

Então, esse grupo certifica pizzarias e dá-lhes autorização oficial para fazerem autênticas pizzas napolitanas. Logo, a pizza difere das outras porque está sendo preparada em um forno a lenha, por cerca de um minuto a 800 graus Fahrenheit.

Com isso, garante que a crosta fique macia e maleável e o queijo muçarela esteja perfeitamente derretido.

Além disso, a região também é famosa por suas frutas cítricas, especialmente, os limões de Sorrento. Outrossim, ao atravessar a Costa Amalfitana, você sentirá o sabor do limão em quase tudo que comer, picado em um prato de frango ou frutos do mar, em gelato, biscoitos e, claro, limoncello.

E se limoncello não é sua praia, você sempre pode provar um dos vinhos tintos mais subestimados da Itália, Aglianico. Mas também optar por uma variedade cultivada ao longo dos vinhedos íngremes e inclinados do vulcão napolitano Monte Vesúvio, vinho Lacryma Christi (isso literalmente se traduz em lágrimas de Cristo).

VI – Puglia

Puglia fica ao Sul da Itália sendo conhecida por belos vilarejos, cidades litorâneas e infinitos olivais, vinhedos e campos ondulados. Assim sendo, o Sul da Itália se move em um ritmo mais lento. E garante que você tenha muito tempo para saborear refeições longas e tranquilas.

Então, jantar em áreas com menos turistas pode significar que você não terá que pagar um coperto. Assim sendo, ele é uma sobretaxa que é basicamente para sentar no restaurante (geralmente mais alto se você estiver sentado do lado de fora).

Você também pode evitar isso ficando no bar para tomar seu café, em vez de sentar-se. Logo, se você estiver visitando durante o calor do verão, certifique-se de provar o frisell. Logo, é um pão tipo crocante assado e torrado, coberto com tomate, azeite, alho e sal.

Além disso, outro produto imperdível é o pão feito na aldeia de Altamura. Logo, feito com farinha de trigo duro e assado no forno a lenha, esse pão redondo e grande é o único pão do mundo com status DOP (Denominação de Origem Protegida).

Há rumores de que a receita remonta à Idade Média. Outrossim, os puglianos também adoram antepastos (entradas), por isso, não se surpreenda ao ver muitos no menu – itens como vegetais recheados, grelhados ou fritos, queijos locais e suflês.

Enfim, não se esqueça de provar um vinho tinto frutado e tânico da uva Primitivo que é semelhante ao Zinfandel.

VII – Úmbria com comida e vinho na Itália

Embora todos saibam sobre a Toscana, poucos estão familiarizados com a região a sudeste: Úmbria. Sendo assim, a pequena área sem litoral está sendo conhecida como uma das áreas mais verdes do país, repleta de vinhas e florestas.

Então, os amantes da carne devem seguir para Norcia, conhecida como a capital italiana do porco. Logo, poderá saborear carnes curadas como o presunto (especialmente famoso o Prosciutto di Norcia), salame e até javali, entre outros tipos de charcutaria.

Os visitantes também podem se dirigir ao bosque para provar trufas, ou simplesmente saborear o especial tartufo ralado na massa, refogado com ovos ou ainda utilizado para dar sabor às carnes mencionadas e ao queijo Caciotta da Úmbria.

Conheça VII regiões com a melhor comida e vinho na Itália – Parte II Foto: Pixabay

A área rural também tem muitos animais de caça e não se surpreenda ao encontrar coisas como ensopado de faisão ou ragu de codorna no menu de um restaurante da Úmbria.

E para sobremesa, não deixe de provar um doce na Fábrica de Chocolate Perugina. Umbria também abriga várias regiões vinícolas.

Embora você realmente venha a comer bem em qualquer lugar da Itália, mergulhar em algumas das regiões menos visitadas do país pode garantir que você experimente os verdadeiros ingredientes e receitas italianas.

Seja porco na Umbria, trufas no Piemonte ou pizza na Campânia, prepare-se para descobrir algumas das melhores cozinhas do mundo na Itália – com vinhos que combinam. E desejamos uma bela viagem na gastronomia italiana.

Compartilhe a sua experiência sobre a melhor comida e vinho na Itália.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.