X Melhores sobremesas italianas autênticas e tradicionais – Parte II

Compartilhe em suas redes

Sobremesas italianas

Que o prato italiano de massa é saboroso e bem famoso todos nós já sabemos. Agora, e as sobremesas? Será que também nos instiga a comer sem parar?

O blog Benini & Donato Cidadania Italiana relatou algumas dessas clássicas sobremesas italianas na Parte I. Então, clique AQUI e leia quais foram as V delas comuns nessa região.

Para essa Parte II, abordaremos sobre outras V sobremesas italianas autênticas e tradicionais que faz da Itália um país de rico sabor ao paladar!

X Melhores sobremesas italianas autênticas e tradicionais – Parte II

Conheça abaixo mais V melhores sobremesas italianas e lembre de prová-las ao viajar para Itália. Certamente, não se arrependerá!

VI – Cantuccini e Vin Santo, de Florença

Embora essa variação de biscotti tenha se originado tecnicamente de Prato, uma cidade vizinha de Florença, os florentinos o adotaram como sua sobremesa característica.

Assim sendo, esses biscoitos tipo wafer longos costumam ter uma textura mais dura e são cozidos com farinha. Como também açúcar, amêndoas, manteiga, ovos, mel, fermento e baunilha.

Equivalente italiano de Oreos e leite, não se pode comer cantucci sem vin santo. Assim, é um vinho doce de cor âmbar com notas de nozes e sabor intenso. Portanto, experimente e repita, para uma agradável explosão de sabores.

VII – Schiacciata Fiorentina, de Florença

Este bolo leve coberto com açúcar de confeiteiro é uma sobremesa típica do Carnivale em Florença. Muitas vezes, batizada com uma versão em cacau do símbolo da flor de lis da cidade.

Então, ele exige altura, pois não deve ultrapassar 3 centímetros e é feito com ingredientes simples. Logo, para fazer é preciso farinha, açúcar, ovo, manteiga, fermento. Ademais, leite, laranja, cacau e açúcar em pó.

E se juntam para criar esse bolo macio, que é semelhante em forma de “schiacciate”, o pão salgado plano usado para panini italiano.

Desse modo, no século XVIII, esse bolo tradicional era feito pelas freiras do convento Murate na Via Ghibellina. Assim, depois de convertido em prisão, o bolo continuou a ser servido como sobremesa aos presos condenados à morte. E como um doce sabor antes de um final amargo.

VIII – Cannoli, da Sicília é uma das sobremesas italianas saborosas

Talvez uma das sobremesas italianas mais famosas, os cannoli sicilianos se originaram nas regiões de Palermo e Messina da ilha. Logo, foram preparados especificamente para o Carnaval. E são considerados um símbolo de fertilidade.

Desse modo, os cannoli são caracterizados por sua forma tubular. Então, que apresenta uma crosta externa de massa frita. E está revestida com açúcar de confeiteiro. Além disso, recheada até a borda com queijo ricota.

E, muitas vezes, coberta com uma casca de laranja. Também é comum mergulhar as pontas da sobremesa em pistache, gotas de chocolate ou frutas cristalizadas.

IX – Sfogliatelle, de Nápoles é uma das melhores sobremesas italianas

 Com a pronúncia “sfol-ya-tell-eh”, essa pastelaria é típica da região da costa de Nápoles e Amalfi. Então, o doce fofinho semelhante a um croissant tem a forma de uma concha ou cauda de lagosta.

E, geralmente, tem um recheio de creme. Sendo assim, diz-se que estava sendo inventado por uma freira no convento de Santa Rosa. Logo, perto da Costa Amalfitana, nos anos 1600.

Ademais, uma vez que permaneceram principalmente no terreno do convento, as freiras tiveram que ser astutas com os ingredientes a que tinham acesso. Assim sendo, nasceram os pastéis sfogliatelle.

Agora, a guloseima é um símbolo de Nápoles. E você com certeza encontrará à venda em todas as padarias Napoletanas por onde passar.

X – Bignè di San Giuseppe, de Roma

De acordo com a tradição romana, esses doces fofinhos estão sendo preparados em março em homenagem ao Dia dos Pais. Com a forma de um beignet francês, as bolas redondas de massa são fritas.

Além disso, são cobertas com um rico recheio cremoso e levemente revestidas com açúcar de confeiteiro. Sendo assim, o sabor é perfeito quando combinado com um café da manhã.

Portanto, é evidente que a Itália tem muito a oferecer para satisfazer o seu desejo por doces. Depois de explorar os museus culturais, bairros históricos.

E a beleza inerente das ruas da cidade, uma boa refeição italiana seguida por uma sobremesa surreal é exatamente o que você precisa para um final de dia perfeito.

Então, finalizamos essas sobremesas italianas e esperamos que você tenha gostado. Por isso, conte-nos a sua experiência após ler todas elas e conhece-las. Então, compartilhe conosco se já provou uma delas!

Confira também: Gastronomia do Sul da Itália reflete pratos robustos e ensolarados da região

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.