X Melhores sobremesas italianas autênticas e tradicionais – Parte I

Compartilhe em suas redes

Se a arquitetura, a paisagem exuberante e a história da Itália não são suficientes para deixá-lo repleto de sensações, a abundância de saborosas sobremesas italianas, certamente, o atrairá!

Sendo assim, de bolos de chocolate habilmente em camadas a pastéis recheados com creme e pães com álcool embebidos em rum, procurar iguarias deliciosas na Itália é tão fácil quanto procurar pombos na praça de São Marcos ou obras-primas na Galeria Uffizi.

Do topo da península até a ponta dos pés, a Itália oferece muitas sobremesas características que farão seu paladar ser inundado de sabores distintos. Então, se prepare para o que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana reservou para você ao mostrar estas deliciosas sobremesas da Itália!

X Melhores sobremesas italianas autênticas e tradicionais – Parte I

Portanto, aqui estão dez que você deve experimentar em sua próxima visita. E como elas são muitas, essa Parte I trará V delas para você conhecer. Outrossim, na Parte II você conhecerá mais V. Confira!

I – Tiramisu é uma das melhores sobremesas italianas

Em italiano, o nome “tiramisu” significa literalmente “pegue-me”. E qualquer pessoa que provar essa sobremesa com sabor de café pode atestar suas qualidades que impulsiona o humor.

Assim sendo, elaborada com uma mistura de gemas de ovo batidas, mascarpone, açúcar, cacau e café, essa especialidade está presente no cardápio de sobremesas de praticamente todos os restaurantes ou trattoria italianos.

Então, se você gosta de mousse de chocolate e café, vai adorar a textura e o sabor dessa sobremesa clássica. Ademais, as origens desse híbrido de pudim de bolo são um tanto contestadas.

Alguns dizem que foi criado em Siena como um deleite para o Grão-Duque da Toscana, Cosimo de ‘Medici III. E foi então apelidado de “sopa do Duque”.

No entanto, a história mais comum é que o inventaram em Treviso. E recebeu grande popularidade depois que o restaurante Le Beccherie o colocou no menu na década de 1960.

II – Panetone, de Milão é uma das melhores sobremesas italianas

Durante a temporada de Natal na Itália, você não pode pisar em uma mercearia sem encontrar montes de caixas quadradas com bolos de panetone pré-fabricados de todos os sabores.

Assim sendo, esse bolo em forma de cúpula é uma especialidade de Milão e é feito com frutas cristalizadas e bolo com fermento. Embora remonte muito mais tempo, o panetone tornou-se especialmente popular após a Primeira Guerra Mundial.

E isso quando o padeiro milanês Antonio Motta fez a massa crescer três vezes antes de assar, dando ao famoso bolo um sabor muito leve e seu formato de cúpula característico. Agora, seu nome está no rótulo de muitas dessas caixas de supermercado.

III – Maritozzo, de Roma

Da próxima vez que você estiver em Roma ou na região italiana do Lazio, faça um favor a si mesmo e experimente este doce típico romano. Sendo assim, o Maritozzo é um pãozinho cortado ao meio. E recheado com uma deliciosa e generosa porção de creme chantilly.

Os ingredientes são simples: manteiga, ovos, farinha, mel e sal. Todavia, a combinação de pão doce e recheio cremoso vai deixar suas papilas gustativas exageradas.

Diz-se que esses pequenos pastéis datam da Idade Média, quando as mulheres os preparavam para os operários que passavam o dia fora no trabalho. Além disso, o maritozzo tornou-se seu nome oficial em 1800, derivado da palavra italiana “marito” que significa marido.

Antigamente, o noivo dava à noiva um dos pastéis na primeira sexta-feira de março, escondendo um anel ou uma joia de ouro dentro.

IV – Babà Napoletano, de Nápoles

Um pouco embriagados e muito pegajosos, esses pãezinhos de brioche embebidos em rum são uma sobremesa italiana popular. E associada à cidade de Nápoles, no sul da Itália.

Na verdade, só chegaram à Itália no século XIX, quando chefs formados na França vieram cozinhar para famílias ricas em Nápoles, trazendo a receita com eles.

A massa levedada é banhada em rum e temperada com uma calda cítrica. Assim sendo,proporciona a você um sabor doce forte e inconfundivelmente picante.

Por fim, vale a pena pular um gelato para esse clássico napolitano.

V – Bussolai, de Veneza

Esses biscoitos de manteiga em forma de anel ou “S”, certamente, o atrairão das vitrines da padaria enquanto você caminha pelas vielas pitorescas de Veneza. Assim, o bussolai se originou na ilha veneziana de Burano.

E remonta aos tempos da República de Veneza, quando esposas de pescadores. E marinheiros preparavam grandes quantidades da guloseima para os homens que partiam para longas viagens no mar.

Então, o bussolai estava sendo tradicionalmente comido na época da Páscoa, mas agora se tornou um alimento básico o ano todo no La Serenissima.

Portanto, os biscoitos são preparados com farinha, manteiga, baunilha, raspas de limão e gemas, o que lhes confere a cor amarelada. Enfim, mergulhe-os em seu café ou em uma xícara de vinho doce para um deleite doce veneziano tentador.

E aqui acabamos essa Parte I sobre as sobremesas italianas. E, que tal? Gostou de uma dessas cinco? Compartilhe conosco sobre a sua experiência!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Artigos Relacionados

Comune di Fontanelle, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comune di Follina, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *