VI Fatos fascinantes sobre a Basílica de São Marcos, em Veneza, Itália

Compartilhe em suas redes

A Basílica de São Marcos é um dos pontos turísticos mais visitados em Veneza, na Itália. E se caracteriza por ser um local imperdível no itinerário de qualquer viajante por esse rico país, em todos os sentidos!

Sendo assim, possui uma história que remonta ao século IX d.C. Também é uma igreja com muitas histórias e lendas interessantes por trás de toda a sua crença, arquitetura, estrutura, monumento.

Então, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana decidiu abordar sobre VI fatos fascinantes sobre a Basílica de São Marcos. E, assim, você possa descobrir tesouros escondidos nesse espetáculo de destino turístico e cultural que é Veneza.

VI Fatos fascinantes sobre a Basílica de São Marcos, em Veneza, na Itália

Aqui estão seis dos fatos mais fascinantes sobre a Basílica de São Marcos para você conhecer e visita-la!

I – A Basílica de São Marcos começou com uma história de sequestro

A primeira Basílica de São Marcos foi construída neste local no século IX. E foi construída para abrigar relíquias muito sagradas – relíquias que foram roubadas!

Sendo assim, em 828, mercadores de Veneza roubaram o corpo de São Marcos, o Evangelista, um dos quatro apóstolos, de Alexandria, no Egito.

De acordo com a lenda, eles escaparam dos guardas (muçulmanos), escondendo-os sob camadas de carne de porco em barris!

Enquanto no mar, uma tempestade quase os afogou e sua preciosa carga, diz-se que o próprio São Marcos apareceu ao capitão. E disse-lhe para baixar as velas.

Então, o navio foi salvo e os mercadores disseram que deviam sua segurança ao milagre. Por fim, a história inteira é retratada no mosaico do século XIII acima da porta esquerda quando você entra na basílica.

II – Há mosaico suficiente para cobrir 1,5 campos de futebol americano!

Existem mais de 85.000 pés quadrados (ou 8.000 metros quadrados) de mosaico na Basílica de São Marcos. E é um mosaico suficiente para cobrir mais de 1,5 campos de futebol americano!

Assim sendo, os mosaicos foram feitos ao longo de 8 séculos, principalmente em ouro, e o resultado é surpreendente. Logo, entre na basílica em diferentes horas do dia para ver como a luz torna as cores e as cenas diferentes.

III – Existem mais de 500 colunas

Apenas outro exemplo do tamanho e da quantidade de coisas incríveis em São Marcos é o número de colunas. Sendo assim, existem mais de 500 colunas e capitéis na basílica.

Além disso, a maioria é bizantina, datando entre os séculos VI e XI. Ademais, algumas capitais clássicas do século III também estão misturadas!

IV – Muitos dos tesouros da Basílica de São Marcos vieram das Cruzadas e de Constantinopla

A Quarta Cruzada, em particular, deu à Basílica de São Marcos uma sorte inesperada. Afinal, essa foi a Cruzada que terminou, em 1204, com a conquista de Constantinopla (atual Istambul).

Assim, os cavalos de bronze da Basílica de São Marcos são, originalmente, de Constantinopla! E o resultado?

Um monte de tesouro foi enviado a Veneza, e instalado na Basílica-incluindo os quatro cavalos de bronze, ícone da Madonna Nicopeia. Também esmaltes da Golden Altar peças, relíquias, cruzes, cálices, e patens de São Marcos!

V – O Pala d’Oro envergonha as joias da coroa

Esqueça as joias brilhantes na Torre de Londres: a Família Real não tem nada na Basílica de São Marcos! Assim, O Pala d’Oro, uma tela bizantina do altar de ouro, é cravejado com centenas de joias – literalmente.

Desse modo, eles incluem 1.300 pérolas, 300 esmeraldas, 300 safiras, 400 granadas, 100 ametistas, além de rubis e topázios. Enfim, uma riqueza de joias preciosas impressionantes!

VI – Essa torre do sino? Ele entrou em colapso uma vez …

O campanário de 98,6 metros de São Marcos remonta ao século IX, mas teve de ser reconstruído em 1903. E sabe qual o motivo? Ele desabou!

Logo, ele havia sido retrabalhado no século XVI e, aparentemente, não muito elaborado e estruturado. Com isso, desabou em 14 de julho de 1902. (Para ser justo, ele havia sobrevivido a vários terremotos antes disso!).

Embora tenha enterrado a sacada da basílica em escombros, felizmente a própria igreja foi salva. Mas o incidente foi suficientemente embaraçoso!

De 1903 a 1912, a torre do sino foi reconstruída exatamente como antes, exceto com técnicas melhores e mais seguras.

Gostou de saber sobre a Basílica de São Marcos? Quer comentar algo interessantes sobre o que leu ou o que conhece sobre esse impressionante monumento? Então, compartilhe conosco comentando abaixo!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply