Características da cozinha italiana – Pratos, tradições, principais ingredientes, traços distintos

Características da cozinha italiana – Pratos, tradições, principais ingredientes, traços distintos
Compartilhe em suas redes

Características da cozinha italiana

No Sul da Europa, você pode encontrar uma pérola preciosa do turismo europeu – a Itália. Sendo assim, um país extraordinariamente belo e interessante por ser quem é.

Além disso, há os monumentos arquitetônicos únicos e lugares fascinantes que são famosos em todo o mundo. Logo, todos os anos atrai milhões de turistas.

Recentemente, o turismo gastronômico vem ganhando popularidade entre os viajantes. E, claro, a Itália é um grande destino desse turismo.

Características da cozinha italiana – Pratos, tradições, principais ingredientes, traços distintos

Afinal, a culinária italiana – não é apenas comida, é uma arte que caracteriza o ambiente do país. Como também suas tradições e o espírito de caráter nacional. Assim sendo, as receitas dos seus saborosos pratos, criados há milhares de anos, mostram-nos os sentimentos e emoções italianos.

Ademais, todos certamente já ouviram sobre lendas da culinária mundialmente famosas, como Pizza Margherita, macarrão, risoto. E também carpaccio, ciabatta, lasanha, panna cotta, tiramisu e muitas outras obras-primas italianas.

E se você visitará esse país – esqueça as dietas! Pois, a maioria dos pratos italianos é rica em calorias devido à grande quantidade de massa, queijo, molhos e salsichas. 

Assim que tiver a oportunidade de ir para a Itália, não deixe de se presentear com uma experiência inesquecível, faça uma viagem saborosa por suas obras-primas da culinária!

Por tanta riqueza da comida italiana, nós do blog Benini & Donato Cidadania Italiana destacaremos algumas características da cozinha italiana para você! Então, prepare-se para descobrir informações incríveis e saborosas.

Características da cozinha italiana – Tradições de sua culinária

Os italianos têm uma regra de ouro: gostam de comer, sentam-se à mesa com sinceridade, e fazem-no devagar, com prazer. Logo, a visita ao restaurante assemelha-se a todo o ritual: é preciso reunir uma grande companhia de amigos e familiares.

Além disso, pode demorar muito para escolher a refeição, para discutir e compartilhar seus hábitos alimentares. Então, os italianos adoram gesticular e isso apenas destacam as suas emoções.

Os italianos não polvilham a massa de frutos do mar com parmesão. Desse modo, não usam colher enquanto comem espaguete.

Também você tem que ser muito hábil para comer espaguete apenas com o garfo. E não espirrar em você mesmo e nas pessoas que estão sentadas ao seu lado. Enfim, não coma o molho do prato depois de comer o espaguete!

Características da cozinha italiana – Principais ingredientes

Azeite

Itália é um dos principais fabricantes e fornecedores do mercado mundial de azeite. Assim sendo, o azeite é uma parte importante da culinária italiana.

Logo, torna os pratos saborosos e únicos. Além disso, o azeite de oliva é um produto curativo. Portanto, muitos italianos começam o dia com um pão e o azeite.

Vinagre balsâmico é uma das características da cozinha italiana

Demora muito tempo (cerca de 50 anos) para fazer um vinagre balsâmico. Assim, sempre é armazenado em barris. E passa por um complicado ciclo por muitos aquecimentos e resfriamentos, devido às condições naturais.

Peixes e frutos do mar

Itália tem um litoral muito extenso. Sendo assim, durante todo o ano a população do país pode desfrutar de um delicioso e fresco peixe e marisco.

Também nos restaurantes locais poderá encontrar uma grande variedade de pratos de peixe:

  • Anchovas, espadarte, sardinha, solha, dourada, truta, bacalhau, tainha. Ademais, lagosta, lula, vieira, mexilhão, camarão, caranguejo, ostras, polvo

Os verdes são especiarias perfumadas, pimenta vermelha picante – peperoncini, alho

A Itália está sendo considerada um país montanhoso, por isso, é rica em ervas. Assim, as especiarias italianas têm um aroma delicado e um sabor perfeito. Então, a culinária italiana é rica em ervas!

Além desses citados, ainda há o queijo, nozes, legumes, pães, molhos, vinhos.

Características da cozinha italiana distintivas e peculiares

Devemos observar que em várias regiões da Itália você encontrará diferentes sabores do mesmo prato. Assim sendo, existem 20 condados na Itália e cada distrito do país tem diferentes receitas nacionais.

Às vezes, você não encontrará um determinado prato nas áreas vizinhas e essas peculiaridades torna essa região tão distintiva de Norte a Sul do país.

A região de Lazio, Roma

Aqui você vai experimentar deliciosas massas Carbonara, vitela schnitzel Saltimbocca, cordeiro com alecrim em molho de vinho branco – “abbacchio”. Além disso, “cannelonni” com fígado, espinafre, ovos e queijo.

A região da Lombardia, Milão

Se você quer provar os melhores pratos italianos de carne e excelente queijo de vaca, junte-se ao grupo de turistas e faça um tour do queijo da Lombardia. Lá você verá belas vacas cuidadas pastando em rebanhos nos prados alpinos.

Geralmente, o guisado serve-se com polenta – mingau de farinha de milho. Ademais, outros pratos populares são risoto com açafrão, sopa “Pavia” com croutons, ovo frito, recheado com caldo de carne e polvilhado com queijo e uma costeleta “Kotoletta a la Milanese”.

Campânia, Nápoles

Nápoles é a pátria da pizza, da muçarela mais saborosa e do licor limoncello. Além disso, nesse local estavam sendo criadas criadas dezenas de tipos de massas e uma incrível quantidade de molhos diferentes.

Então, experimente o Sart mais saboroso – uma caçarola de arroz com almôndegas, muçarela. E cogumelos e ervilhas.

Também os famosos pratos de carne napolitana são – carne de Gênova, rolos de porco, coelho estufado. Enfim, o principal símbolo de Nápoles é a Pastiera – Bolo de Páscoa, feito de cevada.

A região de Piemonte, Torino

Esta região é rica em pratos talvez da mais requintada culinária. Sendo assim, exatamente aí você encontrará pratos e iguarias incríveis como trufas.

Também pernas de rã, uma abundância incrível de queijos. Isso porque Turim tem laços estreitos com a França.

Dessa maneira, entre os pratos do dia-a-dia do Piemonte estão molhos e vinhos. Também o popular risoto de pato, feijão, caracóis e gorgonzola.

Além disso, de sobremesa, você será tratado com a famosa iguaria – “Panna cotta”. Assim, é um creme de manteiga combinado com frutas diversas, frutas vermelhas e nozes.

O que achou dessas características da cozinha italiana? Então, compartilhe conosco a sua experiência de sabor italiano!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.