Arte No Início Da Renascença, Conheça Filippo Brunelleschi

Arte No Início Da Renascença, Conheça Filippo Brunelleschi Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

Esta é mais uma matéria sobre um dos maiores gênios artísticos: Filippo Brunelleschi. Assim, já abordamos aqui sobre Michelangelo, Leonardo da Vinci e outros mais.

Então, essa será a nossa viagem pelo início da Renascença na Itália abordando sobre a biografia de Brunelleschi, obras e arte durante essa época.

De início, um dos seus maiores feitos foi a construção da cúpula de Florença, a Santa Maria di Fiore. Desse modo, Filippo mostrou sua magnífica inteligência ao mundo e recebeu honrarias e muita admiração das pessoas.

Arte No Início Da Renascença, Conheça Filippo Brunelleschi

Assim, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana tem o orgulho de escrever um pouco sobre essa personalidade italiana tão influente. E deseja que você aprenda o quanto esse gênio atuou na Idade Média e nos deixou um legado impressionante!

Arte italiana na Renascença

O baixo Renascimento italiano marca um momento crucial na história da arte. Sendo assim, foi quando a Itália mudou do estilo gótico da Idade Média para o estilo renascentista. Logo, Filippo Brunelleschi incorpora essa mudança.

Revolucionando a arte

Quando a Itália começou a se recuperar do caos econômico da Idade Média, cidades-estado ricas e independentes tornaram-se ferozmente competitivas. Então, eles queriam atrair os melhores e mais brilhantes artistas e pensadores.

Por isso, desenvolveu-se uma nova classe de ricos governantes mercantes. Com um objetivo artístico: obter os melhores produtos e serviços.

Desse modo, eles tinham juros e financiamento. Assim, os artistas poderiam pintar além de retratos e temas religiosos.

Na verdade, os comissários queriam seu domínio e habilidades. Então, a arte deveria impressionar. O estilo tornou-se mais naturalista, mostrando um interesse crescente pela ciência.

Os artistas agora estavam preocupados com as proporções e formas humanas, tanto na pintura quanto na escultura.

Com isso, nomes como Donatello, Ghiberti e Brunelleschi serviram de modelo para o mundo. E para artistas como Michelangelo e Leonardo da Vinci.

Biografia e principais obras de Filippo Brunelleschi

Filippo Brunelleschi, uma das personalidades mais proeminentes do Renascimento italiano foi um grande gênio. De acordo com o ano de seu nascimento (1377), ele pertenceu à Idade Média europeia.

Porém, alguns de seus princípios permaneceram muito influentes no início do período moderno.

Assim sendo, foi contemporâneo do poeta inglês Geoffrey Chaucer, um epítome da Idade Média. Logo, Brunelleschi nasceu na Toscana, uma das regiões mais avançadas da Europa naquela época.

Então, a obra mais importante de Brunelleschi é a magnífica cúpula da Catedral de Florença (Santa Maria del Fiore). Sendo assim, a enorme cúpula foi construída com cerca de 37.000 toneladas de material, incluindo quatro milhões de tijolos. Por fim, foi concluída em 1436, ou seja, antes do final da Idade Média.

A cúpula ainda está de pé, com mais de 114 metros de altura contando a cruz. Além de trabalhar na catedral, Brunelleschi projetou e/ ou construiu muitos outros edifícios do início do Renascimento, como a Capela Pazzi, a Basílica de San Lorenzo, o Ospedale degli Innocenti (Hospital dos Inocentes) etc.

Ele morreu em 1446, com 69 anos, e teve a honra de ser enterrado sob a magnífica catedral que ajudou a construir.

Brunelleschi – seus primeiros anos de vida

Já desde pequeno, o pai notou as habilidades de Filippo. Então, ele o ensinou a escrever e a usar o ábaco. Sendo assim, em 1392, tornou-se aprendiz na oficina de um ourives local, onde aprendeu design.

Foi quando conheceu Paolo dal Pozzo Toscanelli, comerciante e médico. Logo, Toscanelli ensinou geometria a Brunelleschi e outros princípios matemáticos.

Por fim, essas lições levaram Brunelleschi a desenvolver uma fórmula matemática para a perspectiva de um ponto. Desse modo, essa técnica pode ser usada para determinar o tamanho que um objeto em uma pintura deve ter em comparação com a distância que está. Com isso, ele redescobriu a perspectiva linear, incorporando-a em suas obras.

A competição artística e morte de Filippo Brunelleschi

Em 1401, Brunelleschi participou de uma competição. Assim sendo, os concorrentes tiveram que projetar as novas portas do Batistério da Catedral de Florença.

E outros participantes incluíram nomes como Ghiberti e Donatello. No final, os participantes concordaram que Ghiberti obteve os melhores resultados. Portanto, eles fizeram uma petição aos juízes, pedindo-lhes que lhe dessem a vitória.

Ainda assim, os painéis de Brunelleschi eram iguais em técnica e estilo. Então, o convidaram para ser o assistente de Ghiberti no projeto.

Todavia, ele recusou dizendo que preferia ser o melhor em algum outro empreendimento. Logo, isso deu início a uma competição feroz, mas amigável.

Brunelleschi viajou para Roma para estudar com Donatello. Sendo assim, trabalharam lado a lado, influenciando um ao outro.

Em 1418, Brunelleschi entrou em uma competição para encontrar o melhor método de construir uma estrutura em cúpula. Logo, desenvolveu várias máquinas.

Graças a eles, ele ganhou o direito de terminar a Catedral Gótica de Florença. O exterior de sua cúpula é tão esteticamente agradável quanto o interior. Além disso, seus projetos e técnicas podem ser vistos em muitos edifícios por toda a Itália.

Em 1421, Brunelleschi adquiriu a patente industrial de uma barcaça com equipamento de içamento. Então ele se tornou a primeira pessoa na história a deter tal patente. Em 1446, após uma longa carreira, Brunelleschi faleceu.

E você? Conte-nos o que achou sobre esse grande artista! Comente abaixo.