Você sabe o que tornou a bandeira italiana tão popular? Talvez, os restaurantes e lanchonetes! Pois, são os que vendem pizza, macarrão e sorvete em todo o mundo.
De certa maneira, eles “conquistaram” o mundo, trazendo as cores do país para qualquer lugar. Também a identificaram como um país italiano.
É tanto que em qualquer festa italiana, sem dúvida, o ambiente está decorado com as cores da bandeira. E também com os pratos típicos de massas.
Assim, ela é de três cores: verde, branca e vermelha. Além disso, possui três listras verticais do mesmo tamanho. E a cor verde sempre é colocada mais próxima do mastro.
E cada uma dessas cores apresentam um significado peculiar ao longo da história da Itália. Então, a cor verde representa as planícies e colinas.
Agora, a cor branca direciona para os Alpes Nevadas. Também a outras regiões montanhosas. Por fim, a cor vermelha representa o sangue derramado nas guerras de independência da Itália.
Por ter um valor em si, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz a você a história da bandeira italiana. Também descubra algumas de suas curiosidades.
A bandeira italiana ao longo das décadas
Muitas mudanças de design afetaram a bandeira italiana ao longo da história. Na verdade, a sua história representa e retrata a história do país.
Então, ela está desenhada em todo o caminho até o capítulo final. Eventualmente, isso levou à unificação do povo italiano sob uma nação em 1861.
Séculos XVIII e XIX
No final do século XVIII, várias regiões italianas adotaram uma bandeira tricolor verde, branca e vermelha. Assim, a inspiração do tricolor veio da França.
No final dos anos 1700, Napoleão controlava o norte da Itália. Então, o exército francês ocupou a maior parte do país.
Desse modo, a República Cisalpina adotou oficialmente o tricolor italiano em 1798. Logo, era uma bandeira quadrada, com três linhas verticais para representar as cores.
Em 1802, nasceu a República Italiana. Sendo assim, esse era um estado napoleônico que incluía o norte da Itália.
Pode ser fácil confundi-lo com a moderna República Italiana. Exceto, essa era uma história totalmente diferente. Enquanto as cores permaneceram, o design mudou um pouco, embora ainda fosse um quadrado.
A bandeira da República Italiana era vermelha. Além disso, com um losango branco no centro e um quadrado verde no meio do branco.
Assim, três anos depois, a República Italiana de Napoleão se tornou o Reino da Itália. E quando o conquistador francês se tornou imperador. Dessa vez, o quadrado tornou-se retangular.
Além disso, a águia de Napoleão estava no centro. Portanto, essa bandeira permaneceu em uso durante o governo de Napoleão. E durou até 1814.
O caminho para a unificação
Os estados italianos não foram amplamente unidos. E sob uma única bandeira novamente até o ano de 1848. Sendo assim, foi nesse tempo que a bandeira tricolor se tornou a bandeira nacional italiana.
Logo, apresentava listras verticais em vermelho, branco e verde. Além disso, o brasão da família Savoia estava sendo exibido no centro.
Assim, mais tarde, as regiões venezianas e romanas adotaram bandeiras semelhantes. Por fim, essa etapa simbolizou o caminho para a unificação dos estados italianos.
Bandeira italiana de Savoias
Roma se tornou a capital do Reino da Itália em 1872. Então, para marcar esse evento histórico, uma coroa foi adicionada ao centro da bandeira.
Desse modo, o rei Vittorio Emanuele II fez a mudança, enquanto o brasão de Savoia permaneceu. Logo, pelo menos até 1946, a Itália encerrou oficialmente a monarquia.
Para marcar esse evento histórico, a bandeira consistia apenas nas listras verticais vermelhas, brancas e verdes. Logo, sem logotipos ou figuras extras. E a bandeira italiana é assim até nos tempos atuais.
VII – Curiosidades da bandeira italiana
A Itália é um lugar adorável para visitar nas férias e com muitas atividades interessantes para fazer. Como uma República Democrática, a bandeira italiana ocupa um lugar especial. E sua definição está na cultura e simbolismo do país.
Assim sendo, os italianos têm tanto orgulho de sua bandeira que sua comida, roupa, sapato, salada e gelato adornam as cores da bandeira italiana.
Então, é evidente que os italianos têm orgulho de sua bandeira. E, provavelmente, você notará isso em sua próxima visita a esse país.
Logo, vejamos agora VII curiosidades interessantes sobre a bandeira italiana.
I – As três cores possuem significado como lido anteriormente. Ademais, tem as listras do mesmo tamanho;
II – Há um dia nacional a cada ano em que o país celebra a bandeira italiana. E está sendo chamada de Dia Tricolor (07 de janeiro);
III – Em 1796 foi o ano que pela primeira vez a bandeira da Itália foi adotada;
IV – A bandeira italiana seria parcialmente inspirada na bandeira da França;
V – Um ex-presidente italiano, Silvio Berlusconi, tentou mudar as cores;
VI – Em 21 de agosto de 1789 foi o primeiro dia em que as cores da bandeira italiana foram usadas;
VII – A bandeira italiana na sua forma atual estava sendo adotada após a segunda guerra mundial. Assim, em 1 ° de janeiro de 1945, após a Itália se tornar uma república.
Compartilhe conosco sobre sua paixão pela bandeira italiana e o que ela representa para você!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.