Janeiro é o coração do inverno na Itália. Assim, esse primeiro mês do ano é um dos mais frios e viajar nessa época significa que é mais provável encontrar temperaturas muito baixas. Também terá alguns dias chuvosos e, em muitas partes da Itália, pelo menos há um pouco de neve.
No entanto, isso não significa que janeiro seja um mês ruim para visitar a Itália. Na verdade, existem várias vantagens em viajar nessa época. Também é possível que o clima o surpreenda e tenha lindos dias de sol.
Para planejar a sua viagem com toda a segurança, sem surpresas, aqui estão dicas de viagem para visitar a Itália no inverno. Então, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz a você uma visão geral do clima, os melhores lugares para visitar. Também o que reservar com antecedência, vantagens de passar janeiro, o mês do inverno na Itália.
Vantagens de viajar no inverno na Itália
As vantagens de viajar para a Itália no inverno são:
- Multidões menores, especialmente, no meio e no final do mês;
- Preços mais baixos (baixa temporada);
- Ótimas compras – janeiro é a temporada de boas vendas;
- Tempo muito frio com possibilidade de chuva e neve;
- Atrações turísticas específicas para esse clima.
No geral, janeiro é o melhor mês para visitar a Itália para quem aprecia baixas temperaturas. Portanto, pode ser um mês adorável se você não se importar em aproveitar a atmosfera lenta da baixa temporada.
Inverno na Itália: visão geral do clima
As condições meteorológicas na Itália em janeiro dependem de onde você está. À primeira vista:
- Bolzano (fuga para as Dolomitas): 7°C / -4°C;
- Milão: 7° / 2°C – média de 6 dias de chuva;
- Roma: 12° / 3°C – média de 7 dias de chuva;
- Palermo: 15° / 10°C – média de 8 dias de chuva.
Inverno na Itália: festividades e celebrações que você precisa saber
O inverno na Itália traz algumas festividades que podem impactar a sua viagem. Sendo assim, a primeira semana do mês de janeiro ainda faz parte do período de festas natalinas.
E algumas atrações fecham em dias específicos. Então, em particular:
- 1 de janeiro – feriado nacional. Logo, a maioria das atrações, incluindo o Vaticano, o Coliseu e a Galeria Uffizi, está fechada nesse dia;
- 6 de janeiro: A Epifania, um feriado nacional;
Isso marca o fim das festividades de Natal (é o último dia para a maioria das feiras de Natal), por esse motivo, algumas atrações podem fechar.
Os melhores lugares para visitar o inverno na Itália
Dolomitas
Se você está procurando férias esquiando na Itália, então, você vai adorar o inverno na Itália na região das Dolomitas!
Lago Misurina no inverno com montanhas nevadas
As condições exatas da neve variam de ano para ano e de localidade para localidade. No entanto, as opções são tantas que você com certeza encontrará uma para você.
Vale destacar que você não vai poder fazer caminhadas nessa época, então, se quiser passear, o verão é a melhor opção.
Roma
Janeiro é o mês mais frio do ano em Roma e muito mais inverno, porém, não é desagradável visitar a Cidade Eterna.
Roma está agitada e vibrante com a alegria do Natal até o dia 6 de janeiro. E, em seguida, entra em uma época tranquila e adorável de poucas multidões e atmosfera local.
Então, esse é um momento maravilhoso para ver Roma como ela é! Desse modo, janeiro é uma boa época para visitas em museus, compras e refeições quentes na trattorie local.
Veneza
Veneza é excepcionalmente romântica, entretanto, não é um mês que todo mundo vai adorar. Logo, o clima é imprevisível nesse momento e você vai precisar de casacos quentes, botas, cachecóis e um chapéu.
Como você pode imaginar, Veneza fica muito úmida no inverno e isso afetará quanto tempo você poderá aguentar essa temperatura.
No entanto, a cidade tem tantos museus, lojas e restaurantes maravilhosos que você nunca estará longe de um interior aconchegante. Enfim, Veneza é charmosa e confortável nessa época.
Florença e Toscana
Florença fica bem fria no inverno na Itália, mas se você estiver feliz desse jeito, é quando a cidade está mais silenciosa. Então, poderá percorrer um longo caminho para que aproveite suas ruas calmas e tranquilas antes muito movimentadas.
Esse é um bom momento para visitar muitos dos famosos museus de Florença. E, se você chegar lá durante as semanas com boas vendas, pode ser um paraíso para comprar com descontos e promoções incríveis.
Além disso, janeiro também é uma época maravilhosa para saborear a comida toscana, que aquece, apetece e fica perfeita com uma taça de vinho tinto local!
Ademais, a paisagem toscana fica fria em janeiro. E você também pode ver a neve em altitudes mais elevadas.
Você ainda pode visitar as vilas no topo das colinas. Todavia, janeiro é uma época para museus mais do que atividades ao ar livre. Por isso, fique mais perto possível de Florença e das principais cidades da Toscana (Siena, Lucca, Pisa).
Sicília
Sicília pode ficar bem fria em janeiro. Assim, no geral, o inverno é ameno e você também pode ter um ocasional dia de sol agradável que o fará sentir que é a primavera, e não o auge do inverno!
Dessa maneira, essa é uma época tranquila na Sicília. E, embora você não possa passar férias no mar e ter sol no inverno, poderá visitar todas as principais atrações da Sicília.
E isso sem o sol escaldante que torna isso tão difícil no verão. Por fim, os bons lugares a ir são Taormina, Siracusa e o Vale dos Templos.
O inverno na Itália é um tempo bom para aproveitar e você pode sentir como é o frio italiano. Então, se você já teve essa experiência, compartilhe conosco.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.