Como os italianos comemoram o Natal
A semana de Natal na Itália significa uma única coisa: festa! Assim como qualquer outro país, a Itália tem suas próprias tradições natalinas.
Entretanto, os alimentos italianos de Natal são previsivelmente distintos por sua variedade e riqueza. Então, o Natal é uma época de abundância, mesa farta.
Desse modo, os italianos sentam-se por longo tempo (cerca de 6h ou 7h) em festas com muitos tipos de pratos. E isso é bem mais comum de acontecer que na Páscoa ou em outros feriados.
Então, o que eles comem no Natal? Depende muito da região. Porém, a família tem grande influência, pois também é uma celebração entre cada um que tem as suas próprias receitas.
Como os italianos comemoram o Natal – Pequeno guia para a refeição
Benini & Donato Cidadania Italiana preparou um pequeno guia para esse evento natalino. E, assim, você pode ver todos os doces e salgados típicos da Itália no Natal. E, talvez, tente comer alguns deles já para este ano.
1 – Véspera de Natal em como os italianos comemoram o Natal
A tradição católica proíbe o consumo de carne nas noites antes dos feriados religiosos. Então, a maioria dos italianos, prepara um banquete de peixe na véspera de Natal. Logo, é tão abundante que quase não se nota a falta de carne.
Se você for a uma peixaria na manhã do dia 24 em qualquer cidade italiana, verá centenas de peixes onde a ênfase está no frescor e na variedade. E há também frutos do mar. Mas, claro, também tem macarrão.
O primeiro alimento de nosso guia de massas é o espaguete. Então, o Spaghetti alle vongole (espaguete com amêijoas) é um clássico italiano.
2 – Dia de Natal
Historicamente, especialmente no sul da Itália, o Natal era um dos poucos dias do ano em que os menos privilegiados podiam comer pratos ricos e caros feitos com carne, açúcar e temperos exóticos.
Os motivos podem ter mudado, mas a tradição não mudou. Assim, a maioria dos italianos sentam-se para um almoço de Natal bem generoso, com uma dúzia ou mais de pratos diversificados.
Os antepastos (aperitivos) quase sempre incluem carnes e queijos. Na verdade, muitas regiões têm “salames de Natal” especiais, que devem ser curados até as festas de fim de ano.
Agora, os pratos mais elaborados também são comuns, como o vitello tonnato (vitela assada fria com molho de maionese recheado de atum), ou infinitas variações de fritas. Portanto, rolinho de vitela assado, um prato típico de carne durante o Natal na Itália
Agora, quanto as sobremesas, há centenas de doces italianos tradicionais de Natal. Porém, os dois mais comuns são o panetone e o pandoro.
Ambos são bolos doces, parecidos com pão, cujas caixas podem ser encontradas empilhadas nas lojas nas semanas anteriores ao Natal.
Assim, o panetone tem origem de Milão e é um bolo fofo, com formato um pouco parecido com um muffin enorme, pontilhado com frutas secas e passas. Aqui no Brasil tem bastante em supermercados.
Este último, o pandoro (literalmente, “pão dourado”) é de Verona, em forma de estrela, de textura mais úmida e densa, geralmente servido com açúcar de confeiteiro.
3 – Dia após o Natal
Você pensaria que, após a maratona de comida no dia de Natal, os italianos usariam o dia seguinte para relaxar sozinhos. Nada disso, pois a forma como os italianos comemoram o natal é bem distinto.
O Dia de Santo Estêvão geralmente envolve mais um almoço em família. Talvez, não tão grande quanto nos dias anteriores, mas um almoço sério, mesmo assim.
No dia 26, muitos italianos exibem suas proezas com as sobras do dia anterior. Entretanto, não estamos falando sobre reaquecimento em um micro-ondas.
Desse modo, o restante da comida do almoço de Natal é retrabalhado, reaproveitado e enriquecido. As sobras de massa serão misturadas com ovos e queijo para fazer uma frittata di pasta.
A carne cozida será ralada e cozida com tomates e vegetais. As sobras de carnes curadas e sobremesas do dia anterior serão servidas para completar a refeição, pois foi comprado mais do que o suficiente para o Natal.
Junto com as sobras, algumas famílias também oferecem novos pratos para o dia após o Natal. Então, há aqueles italianos que sempre faz sobras de caldo com macarrão e de carne cozida.
E, depois faz salsichas grelhadas e rabe de brócolis como segundo prato. Agora, para o período da noite, muitos fazem crespelle – massa frita que pode ser recheada com queijo ou enrolada no açúcar.
Hum, muita comida deliciosa na Itália, verdade? Se você já provou algum desses listados, compartilhe a sua experiência. E se você sabe de algum outro prato em como os italianos comemoram o natal, então, comente!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.