Calábria é uma das regiões mais antigas da Itália. Assim, pode-se dizer que as primeiras evidências da presença humana na região data de 700 mil anos a.C. Então, por volta de 3.500 a.C, surgiram as primeiras aldeias nesse lugar.
No século VIII a.C, os gregos controlavam a região. E era uma área muito importante para a Magna Grécia. Logo, a Calábria foi posteriormente conquistada pelos romanos no século II a.C.
Após a queda do Império Romano, a região foi vítima dos godos, dos bizantinos. E, posteriormente, dos longobardo por volta do século IX a.C.
Essa pequenina história explica um pouco sobre o que você explorará de Calábria nesse post. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana faz questão de abordar.
X coisas para explorar em Calábria, uma região antiga ao Sul da Itália
Portanto, abaixo estão X coisas que você pode explorar em Calábria, caso decida viajar para lá. Por isso, esperamos que goste de descobrir o que reserva esse local. E, assim, encontre mais animação de ir.
I – Uma explosão do passado: a cidade de Stilo
O seu passeio na Calábria não pode ser considerado satisfatório sem uma parada na cidade de Stilo, província de Reggio Calabria. Então, a pequena cidade, lar do famoso filósofo Tommaso Campanella, parece imune à passagem do tempo.
Assim, possui um centro histórico que, de fato, ainda está perfeitamente preservado. Além disso, é a grande atração da cidade, juntamente com o assentamento bizantino de Cattolica di Stilo.
II – San Nicola Arcella: o mirante do mar Tirreno
Uma das paradas obrigatórias de sua viagem pela Calábria é na comuna di San Nicola Arcella, na província de Cosenza. Sendo assim, com vista para o Mar Tirreno, oferece uma visão espetacular.
E isso tem um motivo: ele abrange todo o Golfo de Policastro, desde a Ilha Dino até Palinuro. Portanto, visite a torre de vigia da baía, chamada Crawford Tower. E o magnífico arco rochoso apelidado de Arco Magno.
III – Tropea: a pérola azul da Calábria
Tropea, localizada na província de Vibo Valentina, é certamente uma das cidades mais belas e fascinantes na costa leste da Calábria. Então, um mergulho nas suas esplêndidas águas, azuis e límpidas como as das Maldivas. Portanto, é uma experiência única e imperdível.
De grande valor histórico, vá ao Santuário de Santa Maria dell’Isola. Pois, ele está construído sobre uma rocha.
IV – A fortaleza de Le Castella: entre a história e o mar
A fortaleza aragonesa de Le Castella, uma pequena fração do município de Isola di Capo Rizzuto (Crotone), está entre os monumentos mais prestigiados da Calábria. A fortaleza, unida ao continente apenas por uma pequena faixa de terra, é o que resta da antiga “constelação de castelos” presente nos tempos antigos naqueles lugares.
Desse local é possível admirar, graças a câmeras especiais, as profundezas da Reserva Marinha do Capo Rizzuto. Logo, é um dos espetáculos naturais mais característicos da Europa.
V – Parque Natural da Sila: uma terra mágica na Calábria
A fascinante região da Calábria oferece não apenas monumentos antigos e praias ensolaradas e limpas, mas também reservas naturais espetaculares.
Entre elas está o Parque Natural da Sila que abrange as províncias de Catanzaro, Cosenza e Crotone. Assim, nesse lugar, você pode ter uma experiência única, imerso na flora e fauna típicas do lugar, a anos-luz do estresse da metrópole…
VI – A cidade fantasma de Pentedattilo
Se você é apaixonado por história e mistério, sua estadia na Calábria deve incluir necessariamente uma visita a Pentedattilo. Logo, ela é uma pequena fração do município de Melito Porto Salvo (Reggio Calabria).
Desse modo, o nome singular da vila deve-se à sua posição característica na falésia do Monte Calvário, quase formando uma mão gigantesca… Hoje a antiga aldeia está completamente abandonada. Logo, a torna ainda mais sugestiva e fascinante: então está pronto para a “caça ao fantasma”?
VII – O chamado dos antigos: o Parque Arqueológico de Escolácio
Uma viagem à Calábria também é uma oportunidade de refazer a história em busca dos vestígios da Magna Grécia e da Roma Antiga. Para isso, é imprescindível uma visita ao Parque Arqueológico de Escolácio. E ele fica no município de Borgia, província de Catanzaro.
Lá você encontrará os restos mortais da colônia grega Skylletion, mais tarde renomeada pelos romanos Scolacium. Então, você está pronto para ouvir o chamado do passado?
Leia mais: Os quatro lugares mais bonitos do Lago de Garda: Bardolino, Malcesine, Peschiera e Verona
VIII – Os bronzes de Riace: uma beleza absoluta na Calábria
Um passeio pela Calábria certamente não estaria completo sem uma parada adequada em Reggio Calabria. Assim, está na ponta da bota e você pode contemplar “a nudez heróica dos bronzes de Riace”.
As duas estátuas colossais têm, respectivamente, 1,98m e 1,97m de altura e pesam 160 kg cada. Assim, um mergulhador as encontrou em 1972, na marina de Riace, no mar Jônico.
Então, as esculturas são preservadas no Museu Arqueológico Nacional de Reggio Calabria. E devem ser consideradas o protótipo ideal da beleza masculina.
IX – Crotone: o berço da civilização
A viagem à Calábria “em busca do tempo perdido” não pode ser separada de uma visita a Crotone, “berço da civilização”. Sendo assim, duas etapas são fundamentais:
- A primeira é no Museu Arqueológico Nacional – você pode acompanhar todas as fases evolutivas da antiga cidade de Kroton. Assim, foi fundada na segunda metade do século VIII a.C;
- A segunda é no Parque e Museu Arqueológico de Capo Colonna. Desse modo, é possível seguir o caminho de transição entre as idades gregas e romanas.
X – Onde dormem os deuses: Parque Nacional do Pollino, na Calábria
Para os amantes da natureza, uma parada no Parque Nacional Monte Pollino é fundamental. Pois, em grande parte se espalha pelo território calabrês. Logo, suas principais atrações são:
- Gole del Raganello;
- Valle del Fiume Lao;
- Valle del Fiume Argentino.
E estão localizadas nas cidades de San Lorenzo Bellizzi, Papasidero e Orsomarso. E, então, você poderá praticar seus esportes favoritos: rafting, passeios de mountain bike. Como também montanhismo e excursões espeleológicas (ciência que estuda as cavernas).
Se você já teve a experiência de conhecer essa região ao Sul da Itália, a Calábria, então, compartilhe como foi! Queremos saber como se sentiu e quais lugares visitou. Comente!
Confira: Além das grandes cidades, experimente outros destinos turísticos atraentes na Itália – Parte I
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.
2 Comments
Muito lindo!!
João, Sou suspeito pra falar a respeito da Calábria, afinal de lá que vieram meus antepassados os Donato, de Orsomarso, Província de Cosenza.
Então o que sugiro pra ser imparcial e não ser injusto com as demais regiões é : conheça a Calábria !!! Você não pode deixar de gravar isto na sua memória