História do Panteão de Roma e sua bela arquitetura

Compartilhe em suas redes

Panteão, o edifício antigo mais completo de Roma, na Itália, foi construído como um templo para todos os deuses que eram adorados na época. Entretanto, mais tarde, ele foi consagrado como uma igreja cristã. E quem o fez foi o Papa Bonifácio IV.

Talvez, você ouviu que o Panteão de Roma foi a maior cúpula do mundo por mais de mil anos. E, de fato, temos de concordar.

Ainda uma igreja ativa, essa maravilha arquitetônica continua a atrair multidões diariamente. E está entre o Patrimônio Mundial da UNESCO do centro histórico de Roma.

História do Panteão de Roma

O Panteão Romano é o monumento com maior número de registros. Sendo assim, é o mais bem preservado, com a maior cúpula de tijolos da história da arquitetura. Bem mais que isso, ele é considerado o precursor de todos os locais de cultos modernos.

Além disso, é a mais copiada e imitada de todas as obras antigas. Então, não é à toa que Michelangelo sentiu que era obra de anjos, não de homens.

A sua localização não foi escolhida por acaso, mas é um local lendário na história da cidade. Pois bem, segundo a lenda romana, é o lugar onde o fundador de Roma, Rômulo, quando morreu, foi agarrado por uma águia. E, em seguida, levado para os céus com os deuses.

É tão fantástico isso que vale a pena mostrar um pouco de sua história e arquitetura. Então, vamos embarcar nessa viagem conhecendo mais sobre esse monumento impressionante?

Confira aqui, no blog Benini & Donato Cidadania Italiana, algumas informações sobre a sua história, arquitetura, além de outras informações.

Panteão de Roma

História datada dos romanos

O Panteão de Roma foi construído em 125 d.C pelo Imperador Adriano, que viajou muito. Então, ele queria dedicar um templo aos deuses locais. Como também aos estrangeiros para servir como um centro de adoração na cidade cada vez mais de maneira global.

Assim, o templo abrigava estátuas de vários deuses pagãos. E oferecia sacrifícios de animais até ser fechado por um império romano recém-cristão em 356 d.C.

Enfim, o Panteão foi a primeira igreja pagã a ser cristianizada. Também foi reedificada à Virgem Maria e a todos os santos em 609 d.C.

Cultura significante

O Panteão foi estudado no século XVI por Michelangelo antes de iniciar o projeto da Basílica de São Pedro no Vaticano. Assim, nos últimos dois séculos, o Panteão serviu de inspiração para muitos edifícios famosos. Logo, incluindo o memorial Thomas Jefferson em Washington, d.C.

Como também a capital do estado da Califórnia em Sacramento. Por fim, o Panteão de Roma é listado como um dos “grandes edifícios espirituais do mundo”. E está na Coleção Grandes Edifícios da “Semana da Arquitetura”.

Localizado no Antigo Centro Histórico de Roma

O Panteão está localizado no coração do antigo centro histórico de Roma, a duas quadras a leste da Piazza Navona. Também a duas quadras a oeste do Collegio Romano.

Para tanto, fora da grande varanda frontal do Panteão, a Piazza della Rotonda abriga um obelisco egípcio que foi erguido pelo Papa Clemente XI.

De igual modo, a área ao redor do Panteão é um dos destinos de vida noturna mais badalados de Roma. Por fim, há muitos restaurantes, gelaterias e bares.

Arquitetura do Panteão de Roma

Para começar, vamos começar com o exterior do Panteão de Roma. Logo, o seu pórtico é construído em estilo grego. E o Imperador Adriano era um Grecófilo.

As colunas, difíceis de perder, têm 12 metros de altura e um metro e meio de diâmetro. É verdade, olhar para a fachada do prédio vai te dar arrepios, mas espere até ver o que está dentro – espetacular!

Para tanto, o Panteão de Roma é considerado uma rotunda, uma estrutura de tambor circular. Assim, é perfeito matematicamente e a sua cúpula tem uma abertura no centro. 

Para colocá-lo em números, a altura da esfera é igual ao raio e é de 43,3 metros (142 pés). Na verdade, o Panteão de Roma ainda detém o recorde mundial por ter a maior cúpula de concreto, sem suporte.

Interior do Panteão de Roma – Oculus

A abertura no centro, em seu interior, é conhecida como óculo ou “olho” em latim. Sendo assim, apesar de seu simbolismo religioso como “janela para o outro mundo”, o propósito da inauguração é de extrema importância para a engenharia e estabilidade do Panteão. Além disso, o Oculus é a única fonte de luz natural do edifício.

Em 21 de abril, ao meio-dia (aniversário de Roma), quando o sol está no equinócio, um raio de sol entra pelo Oculus do Panteão. E sai pela grade acima do portão de entrada.

Como resultado, a luz passa pela grade e ilumina um pátio. Então, para colocar em perspectiva de como isso é alucinante, pense em como os antigos romanos construíram o Panteão para criar esse efeito há 2 mil anos. De fato, surpreendente!

Recursos interessantes

Um hemisfério perfeito com 142 pés de altura e 142 pés de largura, o Panteão tem um único feixe de luz em seu ápice. E foi construído para liberar a fumaça das oferendas.

O alpendre frontal apresenta 24 colunas coríntias de granito egípcio que conduzem os visitantes às portas de bronze maciço. E estas se abrem para a câmara interna circular.

Um ícone de Maria e a criança do século VII fica em frente à entrada sobre o altar principal. Ademais, o túmulo do famoso artista renascentista Rafael está localizado na parede do lado esquerdo da cúpula.

Como é impressionante e admirável esse monumento do Panteão de Roma, verdade? Assim, compartilhe conosco a sua experiência desse local, se você já teve a oportunidade de estar lá e como se sentiu.

Confira também: Música italiana, origem, história, estilos e ritmos diversificados – Parte I

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

8 Comments

  1. Parabéns à Benini e Donato por nos oferecer estas informações históricas com a mesma qualidade, profissionalismo e excelência de seus serviços

    • Obrigado Denoyer, isto é o mínimo que podemos compartilhar diante da confiança que em nos depositaram .

  2. Muito legal, história,!!!
    De todas as postagens, que até agora lí, a que mais me encantou, foi sobre culinária.

    • Tem dúvida do porque José ?
      Sua” italianíssidade “ fala mais alto . Rsrs

    • Exatamente isso Isabela !!!
      Está foto eu e minha esposa fizemos no Panteão em Setembro de 2019 e a energia do lugar é realmente muito alta e contagiante

    • Obrigado Cesar Augusto, vocês que são clientes maravilhosos em confiar a nós vossas histórias familiares e processos de reconhecimento da cidadania italiana

Leave A Reply