O Que Fazer Em Milazzo, Na Sicília?

O Que Fazer Em Milazzo, Na Sicília? Foto: Freepik

Ilhas Eólias, castelos, praias, porto, além da bela paisagem encantará a sua viagem sobre o que fazer em Milazzo, na Sicília. Até porque todos os seus atrativos se destacam devido a região bem posicionada, a qual é perto do mar.

Ainda mais, Milazzo com o seu porto, é o ponto de partida para todos aqueles que desejam visitar as Ilhas Eólias. Na verdade, é assim que a cidade está frequentemente descrita, ou seja, simplesmente como um ponto de partida para outro destino.

Assim, a cidade está localizada na costa Nordeste da Sicília, na Itália. Então, conhecida por sua história rica, suas praias deslumbrantes e seu porto, que é a porta de entrada para as Ilhas Eólias.

Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana apresenta algumas atividades e locais sobre o que fazer em Milazzo, na Sicília. E, assim, você tenha dias de momentos divertidos, relaxantes e saiba aproveitar cada minuto.

O Que Fazer Em Milazzo, Na Sicília?

Aqui estão algumas coisas sobre o que fazer em Milazzo.

Castelo de Milazzo

Visite o impressionante Castelo de Milazzo, uma fortaleza que oferece vistas panorâmicas da cidade e do mar. Ademais, o castelo possui uma mistura de estilos arquitetônicos devido às várias adições ao longo dos séculos.

Aliás, está localizado na cidadela fortificada de Milazzo, que é a maior da Sicília com 7 hectares de extensão. Então, existem há mais de 6.000 anos de história que estão encerrados dentro das suas paredes!

Por fim, na verdade, assentamentos pré-históricos, gregos, romanos, bizantinos, árabes, normandos, espanhóis da Suábia, austríacos e ingleses foram encontrados nesse local.

Praias, um dos melhores atrativos sobre o que fazer em Milazzo

Milazzo tem praias encantadoras onde você pode relaxar e desfrutar do sol. Assim, a Spiaggia di Ponente e a Spiaggia di Levante são algumas das praias populares.

Além disso, você pode aproveitar para nadar, fazer snorkeling ou simplesmente relaxar na areia.

Praia de Ponente

Também a praia mais famosa de Milazzo é a praia de Ponente. E que está totalmente equipada com espreguiçadeiras, refrescos e instalações sanitárias.

A praia em si tem seixos pequenos, brancos e polidos e o mar é cristalino. Em suma, esta praia oferece estacionamento nas proximidades.

Praia de Vaccarella

Ademais, a linda praia de Vaccarella fica em uma área de pesca. Logo, tem muitos barquinhos flutuando ao longo da costa com suas redes estendidas ao sol para secar.

Confira: Lugares paradisíacos na Itália – Sicília e Sardenha, as duas maiores ilhas italianas

Praia de Croce di Mare

Mas os moradores geralmente escolhem Croce di Mare, que é variado com areia, seixos e partes rochosas. Assim, você verá uma pequena estátua no final das rochas.

Piscina de Vênus

Há também a Piscina di Venere, uma série de piscinas de água salgada. Como também a água é límpida e oferece um local encantador para relaxar.

A Piscina de Vênus é uma reserva natural pitoresca. E está localizada no final de uma trilha pitoresca na ponta de uma península em Milazzo.

A piscina, de águas cristalinas e bordas rochosas, é cercada por cactos. Também flores e oliveiras que levam à costa acidentada.

Os turistas podem desfrutar de uma excelente caminhada a partir da Marina Port Lungo-Mare. Além disso, caminhar ao longo da costa oeste antes de cruzar a espinha da península para chegar a monumentos famosos como o santuário, o cabo, o castelo ou a fortaleza.

Ilhas Eólias, um dos atrativos famosos sobre o que fazer em Milazzo

O porto de Milazzo é um ponto de partida para as Ilhas Eólias, um arquipélago deslumbrante. É certo que você pode fazer passeios de barco para visitar ilhas como Lipari, Vulcano e Stromboli. Stromboli, em particular, é famosa por seu vulcão ativo que entra em erupção periodicamente.

Centro Histórico

Explore o centro histórico de Milazzo, onde você encontrará ruas pitorescas, praças charmosas e edifícios antigos. Dessa forma, uma ótima maneira de mergulhar na atmosfera local e descobrir a cultura siciliana.

Catedral de San Pancrazio, um dos locais sobre o que fazer em Milazzo

Visite a Catedral de San Pancrazio, uma igreja que possui uma bela fachada e elementos arquitetônicos interessantes. Além disso, seu interior também é notável, com obras de arte e decorações sacras.

Passeio pelo Porto

Dê um passeio pelo porto de Milazzo, onde você pode ver barcos de pesca coloridos, iates e ferries que se dirigem para as ilhas. Enfim, um lugar animado, repleto de vida marítima.

Gastronomia

Aproveite para saborear a deliciosa culinária siciliana. Também experimente pratos locais, como arancini (bolinhos de arroz recheados), pasta com frutos do mar frescos e cannoli (sobremesa recheada).

Mercado de Peixe

Se você estiver interessado na cultura local, visite o Mercado de Peixe de Milazzo. Você poderá ver uma variedade de frutos do mar frescos e sentir a atmosfera animada do mercado.

Leia mais: O que fazer na Sicília – Parte I

Museus, uma das atrações sobre o que fazer em Milazzo

Se você gosta de história e arte, considere visitar os museus locais, como o Museu Arqueológico Regional de Milazzo. Enfim, exibe artefatos históricos da região.

Duomo di Santo Stefano Protomartire

O Duomo di Santo Stefano Protomartire é uma impressionante e majestosa catedral católica, tanto externa quanto internamente. E abriga obras de arte valiosas de vários séculos, incluindo do XV ao XIX.

Com a sua alta torre sineira adornada com um relógio, esta catedral não é apenas visualmente impressionante, mas também tem significado durante a celebração de Santo Stefano, padroeiro de Milazzo, em setembro.

Atividades ao ar livre

Além das praias, há oportunidades para caminhadas e atividades ao ar livre nos arredores de Milazzo. Portanto, aproveite as trilhas costeiras que oferecem vistas deslumbrantes do mar e da paisagem circundante.

Essas são apenas algumas das muitas atividades sobre o que fazer em Milazzo. Logo, a cidade oferece uma mistura encantadora de história, cultura e belas paisagens.

Seguramente, proporcionarão uma experiência memorável durante a sua visita. E, se desejar, conte-nos a sua experiência!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Cozinha De Pettenasco, Em Piemonte E Seus Pratos Principais

Cozinha De Pettenasco, Em Piemonte E Seus Pratos Principais Foto: Freepik

Rica e saborosa, a cozinha de Pettenasco, em Piemonte, combina com os seus vinhos Nebbiolo poderosos e ricos em taninos. Além disso, há os famosos vinhos Barolo, Barbaresco e Barbera.

Ademais, a região abriga carne bovina de renome mundial, o movimento Slow Food e a famosa trufa branca Alba, Tartufo Bianco d’Alba.

Então, a culinária de Pettenasco, uma cidade localizada na região de Piemonte, na Itália, é conhecida por sua rica tradição gastronômica. E que reflete os sabores e ingredientes característicos da região.

Também é famosa por sua produção de trufas, vinhos de alta qualidade e pratos ricos em sabores intensos. Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana destacará hoje a cozinha de Pettenasco.

Pratos Principais da Cozinha De Pettenasco, Em Piemonte

Aqui estão alguns pratos principais típicos da cozinha de Pettenasco, na região de Piemonte:

Risoto de Açafrão (Risotto allo Zafferano)

O risoto, um prato icônico na culinária italiana e, em Piemonte, muitas vezes, preparado com açafrão. Enfim, ele dá uma cor amarelo-dourado e um sabor distinto ao prato.

Agnolotti del Plin, um dos pratos da cozinha de Pettenasco

Agnolotti são pequenos raviólis recheados com uma mistura de carne, vegetais e temperos. Logo, a variedade “del Plin” refere-se à maneira tradicional de fechar esses raviólis à mão.

Para tanto, Agnolotti é como um ravióli bem pequeno. Aliás, tradicionalmente, recheado com vitela, mas hoje é possível encontrar plin com carne de porco, vaca, coelho ou legumes.

Em piemontês, plin significa literalmente ‘beliscar’ porque a massa comprimida durante a montagem. Além disso, o recheio está sendo colocado entre as camadas de massa, depois cortado e comprimido. Em suma, servido com ragu à base de carne ou manteiga e sálvia.

Brasato al Barolo

Este é um prato de carne cozida lentamente, normalmente carne bovina, que é marinada em vinho Barolo, um vinho tinto da região. Nesse sentido, o resultado é uma carne incrivelmente macia e saborosa.

Para tanto, este prato tradicional é mais uma ode à requintada carne bovina da região. Ademais, a vitela é marinada durante a noite em Nebbiolo, seja Langhe Nebbiolo, Nebbiolo d’Alba, Barolo ou Barbaresco. Em seguida, é refogado até ficar macio com ervas e vegetais e servido com Barolo ou Barbaresco.

Leia mais: Culinária de Turim, em Piemonte, na Itália

Bollito misto

Um prato de carne cozida, em que uma variedade de carnes, como carne de boi, frango e linguiças. Assim, cozidas juntas e normalmente servidas com molhos e acompanhamentos.

Fonduta, um dos pratos da cozinha de Pettenasco

Uma versão italiana do fondue, onde o queijo derretido, muitas vezes queijo Fontina da região. Dessa forma, servido como um molho para mergulhar pedaços de pão.

Vitello Tonnato

Um prato frio de vitela cozida, fatiada finamente e servida com um molho de atum cremoso. Dessa maneira, acompanhado de alcaparras e limão.

Polenta

Embora a polenta seja consumida em toda a Itália, em Piemonte ela é especialmente valorizada. Enfim, feita a partir de farinha de milho cozida e pode ser servida como uma base para diversos molhos e carnes.

Fritto Misto alla Piemontese

Uma seleção de carnes e vegetais fritos em uma massa leve. Logo, resultando em uma combinação crocante e saborosa.

Linguiça Piemontesa com Lardo, prato na cozinha de Pettenasco

Linguiças locais acompanhadas de lardo (gordura de porco curada) para um sabor rico e indulgente.

Bagna Cauda

Um prato de mergulho típico de Piemonte, consistindo em legumes crus que são mergulhados em um molho quente feito de alho, azeite de oliva e anchovas.

Bagna Cauda é um alimento básico da região. Era uma vez esta iguaria romântica que dava início às refeições piemontesas.

O fondue de anchova e alho à base de azeite é servido em fogo aberto para mantê-lo aquecido durante toda a refeição. Em piemontês bagna cauda significa “banho quente”.

Confira: Cozinha de Piemonte no Outono para quem ama vinhos – A melhor estação do ano

Tradicionalmente, o prato ocupava o centro das atenções na mesa, ladeado pela comida e pelo vinho. De acordo com o Wine Pass Italy de Piemonte, os trabalhadores da colheita comeram com vontade nas tigelas de terracota, mergulhando vegetais cortados grosseiramente no molho suave.

A sua riqueza e a variedade de vegetais sazonais para mergulhar fazem dele um prato popular do outono ao inverno. Aliás, gostam de apreciá-lo com o tânico Dolcetto ou com um Barbera ácido e frutado.

Estes são apenas alguns exemplos dos pratos principais da cozinha de Pettenasco, na região de Piemonte. Agora, aculinária local é profundamente enraizada nas tradições e ingredientes locais, tornando cada refeição uma experiência autêntica e saborosa.

Em suma, compartilhe e comente.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Experiência Cultural E De Arte Em Marsala, Na Sicília

Experiência Cultural E De Arte Em Marsala, Na Sicília Foto: Freepik

A arte em Marsala se entrelaça entre a sua história e o seu território localizado a Oeste da Sicília, na Itália. Com isso, a cidade preserva encanto que somente um local com mil anos de existência pode oferecer a cada um.

Nesse sentido, você terá um espetáculo de aromas, sabores e paisagens de sonho. Logo, Marsala é uma parada imperdível em sua viagem por Sicília. Uma satisfação única para todos os sentidos!

Por esse motivo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre sua arte e cultura para uma experiência incrível! E, assim, possa aproveitar todos os momentos nessa região abençoada!

História de Marsala

A história de Marsala gira em torno do porto ao qual deve o seu nome, do árabe Marsà ‘Alī, ou melhor, porto de Alì. E é precisamente em torno do porto de Marsala que se escreveu a história da Sicília.

Então, desde as Guerras Púnicas, das quais ainda se podem ver vestígios na ilha de Mozia, ao comércio do famoso vinho Marsala, até ao desembarque de Garibaldi e seu Mille em 1860.

Tanta história em um só lugar!

Portanto, faça uma viagem no tempo na Sicília barroca e mergulhe no seu centro histórico: atravesse a Porta Garibaldi. Ademais, passeie pelas ruas admirando os seus esplêndidos edifícios históricos até à Piazza del Duomo.

Enfim, uma maravilha de se ver tanto a arte em Marsala como sua beleza, história e cultura. No entanto, Marsala é muito, muito mais.

Arte Em Marsala, Na Sicília

Marsala é uma cidade localizada na costa Oeste da Sicília, Itália, conhecida por sua história rica. Também possui uma arquitetura encantadora e, é claro, pelo famoso vinho fortificado de Marsala.

A cidade oferece uma variedade de experiências culturais e artísticas. Para isso, confira algumas das principais atrações da arte em Marsala:

Centro Histórico

O centro histórico de Marsala possui ruas pitorescas, praças encantadoras e uma mistura de estilos arquitetônicos. Em suma, passear pelas ruas estreitas e observar a arquitetura local é uma experiência artística em si mesma.

Leia mais: Atrações de arte na Catânia, Sicília

Museu Arqueológico Baglio Anselmi, um dos locais de arte em Marsala

Este museu abriga uma coleção impressionante de artefatos arqueológicos que remontam à antiguidade. Então, você encontrará objetos gregos, romanos e púnicos, que fornecem insights sobre a história da região.

Delicie-se com a coleção “Museu Arqueológico de Marsala”. Além disso, ali tem um conjunto de clones artísticos que homenageia a extraordinária riqueza artística desta renomada instituição siciliana.

Escondido na cidade vinícola de Marsala, este museu guarda dentro de suas paredes uma impressionante variedade de esculturas, cada uma ecoando as extraordinárias narrativas de épocas passadas.

Cada escultura desta coleção é um epítome do artesanato, um testemunho da mestria e da visão dos artesãos originais. E renderizados com excepcional precisão, esses art clones respeitam a integridade dos originais.

Aliás, reproduzidos meticulosamente sob autorização direta e direitos de licenciamento concedidos pelo museu ou legítimos proprietários. Posto isso, esta adesão à autenticidade salvaguarda o valor cultural e histórico inerente a cada peça.

Estas peças, ricas em história e beleza artística, irão infundir ao seu redor uma sensação de grandeza e sofisticação. Portanto, embarque nesta viagem encantadora, trazendo para casa um eco tangível do passado, ao mesmo tempo que contribui ativamente para a preservação do património cultural partilhado.

Catedral de São Tomé

A catedral é uma obra-prima arquitetônica que combina diferentes estilos, desde o gótico até o barroco. Dessa forma, o interior da igreja também é impressionante, com afrescos e detalhes decorativos que refletem a rica herança artística da cidade.

Museu Whitaker, um dos lugares para conhecer a arte em Marsala

Este museu de arte contemporânea apresenta uma variedade de exposições de artistas locais e internacionais. Por isso, um espaço cultural importante para explorar diferentes formas de expressão artística.

Vinho de Marsala e Vinícolas

Embora não seja uma forma tradicional de arte, a produção de vinho de Marsala é uma parte essencial da cultura local. Então, muitas vinícolas oferecem passeios que não apenas exploram o processo de produção de vinho.

Todavia, também mergulham na história e tradição por trás dessa bebida icônica.

Confira: O que fazer na Sicília em 3 dias – Cidades pitorescas, monumentos antigos e muito mais

Teatro Impero, a arte em Marsala

Se você estiver interessado em artes cênicas, o Teatro Impero é um lugar onde pode assistir a peças de teatro, óperas e outros eventos culturais ao longo do ano.

Além dessas atrações específicas, Marsala também é conhecida por suas belas paisagens naturais, como as praias e as vistas para o mar. Logo, podem servir como inspiração para artistas visuais e fotógrafos.

Portanto, explorar a cidade e a região circundante pode proporcionar uma experiência artística única e enriquecedora. E se você gostou de saber sobre a arte em Marsala, comente e compartilhe.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

O Que Fazer Em Barolo, Em Piemonte

O Que Fazer Em Barolo, Em Piemonte Foto: Freepik

Vinhedos mais conceituados da região juntamente com a tranquilidade rural se destacam sobre o que fazer em Barolo, em Piemonte. Então, se você busca paz, calmaria e sossego, esse destino de férias se tornará perfeito!

Além disso, os aficionados do vinho poderão apreciar os benefícios de visitar excelentes vinhas. Ademais, terá a oportunidade de provar alguns dos melhores vinhos produzidos localmente.

Seguramente, chegar na região de Piemonte dará a você a liberdade de explorar esta fértil região vitivinícola. Também poderá visitar alguns dos vinhedos famosos e outras atrações incríveis.

Para isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana fornecerá dicas de locais em Barolo, em Piemonte. Portanto, venha se encantar com a beleza da cidade bem como provar de seu delicioso vinho.

Barolo, a vila cercada por vinhedos e paisagens campestres

A vila, cercada por vinhedos, oferece passeios de degustação de vinhos. E que costumam ser oferecidos aos turistas por uma pequena taxa. É típico que um passeio de degustação de vinhos inclua um passeio pela vinha.

E, assim, todos possam ver como as uvas são cultivadas. Ademais, dicas sobre como fazer vinhos, degustações e um almoço leve com vinho.

Então, dois dos vinhedos populares de Barolo são:

  • Marchesi di Barolo e Cru Cannubi.

A vila de Barolo é tipicamente italiana, sendo o principal ponto de interesse o Castello Falletti.

A construção deste histórico castelo local começou no século X. Então, servindo para proteger os habitantes locais de invasões. Assim, muitas partes do edifício original ainda existem, embora o castelo tenha sido reconstruído a partir do século XVI.

O castelo possui um pequeno museu. Além disso, está situado na praça principal da vila de Barolo. Aliás, comer fora em Barolo é popular entre os turistas.

Até porque a indústria de viagens levou a vila ao seu coração. Assim, com uma série de bons restaurantes locais. E pizzarias que oferecem refeições de excelente valor a qualquer hora do dia.

Também as cidades locais que valem a pena visitar incluem Alba. Ademais, você pode ir de ônibus. Enfim, Barolo também está perto de Cuneo e Torino.

O que fazer em Barolo, em Piemonte

A cidade encantadora localizada na região de Piemonte, na Itália, oferece diversas atividades. Ela está sendo famosa por seus vinhos tintos de renome mundial, conhecidos como “Barolo”.

Além de desfrutar dos vinhos e das vinícolas da região, há várias atrações interessantes. E aproveite tanto ali como em seus arredores. Aqui estão algumas sugestões:

Visitar Vinícolas

Uma das principais atrações é a oportunidade de visitar vinícolas e degustar os vinhos locais. Assim, muitas vinícolas oferecem passeios guiados pelas suas instalações.

E onde você pode aprender sobre o processo de produção e, é claro, provar o famoso vinho Barolo.

Leia mais: VII Atrações turísticas em Barolo, na província de Cuneo, Piemonte

Museu do Vinho Barolo, um dos locais sobre o que fazer em Barolo

Este museu é dedicado à história e à cultura do vinho Barolo. Então, você pode aprender sobre a tradição vinícola da região. Por fim, também descobrirá os métodos de produção e a evolução ao longo dos anos.

Castelo de Barolo

O Castelo de Barolo é um marco histórico e cultural que também abriga a sede da Fundação Barolo. De certo, o castelo oferece vistas panorâmicas da região. Ainda mais quando realiza os eventos culturais, as exposições e as atividades relacionadas ao vinho.

Explorar a Cidade Velha

Passeie pela pitoresca cidade velha de Barolo, com suas ruas estreitas e praças encantadoras. Logo, encontrará lojas de produtos locais, restaurantes acolhedores e arquitetura tradicional.

Trilhas e Caminhadas

Outro passeio se referem a trilhas e as caminhadas. A região é cercada por belas paisagens, vinhedos e colinas.

Existem trilhas e caminhadas que permitem explorar a natureza enquanto desfruta das vistas deslumbrantes. Logo, uma trilha popular é a “Langa del Barolo”. E que passa por vinhedos e vilarejos encantadores.

Culinária Piemontesa

Aproveite a oportunidade para experimentar a deliciosa culinária local do Piemonte. Dessa forma, pratos como a carne crua (carne cruda), risotos, trufas. Enfim, queijos são itens populares na região.

Eventos e Festivais

Verifique se há eventos ou festivais ocorrendo durante a sua visita. Muitas vezes, há festivais de vinho, feiras gastronômicas. Por fim, eventos culturais que podem enriquecer sua experiência.

Confira: VI Pontos turísticos em Cuneo, Piemonte

Passeios de Bicicleta, um dos belos passeios sobre o que fazer em Barolo

A região de Barolo é excelente para passeios de bicicleta. Até porque oferece belas paisagens e estradas tranquilas. Logo, pode alugar bicicletas na área e explorar os vinhedos e aldeias vizinhas.

Compras de Produtos Locais

Procure lojas que vendam produtos locais. Assim, vinhos, azeites, queijos e trufas. Aliás, isso permite que você leve um pouco do sabor de Barolo para casa.

Dia em Alba

A cidade vizinha de Alba é famosa por seus vinhos e trufas. Então, você pode passar um dia explorando Alba. E, assim, visitando suas lojas, mercados e pontos turísticos.

Lembre-se de que a região de Barolo é conhecida pelo seu ritmo tranquilo. Também pela apreciação da vida e dos prazeres simples.

Portanto, reserve tempo para relaxar, saborear a culinária local. E, claro, apreciar os vinhos incríveis que a região tem a oferecer.

E se você já visitou essa cidade. Então, conte-nos mais sobre o que fazer em Barolo para que possamos saber. Enfim, compartilhe e nos ajude a espalhar essas atrações na Itália.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano; II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Atrativos De Arte Na Manfredônia, Na Puglia

Atrativos De Arte Na Manfredônia, Na Puglia Foto: Freepik

Em muitos pontos da cidade você poderá ver os atrativos de arte na Manfredônia, uma cidade localizada na Puglia. Nesse local, há várias expressões de arte que refletem sua herança histórica e tradições culturais.

Aliás, é conhecida por sua rica história e patrimônio cultural, além de ser um importante porto, tanto piscatório como comercial. E sempre conectou as suas atividades com o mar.

Nesse sentido, o antigo porto acolhe, principalmente, barcos de pesca. Ademais, a sua Marina é o ponto de partida ideal para explorar o Gargano e o Adriático.

Agora, o porto de águas profundas, situado a cerca de 2km do centro, serve a zona industrial e pode acolher navios de alta rascunho.

Para além disso, o Museu Arqueológico instalado na Sé Catedral possui também um acervo dedicado à arqueologia subaquática. Logo, conta a história do vínculo que sempre uniu esta terra ao seu mar.

Enfim, você pode ter uma experiência impressionante conhecendo não somente a arte de Manfredônia como toda a sua beleza. Para isso, leia estas dicas de locais que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana separou para você!

Símbolos da Cidade de Manfredônia, na Puglia

Símbolos inquestionáveis ​​da cidade de Manfredônia que se destacam pelo belo e bem preservados:

  • Castelo Suábio-Angioiono;
  • Catedral de San Lorenzo Maiorano (1270-1274, posteriormente reconstruída no século XVIII);
  • Basílica de S. Maria pf Siponto (século IX), construída em terreno de uma igreja paleocristã;
  • Igreja de S. Leonardo (séc. XI) situada a 10 quilómetros do centro.

Ademais, gostaríamos de mencionar os seguintes edifícios civis:

  • Palazzo Cessa, Delli Santi, De Florio (século XV) e Palazzo Celestini.

Em suma, a cidade anima-se durante o Carnaval de Dauno, que tem origens muito antigas do antigo Siponto, altura em que se realiza um desfile de carroças alegóricas de papel maché.

Atrativos De Arte Na Manfredônia, Na Puglia

Aqui estão alguns atrativos de arte na Manfredônia para você conhecer e curtir durante sua viagem nesse destino:

Arquitetura Histórica

Manfredônia possui uma arquitetura histórica impressionante. Ademais, com edifícios que datam de diferentes períodos, desde a época medieval até a Renascença.

Então, vale o destaque do Castelo de Manfredônia, uma estrutura icônica que remonta ao século XIII. Enfim, um exemplo notável da arquitetura medieval.

Confira: Grottaglie, a cidade rica em cultura e arte na Puglia

Arte Sacra, um dos atrativos de arte na Manfredônia

A cidade abriga várias igrejas e catedrais que exibem belos exemplos de arte sacra, incluindo pinturas, esculturas e afrescos. Aliás, a Catedral de São Lourenço é um destaque, apresentando elementos arquitetônicos e artísticos que representam diferentes épocas.

Esculturas e Monumentos

Os atrativos de arte na Manfredônia oferecem várias esculturas e monumentos que homenageiam figuras históricas ou eventos importantes da região. Por certo, essas obras de arte em espaços públicos contribuem para a atmosfera cultural da cidade.

Cerâmica e Olaria

A Puglia é conhecida por sua tradição em cerâmica e olaria, e em Manfredônia, você pode encontrar belas peças de cerâmica artesanal. Exemplificando, os pratos decorativos, vasos e azulejos. Dessa forma, esses itens muitas vezes apresentam padrões coloridos e designs únicos.

Eventos Culturais, um dos atrativos de arte na Manfredônia

Manfredônia também abriga eventos culturais, festivais e feiras que celebram a arte, a música, a dança e a culinária locais. Portanto, esses eventos oferecem uma oportunidade única de experimentar a cultura da região de maneira vibrante e interativa.

Artes Visuais Contemporâneas

Além de sua rica história, Manfredônia também pode ter uma cena de arte contemporânea em crescimento. Enfim, oferece galerias e espaços que exibem trabalhos de artistas locais e internacionais.

Museu Arqueológico Nacional de Manfredônia, um dos atrativos de arte na Manfredônia

O Museu Arqueológico Nacional de Manfredônia, instalado no Castelo da Suábia, abriga os achados arqueológicos mais famosos e significativos da área de Capitanata e Gargano. E, incluindo as estelas Daunianas.

Então, as coleções estão alojadas no Castelo Suábio-Angevino, uma mansão construída no século XIII pela vontade de Manfredi di Svevia, filho do imperador Frederico II.

E para defender a nova cidade construída ao acomodar os habitantes da vizinha Siponto, que se tornou inóspita. devido a inundações e guerras.

Na pequena Angevinaa estrutura torreada assumiu uma fisionomia orgânica e um traçado mais complexo com alta cortina de parede quadrangular. No século XV, os aragoneses dotaram o castelo de uma segunda muralha exterior, ligada nas extremidades por quatro torres circulares.

Leia mais: Alberobello Puglia por que você vai adorar esta cidade única de conto de fadas e seus ‘trulli’ – Parte II

A que fica a poente, durante o século XVI, foi incorporada numa estrutura pentagonal que leva o nome de um baixo-relevo com a cena da Anunciação visível nas paredes exteriores do baluarte.

O Museu, para além de preservar os objetos arqueológicos, preciosos testemunhos das antigas populações daunianas, pretende essencialmente cumprir aquela função de revigorar a memória histórica.

E entendida não como uma mera memória do passado, mas como um dever cívico de consciência crítica. Portanto, através de uma seção educativa inteligente e adequada, com ajudas e serviços reais, facilita a abordagem da arqueologia aos jovens em particular e a todos os turistas mais amantes da arte.

Aqui você conheceu atrativos de arte na Manfredônia bem como os símbolos da cidade. Então, pode deixar a sua viagem mais interessante e se você gostou, conte-nos!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Comidas Tradicionais De Fasano, Na Puglia

Comidas Tradicionais De Fasano, Na Puglia Foto: Freepik

Conhecida por sua rica tradição culinária, as comidas tradicionais de Fasano, na região da Puglia, trazem um sabor excepcional ao paladar. De modo geral, isso se dá devido a influência da localização geográfica próxima do Mar Mediterrâneo e pelos ingredientes disponíveis nessa área.

Para tanto, não há dúvida que Puglia, por ser uma região plana, fértil e ensolarada no Sul da Itália juntamente com o seu solo rico em ferro, faz ser uma das regiões agrícolas mais produtivas do país.

Então, podemos ver que é famosa por seu azeite produzindo cerca de mais de 300 mil toneladas por ano. Aliás, a Itália representa o segundo maior produtor, após a Espanha.

Também ainda fornece, aproximadamente, 40% do azeite virgem extra do país. Para tanto, o trigo cresce em abundância e é usado para fazer massas e pão.

As massas da Puglia, inclusive, em Fasano, estão sendo feitas sem ovos, pois já foram considerados um luxo. Logo, a massa mais famosa feita na Puglia é a oricchiette (significa orelhinhas), que ainda é feita diariamente pelas mulheres mais antigas na maioria das pequenas aldeias.

Assim, o pão dessa região, que acompanha todas as refeições, é mais diversificado do que muitas outras da Itália. E vem em diversos formatos e tamanhos.

Também cozinhado em fornos tradicionais de pão a lenha. Além disso, algumas aldeias ainda têm um forno de pão comunitário onde os habitantes locais vão cozer o pão todos os dias.

Portanto, essa região tem muito a oferecer. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz aqui algumas dicas de comidas tradicionais de Fasano.

Comidas Tradicionais De Fasano, Na Puglia

Fasano tem muitos queijos locais deliciosos, talvez o mais famoso seja a Burrata, feita de muçarela e creme. Além disso, outros incluem Cacioricotta – um queijo ricota sazonal feito com leite de ovelha não pasteurizado.

Também Canestrato – um queijo duro que é uma mistura de leite de ovelha e cabra, Fallone di Gravina e Caciofiore. Além disso, o peixe desempenha um papel importante na gastronomia de Fasano. E a longa costa oferece diariamente uma grande variedade de peixe fresco.

Então, espere experimentar robalo, salmonete, anchova, mexilhão e choco, pois estão entre os favoritos. Contudo, há muitos outros tipos à disposição nos restaurantes.

Apesar desta farta boa comida, as comidas tradicionais de Fasano, como nas outras regiões do Sul da Itália, tendem a ser simples, fresca e saudável. Além disso, a maioria dos moradores cultivam, criam e produzem o suficiente para as suas necessidades.

Aqui estão algumas comidas tradicionais de Fasano e de toda a região da Puglia:

Orecchiette con Cime di Rapa

Orecchiette é um tipo de massa em formato de “orelha” e cime di rapa são folhas de mostarda. Então, essa combinação é uma especialidade de Fasano. E o prato é geralmente preparado com azeite de oliva, alho e pimenta vermelha.

O nome deste tipo de massa fresca deve-se ao seu formato: um disco côncavo, liso de um lado e áspero do outro, que lembra uma pequena orelha (em italiano “Orecchiette” significa literalmente orelhas pequenas).

Logo, estão entre os pratos mais comuns, e não há restaurante ou trattoria que não os tenha no cardápio, preparados de várias formas:

  • Com molho de tomate, molho de carne ou vegetais.

Mas a receita clássica é com nabo (Cime di rapa). Para quem vai à Fasano no verão, lembre-se que os nabos estão completamente fora de época. Entretanto, haverá algum cozinheiro sábio que os terá guardado no congelador na época certa.

Confira: O que fazer em Bari, Puglia, na Itália?

Friselle, uma das comidas tradicionais de Fasano

São pães duros e secos e um alimento básico na região. Eles são frequentemente embebidos em água ou azeite de oliva para amolecê-los antes de serem cobertos com tomates frescos, queijo e outras coberturas.

Um prato fresco, leve e tipicamente de verão

Apulian Friselle consiste em Taralli crocante produzido com farinha de trigo duro cortada horizontalmente ao meio e depois assada até ficar torrada. Além disso, segundo a tradição local, devem ser temperados apenas com tomate, alho, azeite e sal.

Taralli

São pequenos petiscos em forma de rosca, semelhantes a biscoitos salgados. Enfim, podem ser temperados com sabores como erva-doce, pimenta preta ou sementes de papoula.

Burrata, uma das comidas tradicionais de Fasano

Um queijo fresco e cremoso, muito parecido com a muçarela, mas com um centro recheado de creme. Por fim, frequentemente, servido com tomate, manjericão e azeite de oliva.

Peixe e Frutos do Mar

Devido à proximidade com o mar, Fasano e a Puglia em geral são famosos por seus pratos de frutos do mar frescos, como lulas, polvo, camarões e peixes diversos.

Puré di Fave e Cicoria

Este é um prato simples e saudável feito com purê de favas (um tipo de feijão) e chicória. Geralmente, temperado com azeite de oliva e alho.

Rustico Leccese, uma das comidas tradicionais de Fasano

Uma espécie de pastel assado recheado com tomate, queijo, cebola. Porém, há outras opções que você pode provar e é um lanche popular na região.

Confira: Atrações Turísticas em Taranto, na Puglia

Pastas

Além das orecchiette, muitos outros tipos de massa estão sendo apreciados em Fasano. Ademais, muitas vezes, servidos com molhos à base de tomate, legumes e azeite de oliva.

Caciocavallo Podolico, uma das comidas tradicionais de Fasano

Um queijo de leite de vaca tradicional da região da Puglia, frequentemente, consumido em fatias finas ou ralado sobre pratos de massa.

Biscoitos e Doces

A Puglia também está sendo conhecida por sua variedade de biscoitos e doces, como zeppole (massa frita). Também cartellate (massa frita em forma de cesta coberta com mel) e amaretti (biscoitos de amêndoa).

Aliás, esses pratos e ingredientes representam apenas uma parte da rica tradição culinária de Fasano e da região da Puglia. Assim, a cozinha local valoriza a simplicidade e uso de ingredientes frescos e sazonais.

Em suma, se esse artigo ajudou você a descobrir as comidas tradicionais de Fasano, conte-nos e compartilhe!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Pontos Turísticos De Fontainemore, Em Vale De Aosta

Pontos Turísticos De Fontainemore, Em Vale De Aosta Foto: Flickr

Confira alguns pontos turísticos de Fontainemore, em Vale de Aosta!

Sabe aquele destino turístico pouco explorado da Itália? Pois bem, se você procura um lugar mais tranquilo, uma cidade menor e menos populosa, então, Fontainemore está entre as mais destacáveis!

Essa comuna está localizada na região do Vale de Aosta, a menor entre as que existem nesse local. Mas, nem por isso, deixa de surpreender!

Assim, veja aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana os pontos turísticos de Fontainemore para dias memoráveis de sua viagem. Portanto, confira!

Pontos Turísticos De Fontainemore, Em Vale De Aosta

Aqui estão alguns lugares que você pode considerar ao visitar em Fontainemore e arredores:

Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo, um dos pontos turísticos de Fontainemore

Esta igreja é um marco importante em Fontainemore. Nesse sentido, possui uma arquitetura encantadora e detalhes interessantes que refletem a história da região.

Museu das Artes e Tradições Populares

O Museu de Fontainemore pode oferecer insights sobre a vida tradicional. Além disso, uma ótima oportunidade de conhecer a cultura local da região do Vale de Aosta.

Natureza e Trilhas

Fontainemore está cercada por belas paisagens naturais e trilhas. Aliás, você pode explorar a pé ou de bicicleta, desfrutando das vistas panorâmicas das montanhas e dos vales.

Há um parque de aventura que se passa em uma dramática competição florestal. E existem quatro percursos diferentes, em várias alturas, à escolha, num total de 35 atividades diferentes.

Sem contar com a adrenalina da travessia do rio Lys com duas tirolesas com mais de 200 metros de comprimento. E ainda há a caminhada, sobre pontes tibetanas, troncos giratórios. Ademais, locais de escalada livre, é realizada com segurança com sistema de trava de gancho.

A par dos percursos principais, existe um passeio de aventura mais curto, mas não menos emocionante, para crianças dos três aos seis anos.

Leia mais: Castelos italianos: uma viagem pela arquitetura e lendas, onde se preserva o fascínio intemporal da história – Parte II

Atividades ao Ar Livre

A região oferece oportunidades para atividades ao ar livre, como caminhadas, escaladas. Também esportes de inverno durante a estação apropriada.

Um dos seus destaques está na Reserva Natural Mont Mars localizada nessa região do Vale de Aosta, na Itália. Apesar do seu pequeno tamanho, Mont Mars é a maior reserva natural da região.

Ademais, existem 7 montanhas nomeadas na Reserva Natural Mont Mars. A montanha mais alta e proeminente da reserva é o Monte Mars.

O cume do Monte Mars domina a área com o seu imponente pico piramidal de 2.600 m (8.530 pés) elevando-se acima de uma paisagem de seixos e paredes íngremes.

Por fim, Monte Mars é o pico mais alto do parque, bem como o pico mais alto dos Alpes Bielleses, que é um subfaixa dos Alpes Peninos.

A reserva está localizada na divisão divisória dos vales de Lys e Elvo. E, este último situado na fronteira regional da província de Biella, na região do Piemonte.

Rota dos Lagos, um dos pontos turísticos de Fontainemore

A Rota dos Lagos é uma trilha agradável que sai do Lago Vargno e leva você a alguns destinos interessantes, como:

  • Lago Long, o Lago Bonel e o Lago della Barma.

A caminhada inteira leva cerca de três horas para ser concluída e tem 645 m de ganho de elevação.

Subida ao Monte Marte, um dos pontos turísticos de Fontainemore

Este percurso começa no Plano Coumarial e leva-o até ao cume do Mont Mars. Assim, a partir do início da trilha, você seguirá a sinalização da rota que o levará por densas florestas de abetos. Também por lariços antes de se abrir para um mirante sobre o vale.

Além disso, o caminho alterna entre pastagens e bosques onde é possível observar rododendros florescendo no final de junho.

Em seguida, você passará por Punta Leretta antes de subir ao pasto Pian du Juc. Em seguida, você irá a crista noroeste do Monte Mars até o cume ao longo de um caminho estreito. E que muitas vezes é difícil de localizar entre rochas e seixos.

Do cume, você pode avistar os picos de Monviso, Gran Paradiso, Mont Blanc, Matterhorn (Cervino) e Monte Rosa.

Gastronomia Local

Experimente pratos tradicionais da região do Vale de Aosta em restaurantes locais. Em suma, a comida alpina italiana é uma parte importante da cultura local.

Vila de Champorcher, um dos pontos turísticos de Fontainemore

Embora não esteja exatamente em Fontainemore, a vila de Champorcher não está muito longe. E oferece a oportunidade de explorar ainda mais o ambiente rural e alpino da região.

Leia mais: XXV – Melhores Vinhos Italianos para experimentar

Vistas Panorâmicas

Aproveite as vistas panorâmicas das montanhas, vales e paisagens circundantes. A beleza natural da região é uma atração por si só.

Aqui estão pontos turísticos de Fontainemore que você pode explorar! E lembre-se que, apesar de não ser tão turística quanto algumas outras cidades do Vale de Aosta, mas pode proporcionar momentos incríveis.

Afinal, você irá explorar uma área menos movimentada e experimentar a vida em uma comunidade alpina tradicional. Seguramente, encontrará coisas interessantes para fazer e ver.

Como sempre, verifique as informações mais atualizadas antes de sua viagem, pois as condições e a disponibilidade podem mudar ao longo do tempo. E, se desejar, comente e compartilhe!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Arte Em Aosta, No Vale De Aosta

Arte Em Aosta, No Vale De Aosta Foto: Freepik

Apreciar a arte em Aosta trará a você uma das melhores sensações. Isso porque o Vale de Aosta, onde Aosta se localiza, está sendo um paraíso para todos os turistas que buscam refúgio e obras artísticas.

Assim, você obterá experiências ao ar livre enquanto explora a cultura, a história e suas tradições. Aliás, essa região mostra ser famosa por suas paisagens alpinas, castelos medievais.

Também oferece cidades pitorescas e uma forte influência das culturas italiana e francesa. Ademais, se encontra em uma região montanhosa no Norte da Itália, conhecida por sua beleza natural deslumbrante e rica herança cultural.

Portanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana trará a você algumas dicas de locais para ver a arte em Aosta. E, com isso, possa desfrutar melhor de sua viagem.

Arte Em Aosta, No Vale De Aosta

Quanto à arte em Aosta e em todo o Vale de Aosta, você encontrará uma mistura interessante de influências locais e regionais. Alguns aspectos artísticos notáveis incluem:

Arquitetura Medieval e Castelos

Aosta e seus arredores abrigam numerosos castelos e fortalezas medievais que oferecem uma visão do passado histórico da região. Por exemplo, o Castelo de Fénis, o Castelo de Issogne e o Castelo de Sarre.

Assim, eles permitem que você veja a arquitetura medieval impressionante em cada um desses monumentos.

Castelo de Fénis

O famoso castelo de Fénis, com maravilhosas muralhas com ameias e torres impressionantes está sendo um bom passeio. Desse modo, a estrutura harmoniosa deste solar medieval (que foi transformado na residência de caça do rei Vítor Emanuel II) organiza-se concentricamente em torno do pátio interior.

Aliás, que evoca um ambiente encantador e de conto de fadas. Por fim, lembre-se de dar uma olhada nos fantásticos afrescos no interior da capela.

Castelo de Issogne

Descendo em direção à autoestrada, uma segunda etapa poderá ser Issogne, que alberga um maravilhoso castelo gótico renascentista com verdadeiros tesouros de arte.

Assim, propriedade dos bispos de Aosta, o castelo esteve sendo transformado numa suntuosa residência por Giorgio di Challant, o prior de S. Orso. Então, não deixe de visitar o seu interior, primorosamente decorado.

Em suma, o maravilhoso pátio com pórtico, no meio do qual se encontra uma fonte octogonal com uma espetacular romãzeira em ferro forjado.

Leia também: Comidas Típicas Do Vale De Aosta, A Região Alpina Da Itália

Castelo de Saboia

Subindo do fundo do vale em direção a Aosta, você chega primeiro ao castelo de Sabóia, perto de Gressoney-Saint-Jean. E que foi a residência escolhida de Margarida de Sabóia.

Essa arte em Aosta, construída entre 1899 e 1904 no sopé da colina Ranzola, na cidade chamada Belvedere domina o vale até a geleira Lyskamm. E onde o edifício possui 5 pequenas torres cuspidadas diferentes.

Além disso, há um luxuriante jardim de pedras que abriga espécies botânicas típicas da flora alpina bem como ervas raras e perfumadas. Enfim, visite os aposentos da Rainha, que exibem móveis originais.

Arte Sacra

Como muitas regiões da Itália, Aosta possui uma rica tradição de arte sacra. Dessa forma, igrejas antigas e capelas apresentam afrescos, esculturas e outras obras de arte que datam de diferentes períodos da história.

Escultura em Madeira

A região é conhecida por sua tradição de escultura em madeira. Então, muitas igrejas e capelas exibem esculturas intricadas e detalhadas, muitas vezes representando figuras religiosas.

Museus e Galerias de Arte

A cidade de Aosta abriga museus e galerias que exibem artefatos, pinturas e esculturas relacionados à história e à cultura da região. Logo, o Museu Arqueológico de Aosta exibe artefatos romanos e pré-romanos, enquanto outras instituições culturais podem apresentar artistas contemporâneos locais.

Eventos Culturais e Festivais para ver a arte em Aosta

O Vale de Aosta também é conhecido por seus festivais e eventos culturais que celebram a herança da região. Além disso, esses eventos frequentemente incluem música, dança, artesanato local e outras formas de expressão artística.

Confira: Castelos italianos: uma viagem pela arquitetura e lendas, onde se preserva o fascínio intemporal da história – Parte I

Influência Alpina

A paisagem alpina circundante está sendo uma fonte de inspiração para muitos artistas ao longo dos anos. Em suma, a beleza majestosa das montanhas, vales e lagos alpinos é frequentemente retratada em várias formas de arte.

Se você estiver planejando visitar a região, esteja informado sobre eventos culturais. Também de exposições de arte e outras atividades artísticas que possam estar ocorrendo no momento de seu período de viagem.

Com isso, você enriquecerá o seu conhecimento sobre a arte em Aosta. Então, compartilhe a sua experiência e, se desejar, comente abaixo!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Culinária Em Terracina, No Lácio – Principais Alimentos

Culinária Em Terracina, No Lácio – Principais Alimentos Foto: Freepik

No Lácio, você terá uma experiência única ao provar a culinária em Terracina. Assim, sua cozinha está sendo fortemente influenciada pelos ingredientes locais frescos e sazonais, bem como pela tradição da comida italiana.

Terracina é uma cidade localizada na região do Lácio, na Itália, Logo, conhecida por sua rica herança histórica, belas praias. E, é claro, pela deliciosa culinária italiana.

Para saber mais detalhes, aqui estão alguns pratos e ingredientes que você pode encontrar ao explorar os alimentos e as iguarias de Terracina, no Lácio. Portanto, confira as sugestões que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana separou para você!

Culinária Em Terracina, No Lácio – Principais Alimentos

Principais alimentos da culinária em Terracina para você conhecer. Portanto, veja a seguir:

Frutos do Mar

Dado que Terracina fica próxima ao mar, os frutos do mar desempenham um papel importante na culinária local. Então, você pode desfrutar de pratos como spaghetti alle vongole (espaguete com moluscos). Também fritto misto di mare (frutos do mar fritos e variados).

Cacio e Pepe, um dos pratos da culinária em Terracina

Este é um prato de massa clássico da região de Lácio, que consiste em espaguete, queijo Pecorino Romano. Também pimenta preta e um pouco da água do cozimento da massa. Aliás, a simplicidade dos ingredientes destaca os sabores autênticos.

Para tanto, a pasta cacio e pepe é uma receita tradicional da Cidade Eterna, de Roma e da região do Lácio em geral. Assim, este clássico romano fácil de fazer tem apenas 3 ingredientes principais que você preparar em casa:

  • Queijo Pecorino Romano, pimenta preta e, claro, macarrão!

Enfim, pode estar na mesa em cerca de 30 minutos, tão perfeito para uma refeição durante a semana, mas especial o suficiente para servir aos convidados!

Supplì

Um aperitivo popular em Roma e no Lácio, o supplì é uma espécie de bolinho de arroz. E recheado com queijo, que é empanado e frito. Logo, uma deliciosa opção para petiscar.

Confira: VII alimentos da região do Lácio e Roma para experimentar

Azeitonas

Outro alimento que faz parte da culinária em Terracina é o azeite de oliva. Assim, uma parte essencial da culinária italiana, e o Lácio não é exceção.

Seguramente, a região está sendo conhecida por suas azeitonas de alta qualidade e o azeite produzido a partir delas.

Legumes e Verduras

A cozinha de Terracina também destaca vegetais frescos e sazonais, como alcachofras, berinjelas e tomates. Dessa forma, esses ingredientes muitas vezes são utilizados em pratos como antipasti, saladas e acompanhamentos.

Porchetta, um dos pratos da culinária em Terracina

Embora não seja exclusivo de Terracina, a porchetta é uma iguaria popular na região do Lácio. Logo, um porco assado recheado com ervas e temperos, criando uma carne suculenta e saborosa.

Aliás, você já ouviu falar na porchetta? Assim, uma das comidas típica da região de Lácio.

E que também é uma ótima opção para uma refeição rápida ou para comer enquanto se perde pelas ruelas da cidade.

Essa é para quem gosta de carne. Imagine isto: um porco desossado, marinado com uma mistura de ervas e especiarias, assado e cortado em finas fatias para rechear um sanduíche delicioso.

A porchetta (pronuncia-se porkêta) é simples assim: essas deliciosas fatias de carne de porco dentro de um pão (o tipo do pão vai variar para cada lugar). Nada mais!

Claro que você pode adicionar verduras e algum tipo de queijo. Você pode sentir falta também da maionese ou mostarda. Mas lembre-se que algumas lanchonetes italianas nem têm estes molhos disponíveis.

Doces

Não deixe de experimentar as sobremesas locais, como o cannoli, tiramisù e pasticcini (pequenas tortas e doces).

Leia mais: Cultura De Lácio, Na Itália, E Locais A Visitar – Parte I

Vinho, uma das bebidas para acompanhar a comida na culinária em Terracina

A região do Lácio também produz vinhos locais que podem acompanhar perfeitamente as refeições. Assim, entre os vinhos da região estão o Frascati (vinho branco) e o Cesanese (vinho tinto).

A uva Moscato di Terracina é uma variedade local de Moscato difundida apenas no Lácio. É utilizada tanto para a produção de vinho quanto como uva de mesa. Pertence à família dos Moscati, variedades aromáticas cujo nome deriva de “muscum”, o almíscar.

E cujo sabor característico se encontra nas uvas e que provavelmente corresponde ao “Anathelicon moschaton” dos gregos ou à “uva apiana” dos antigos de Roma.

Corresponde à casta francesa “Muscat à petit beans”. Seu fruto é branco, grande e esférico, com casca cerosa verde-amarelada. O cacho tem formato de pirâmide com folhas médias de cinco lóbulos.

A casta Moscato di Terracina dá um vinho de cor amarelo palha com tons dourados, com notas aromáticas de frutas exóticas amarelas e mel. O sabor é frutado e seco.

A culinária em Terracina e em toda a região do Lácio é uma celebração dos sabores simples e autênticos da Itália. Ao visitar a região, você terá a oportunidade de saborear pratos tradicionais preparados com ingredientes frescos e amor pela comida.

Caso queira compartilhar uma de suas experiências gastronômicas, comente!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

O Que Fazer Em Roma Em 2 Dias

O Que Fazer Em Roma Em 2 Dias Foto: Freepik

Esplêndida, Epopeica e Imponente, a Cidade Eterna reserva centenas de atrações que em apenas 2 dias seria difícil conhecer todas elas. Afinal, nesse tempo tão limitado não é possível explorar completamente esse destino turístico.

Mas, ainda assim você poderá aproveitar ao máximo durante sua viagem nessa encantadora cidade. E se você passará apenas dois dias em Roma, então, poderá ver os pontos turísticos principais e curtir muito nesse tempo.

Assim, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará alguns lugares sobre o que fazer em Roma em 2 dias. Obviamente, você pode alterar a ordem dos dias ou incluir outro lugar de sua preferência, pois esse roteiro é apenas uma sugestão.

O Que Fazer Em Roma Em 2 Dias

Roma é uma cidade repleta de história, arte e cultura. Além disso, oferece uma abundância de atrações para ver e passeios para fazer.

Embora dois dias possam ser um tempo curto para explorar muito bem a cidade, ainda é possível aproveitar ao máximo os locais mais famosos. Aqui está um itinerário sugerido para dois dias em Roma:

1° Dia – O que fazer em Roma em 2 dias

Manhã

Coliseu e Fórum Romano

Comece cedo o seu dia ao visitar o icônico Coliseu e o Fórum Romano. Assim, uma boa dica é você reservar os ingressos antecipadamente para evitar filas longas.

Para tanto, o ponto de partida dos seus dois dias em Roma é o impressionante Coliseu. Na arena de 50 mil lugares, os gladiadores competiam pela vida ou pela morte.

Em seguida, continue o seu passeio até o Forum Romanum, o coração da Roma antiga. Nesse local, você pode encontrar uma coleção de ruínas impressionantes hoje em dia.

Para visitar o Fórum Romano é necessário um ingresso. Todavia, pode também ver a maioria das ruínas da Via dei Fori Imperiali, Via Sacra e Via di S. Pietro in Carcere.

Tarde

Palatino

Explore a Colina Palatina, onde a cidade de Roma teria sido fundada. Ademais, há ruínas antigas e belos jardins para explorar.

Circo Máximo

Próximo ao Palatino, você pode visitar o antigo local do Circo Máximo. Ali estão as corridas de carruagens que ocorriam na Roma Antiga.

Por fim, se ainda tiver tempo, caminhe até a Piazza del Campidoglio, uma das praças mais bonitas de Roma. Projetada por Michelangelo em 1538, a praça é cercada pelo Palazzo Senatorio e pelos Museus Capitolinos.

Confira: Quais são as atrações mais populares em Roma?

Noite

Piazza Venezia e Monumento a Vittorio Emanuele II

Caminhe até a Piazza Venezia e admire o imponente Monumento a Vittorio Emanuele II. De certo, avistará uma paisagem panorâmica da cidade no topo.

2° Dia – O que fazer em Roma em 2 dias

Manhã

Museus do Vaticano e Capela Sistina

Reserve a manhã sobre o que fazer em Roma em 2 dias para explorar os Museus do Vaticano. Além disso, maravilhe-se com a Capela Sistina.

Basílica de São Pedro

Após os museus, visite a magnífica Basílica de São Pedro, uma das igrejas mais importantes do mundo. Seguramente, você ficará impressionado com o monumento magnífico.

Tarde

Piazza Navona

Passeie pela encantadora Piazza Navona, onde você encontrará fontes esculpidas e artistas de rua.

Panteão

Visite o antigo Panteão, um templo romano convertido em igreja, famoso por sua cúpula impressionante.

Também pode escolher no seu segundo dia em Roma, a fabulosa Piazza del Popolo. Assim, um antigo local de execuções da cidade. No meio da praça fica um obelisco egípcio de 36 metros de altura.

Enfim, no extremo Sul existem duas belas igrejas do século XVII, a Basílica de Santa Maria in Montesanto e a Chiesa di Santa Maria dei Miracoli.

Noite

Fonte de Trevi

Termine o dia na Fonte de Trevi sobre o que fazer em Roma em 2 dias. Assim, pode jogar uma moeda na água para garantir seu retorno a Roma no futuro.

Após o intervalo, caminhe até a Fonte de Trevi, a fonte mais famosa de Roma. A Fontana di Trevi foi criada em 1732 por Nicola Salvi e lembra um cenário barroco.

Ainda mais que, diz a lenda que jogar uma moeda por cima do ombro na Fonte de Trevi lhe trará boa sorte. Assim, todos os anos são retirados cerca de 1,5 milhões de euros da deslumbrante fonte barroca.

Ao Sul da Fonte de Trevi você encontrará a bela Piazza del Quirinale com o seu imponente Palácio Presidencial. De lá, são cerca de 400 metros até a rua comercial mais popular de Roma, a Via del Corso.

Então, você verá inúmeras boutiques de luxo, marcas de moda conhecidas e lojas de souvenirs alinham-se na rua. Também pode passar as últimas horas de seus dois dias em Roma fazendo compras.

Ademais, pode encontrar uma grande variedade de bons restaurantes neste bairro, para um último delicioso jantar italiano na cidade.

Leia mais: Pratos italianos em Roma para experimentar em sua próxima viagem

Outros Atrativos Sobre O Que Fazer Em Roma Em 2 Dias

Se ainda você tiver mais um tempinho, pode explorar estes lugares também sobre o que fazer em Roma em 2 dias:

Piazza di Spagna e Escadaria Espanhola

Caminhe até a Piazza di Spagna e admire a Escadaria Espanhola. Assim, a igreja está outro marco de Roma, chamado de Escadaria Espanhola.

A escadaria é o lugar perfeito para observar as pessoas e desfrutar de uma bela vista da Piazza di Spagna. Além disso, está sendo o local perfeito para uma pausa mais longa.

Ademais, pode fazer um lanche em uma das muitas barracas de comida ao redor. Portanto, aproveite tudo que esse lugar pode oferecer.

Claro, este é apenas um roteiro sugerido e você pode ajustá-lo de acordo com suas preferências e interesses. Lembre-se de que Roma é uma cidade cheia de encantos e surpresas em cada esquina.

Por isso, não hesite em explorar as áreas ao redor das principais atrações mencionadas acima. E, claro, aproveite a deliciosa comida italiana durante toda a sua estadia!

Em suma, conte-nos se você já visitou algum desses lugares sobre o que fazer em Roma em 2 dias, deixe sua dica e colabore com o nosso blog.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.