A principal razão da prosperidade de Sassari há vários séculos se concentra na grande combinação de colinas. Também na planície fértil que vai se desvanecendo lentamente no mar.
Como destino turístico, Sassari tem muitos edifícios e monumentos históricos. E isso a beneficia devido a excelente localização. Assim, é uma base ideal para explorar o Norte da Sardenha.
Aliás, a partir desta cidade, você pode visitar as regiões costeiras, encontrar algumas praias simplesmente deslumbrantes. Ademais, ver belas cidades costeiras como Alghero e a cidade abandonada de Argentiera.
Então, Sassari, a capital da província de Sardenha, é um lugar grande e elegante com amplas praças abertas. Além disso, possui belos edifícios e muitas estátuas e monumentos interessantes.
Então, a Fontana del Rosello, construída em estilo renascentista, é um dos monumentos mais importantes de Sassari. Também há a Catedral de São Nicolau do século XIII, o Palazzo Ducale do século XVIII e a Torre de Santo Antônio.
Por conseguinte, quer saber mais sobre o que ver e fazer em Sassari? Então, confira o que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz a você e inclua em seu roteiro de viagem.
O que ver e fazer em Sassari
Uma cidade com uma história que vai desde a era pré-romana até hoje oferecendo muitos atrativos para ver. E mesmo que a civilização tenha sido encontrada na ilha de Sardenha por milhares de anos, a natureza que cerca a cidade ainda é intocada.
E representa um dos melhores de toda a Itália. Portanto, você não ficará se perguntando onde estão todas as atrações de Sassari depois de passar por essas atrações turísticas.
Praça Itália, um dos lugares sobre o que ver e fazer em Sassari
Situa-se à margem das fortificações medievais e foi uma das primeiras inovações urbanas do século XIX. Assim, quando as muralhas defensivas foram demolidas e a cidade expandida.
Parcialmente, reconstruída para acomodar mais pessoas e as novas necessidades da sociedade e das indústrias modernas.
No centro da praça está a estátua de Vittorio Emanuele II, esculpida por Giuseppe Sartorio. Sua cerimônia de inauguração foi também o início de um evento importante e típico de Sassari: a Cavalcata Sarda.
Este lugar é, como a Piazza Castello, um ponto de encontro para moradores e turistas. Além disso, leva diretamente a dois edifícios considerados símbolos da cidade: o Palazzo Sciuti, agora sede do Governo Provincial.
Originalmente, era o local onde os reis e as rainhas visitavam Sassari. E o Palazzo Giordano, um belo palácio gótico de 1878 hoje é a principal filial de uma grande rede de bancos.
Se você continuar caminhando a partir daí encontrará peças mais importantes da arte e da história de Sassari e suas igrejas mais bonitas.
Leia mais: Cultura da Sardenha – Patrimônio artístico e grande número de edifícios religiosos
Piazza Castello
Este é o ponto de partida recomendado se você estiver fazendo um passeio a pé por Sassari. Recebeu o nome do antigo castelo aragonês (Castello) que ali existiu, construído no século XIV e demolido em 1877.
Ainda é possível ver uma parte do antigo edifício que foi escavado e agora aberto à visitação. A praça é o principal ponto de encontro da cidade desde 1300.
Logo, é amada e querida pelos cidadãos, pois representa o meio termo entre o antigo Sassari e o novo, representado pela Piazza Itália.
Praia de Porto Ferro, um dos lugares sobre o que ver e fazer em Sassari
Se você está procurando um refúgio costeiro isolado, não procure mais, pois veja a sublime Praia de Porto Ferro.
Localizada a aproximadamente 30 minutos a oeste de Sassari, esta praia tranquila é um verdadeiro paraíso.
Belas areias macias e douradas se estendem por cerca de 500m em uma ferradura. E as águas calmas do Mediterrâneo banham a praia.
Além disso, o litoral apresenta uma série de penhascos rochosos dramáticos. Ademais, as piscinas naturais rasas que são perfeitas para explorar na maré baixa.
A paisagem idílica, o belo clima da Sardenha e a linda praia fazem de Porto Ferro um local de visita obrigatória durante uma viagem a Sassari.
Visite o Parque Nacional Asinara
Asinara é a terceira maior ilha da Sardenha. E está localizada na costa Norte, sendo um dos lugares sobre o que ver e fazer em Sassari.
Cobrindo uma área de 746 km, esta ilha serviu historicamente como um campo de prisioneiros, mas agora é uma área protegida e um parque nacional.
A paisagem acidentada e rochosa de Asinara é perfeita para explorar e a ilha apresenta uma infinidade de trilhas para testar sua resistência e habilidades.
Além das oportunidades para caminhadas, Asinara também abriga algumas praias deslumbrantes que abraçam o litoral acidentado e as águas cristalinas são perfeitas para snorkeling e mergulho.
Não se esqueça de observar o endémico Burro Albino ou as várias espécies de aves que frequentam a região.
Conheça mais Passeio pela Ilha de Asinara, na Sardenha – IV Razões para conhecer
Essas são as atrações sobre o que ver e fazer em Sassari, na Sardenha. Por fim, comente e compartilhe.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.