A Basílica de Sant’Apollinare Nuovo mostra a arte em Ravenna!
Pertencente à região italiana da Emilia-Romagna, Ravenna é uma cidade pequena e histórica. Assim sendo, está localizada próxima do Mar Adriático.
E, o mais interessante: ela existe há mais de 2 mil anos. Logo, um local bem antigo e cheio de magia.
Ademais, Ravenna desfrutou de um período próspero durante o domínio romano no século I d.C. E antes de ser ocupada por uma sucessão de outras potências, incluindo os ostrogodos e os bizantinos.
Logo, cada governante deixou sua marca na cidade, muitas das quais ainda podem ser vistas até hoje.
Aliás, isso explica o fato de que, apesar de seu pequeno tamanho, Ravenna possui nada menos que oito Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Apesar dessas atrações significativas, Ravenna ainda é pouco conhecida. No entanto, os turistas podem desfrutar de suas maravilhas históricas em um ritmo tranquilo.
Além disso, grande parte do centro de Ravenna é uma zona pedonal – a única coisa a ter em atenção quando estiver a passear são as bicicletas!
IV – Locais para conhecer a arte em Ravenna
Aqui o blog Benini e Donato Cidadania Italiana compartilha alguns dos locais para conhecer a arte em Ravenna. Portanto, veja a seguir!
I – Basilica di San Vitale
Não muito longe do Batistério Neoniano está a Basílica di San Vitale. Sendo assim, essa estrutura maravilhosa tem um exterior um tanto simples.
Além disso, apresenta um design e arquitetura semelhantes ao Batistério. Enfim, possui uma grande cúpula central octogonal.
Tal como acontece com o Batistério, o exterior não é a atração principal. E o interior apresenta alguns mosaicos e decoração incríveis.
Aliás, está sendo considerado um dos melhores exemplos de obras de arte bizantinas na Itália.
Agora, você não vai acreditar na quantidade de detalhes, cores e decoração intrincada. E que é esbanjado em praticamente todas as superfícies da igreja.
Logo, cada parte das paredes e arcos exibe uma cena ou pessoa religiosa diferente e o nível de sofisticação é surreal!!!
II – Mausoléu de Galla Placidia
Uma pequena e austera capela de tijolos disposta como uma cruz latina. Assim, esse mausoléu de Galla Placidia homenageia uma mulher.
E que foi filha, irmã, esposa e mãe de imperadores romanos ocidentais e orientais. Também a primeira rainha, depois imperatriz por direito próprio.
Até que você entra e as paredes quase se dissolvem sob um milhão de ladrilhos minúsculos para se tornarem duas pombas frágeis bebendo as águas cristalinas de uma pequena fonte.
E as vestes creme esvoaçantes de um santo enfrentando o martírio, um punhado de ovelhas mansas olhando com admiração para um imberbe.
Também Jesus Cristo com halo dourado, enquanto a cúpula é um céu noturno cravejado de estrelas douradas brilhantes.
Logo, tão bonito que aparentemente inspirou Cole Porter a escrever seu Night and Day na década de 1920.
Portanto, os mosaicos, que são alguns dos mais antigos e melhores de Ravenna, fazem do mausoléu um tributo adequado a Galla Placidia.
III – Basílica de Sant’Apollinare Nuovo, a arte em Ravenna
Património Mundial da UNESCO graças aos mosaicos nas paredes da nave central representando as procissões dos mártires e das virgens.
Sendo assim, essa basílica foi construída pelo rei ostrogótico Teodorico. E, posteriormente, alterada durante o reinado de Justiniano I.
Siga a Via Roma e vire na rua pedonal Corso Diaz, onde, perto do Caffè Letterario, poderá ver vários vestígios do Artista de Rua.
Para tanto, Ravenna está cheia de pequenas joias além dessas atrações. E você encontrará detalhes em mosaico contemporâneo nas placas com os nomes das ruas, bem como nas entradas das casas ou vasos de flores.
IV – Batistério Neoniano, a arte em Ravenna
Como o edifício mais antigo que permanece de pé em Ravenna, o Batistério de Neon é um local religioso extremamente importante. Sendo assim, foi fundado no local um complexo de banhos romanos.
Desse modo, localizado ao lado da Cappella di San Andrea, o batistério tem um desenho octogonal. Além disso, tem um exterior bastante simples; o interior, porém, é uma história completamente diferente.
Dentro da estrutura há uma série absolutamente deslumbrante de mosaicos coloridos. E que retratam cenas religiosas como João batizando Jesus e uma procissão dos doze apóstolos.
Listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, o Batistério é verdadeiramente magnífico. Por fim, as obras de arte detalhadas deixarão você perplexo!
Aqui finalizamos esses locais de arte em Ravenna e cite abaixo quais você conhecerá! Compartilhe e comente!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.