Você já ouviu falar de Ferrara? Provavelmente, poucas pessoas sabem onde ela fica e o que fazer nessa cidade mágica e medieval.
Mas, aqui estamos para apresentar a você Ferrara. Sendo assim, um destino turístico encantador, cheio de histórias antigas e com locais charmosos. Logo, há muitas razões para conhecer essa região da Itália.
Por isso, o blog Benini e Donato Cidadania Italiana convida você a explorar Ferrara. E, assim, incluir essa cidade renascentista da Emilia-Romagna em sua próxima viagem.
Para isso, confira alguns pontos turísticos ou atrações mais populares dessa região.
Explore Ferrara, na Emilia-Romagna
Todo mundo que viaja de Florença a Veneza (ou vice-versa) passa pela Emilia Romagna e sua maior cidade, Bolonha. Assim sendo, essa região italiana é muitas vezes apenas um ponto de passagem.
Logo, apenas alguns fazem uma parada no caminho de ou para a Toscana. Por isso, esse lugar não é tão famoso e movimentado.
Para tanto, há muitas atrações turísticas na Emilia Romagna como, por exemplo, a cidade de Ferrara..
Dessa maneira, ela está sendo uma terra cheia de beleza, charme e tradições. E se você ainda está se perguntando por que deveria visitar Ferrara, continue lendo!
Saiba mais sobre a Família Benini & Donato Cidadania Italiana, a bela história que os uniram na Itália
Ferrara, a cidade renascentista
A Itália não carece de cidades renascentistas, mas Ferrara supera a muitas. Assim sendo, a sua área urbana encontra-se praticamente intacta.
Logo, seu planejamento e eventual construção tiveram uma profunda influência na forma como as outras cidades da Itália estavam sendo construídas.
Sua magnífica corte Este atraiu uma constelação de talentos artísticos. E, incluindo poetas, filósofos e artistas durante todo o período renascentista.
Desse modo, O Delta do Pó da cidade é uma paisagem cultural que conseguiu manter seu layout original notavelmente bem.
Ferrara é a única cidade italiana cujo traçado não deriva da arquitetura romana. Então, o layout romano desenvolveu-se a partir do centro. Porém, o da cidade desenvolveu-se em um eixo linear ao longo das margens do rio Pó.
Com isso, a cidade apresenta províncias longitudinais e transversais que são muito diferentes das praças das cidades romanas.
E o traçado urbano de Ferrara foi desenvolvido no século XIV. Então, ainda está sendo o modelo usado na maioria das cidades modernas.
Também outra característica distintiva de Ferrara é que é a única cidade renascentista que foi concluída passando por todas as 3 fases de um layout adicional.
Sendo assim, as ruas e as muralhas da cidade ligavam os palácios, igrejas e jardins. Logo, o planejamento cuidadoso da cidade ao longo do século VI foi para torná-la uma futura capital.
Leia também: O que fazer em Modena em 1 dia? Conheça a cidade da marca Ferrari
Atrações turísticas
Ferrara, também conhecida como a cidade do Renascimento, está sendo uma cidade notável com características únicas.
E, por isso, obteve o reconhecimento da UNESCO em 1995. Assim sendo, a cidade, embora projetada no Renascimento, passou recentemente por um profundo desenvolvimento do planejamento urbano.
Logo, tornando-se a perfeita combinação da paisagem histórica e moderna. Portanto, sua viagem será memorável ao conhecer estas atrações:
- Catedral de San Giorgio – século XII;
- A torre sineira;
- Palazzo Communale e o Castello Estense do século XIII;
- O Palazzo Schifanoia;
- Ruas – Corso Ercole I, Corso Rossetti, Corso Porta Mare;
- Palazzo Prosperi-Sacrati;
- Palácio Bevilacqua, Turchi-Di Bagno. Por fim, o Palácio de Diamante.
A Pequena Veneza, em Comacchio, Ferrara
A pequena aldeia de Comacchio ergue-se no meio de uma lagoa com o mesmo nome. Assim sendo, foi originalmente construído por 13 pequenas ilhas formadas na foz do rio Pó com o mar.
Logo, a área, chamada de “Pequena Veneza”, apresenta um centro histórico atravessado por uma densa rede de canais. Por esse motivo, tem o apelido chamado de “Cidade Flutuante”.
Se você adora se aventurar por locais antigos, essa antiga cidade fará a diferença. Para tanto, ao contrário da maioria das outras cidades antigas, ela lhe dará a diferença de não ser baseada em um modelo romano.
Logo, esta é uma cidade que você deve conhecer quando estiver visitando as cidades antigas da Itália. E que tal comentar algo sobre Ferrara diante do que descobriu? Por fim, compartilhe!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.