Descubra como é celebrada a Páscoa na Itália com suas tradições e rituais
Simbolismo cristão e tradição enraizada no país, a celebração da Páscoa na Itália costuma ser um momento reverenciado e especial para todos. Aliás, esperado o ano inteiro para festejar com muitos eventos, ritos e comidas.
Assim como no Brasil, os italianos guardam a data retirando-se para estar com família e amigos desfrutando de um tempo de confraternização. Também participam de missas, cultos e rituais que acontecem em muitas regiões, tanto lá como aqui.
Para tanto, vale destacar os eventos em Roma como a famosa Missa Domingo de Ramos, dirigida pelo Papa, na Praça São Pedro. Então, nesse dia multidões se reúnem no local para receber a benção dos Ramos e assistir toda a liturgia gratuitamente.
Logo, importantes celebrações ocorrem em toda a região e o blog Benini e Donato Cidadania Italiana convida você a conhecer como é celebrada a Páscoa na Itália. Ademais, suas tradições, eventos regionais e as diferentes maneiras de festejar em relação aos brasileiros.
Como é celebrada a Páscoa na Itália?
A Páscoa na Itália reflete momentos emocionantes onde as ruas ficam tomadas por procissões solenes com muitas festividades e roupas fantasiadas.
Assim sendo, a Semana Santa já inicia bem movimentada, na sexta da Paixão. E com término somente na segunda, onde é feriado nacional de La Pasquetta.
No domingo, há festas, rituais e celebrações em muitos locais. Contudo, principalmente, em Roma, com a solenidade do Papa e todo o rito pascal.
Mas, em outras regiões, como o Sul da Itália, nas ilhas da Sicília e Sardenha onde acontecem também celebrações impressionantes. E uma delas é a procissão solene com o desfile das estátuas da Madona e de Cristo onde as pessoas com belas fantasias as carregam pela cidade.
Já no feriado de Pasquetta, pós-Páscoa, os italianos se refugiam nos campos, longe das cidades agitadas. Portanto, nesse dia, geralmente, aproveitam a família e os amigos para se confraternizar em um belo piquenique ou realizando atividades divertidas de jogos que envolvam ovos, como o game Punta e Cul.
Tradições Italianas em como é celebrada a Páscoa
A Itália é o lar de quem guarda tradições e não seria diferente no período da Páscoa. Logo, abaixo reunimos as principais que você verá nesse país:
- O Domingo de Páscoa, dia de celebração, quebra-se a Quaresma. Logo depois festeja-se a ressurreição de Jesus Cristo.
- O Cordeiro e o ovo simbolizam a Páscoa na Itália. Logo, o Cordeiro representa Cristo, que tira o pecado Do mundo; e o ovo representa a própria vida, a Sua ressurreição;
- La Pasquetta, feriado na segunda, muitos vão curtir a família e amigos em locais mais reservados;
- Em Roma há o costume de buscar ovos escondidos. Além disso, simboliza culto a fertilidade;
- Domingo há celebração com fartura de uma bela ceia. Então, há tortas salgadas, bolos, pães, cordeiros e os mais deliciosos vinhos.
Leia também: Como é a Páscoa na Itália – Tradição, celebração e festividade
Tradições Culinárias na Páscoa
Na Páscoa, a tradição culinária italiana demonstra ser muito importante. Também o tipo de comida varia de região a região.
Mas, detalhe muito especial que acontece em todo o país: é comum dar de presente ovos de chocolate! E, para eles, simboliza o renascimento.
Então, o ovo faz parte dos pratos, desde aperitivos até sobremesas. Também um bolo de Páscoa bem conhecido é Colomba, de origem do Milão.
Na Umbria e Emilia-Romagna há toda uma preparação de ovos de Páscoa (ovos cozidos decorados com chocolate ou um corante).
Por fim, em outras regiões, como Puglia e Sicília, são preparados doces de Páscoa, como a pastiera napolitana e a cassata siciliana.
Principais eventos regionais de como é celebrada a Páscoa na Itália
Em toda a Itália ocorrem eventos relacionados à Páscoa. Então, sem dúvida, há muita comemoração, festa e procissões solenes, além de rituais religiosos.
Sendo assim, veja os principais para você conhecer como é celebrada a Páscoa na Itália:
- Cidade Eterna, em Roma, a Páscoa está sendo celebrada com o Papa, na Basílica de São Pedro juntamente com milhões de fiéis. Logo, há a procissão que atravessa o Coliseu;
- Taormina – Procissão da Madona Vasa-Vasa pelas ruas do centro histórico. Logo, finaliza a missa na igreja San Giuseppe;
- Florença – Procissão “Explosão da Carreta”. Desse modo, leva uma carroça puxada por bois pelo centro histórico da cidade. E vai até a Piazza del Duomo, onde a carroça é iluminada por fogos de artifício;
- Trapani – Celebra-se com a procissão dos Mistérios. Logo, uma série de estátuas que representam a paixão de Cristo. Enfim, carregadas nos ombros em procissão pelas ruas da cidade;
- Sulmona – Comemorada na Piazza Abruzzo com o desfile da Madona.
Diferentes maneiras em que se celebra a Páscoa para italianos e brasileiros
Além disso, os italianos iniciam seu período de Semana Santa na sexta-feira da Paixão. E só terminam na segunda-feira pós-Páscoa, chamada de La Pasquetta (pequena Páscoa), a qual é feriado nacional.
Desse modo, diferentemente de como está sendo celebrada a Páscoa aqui no Brasil, a qual se inicia na sexta-feira e finaliza no Domingo. Para tanto, geralmente, pela manhã ou à noite há peças teatrais nas igrejas, tanto na missa como no culto, retratando a morte e a ressurreição de Cristo.
Para tanto, na Itália há muitas procissões solenes, missas. Além disso, pães, ovos cozidos ou em formato de chocolate e bolos distribuídos no momento da comida na maioria das regiões. Por fim, no Brasil, a comida normalmente é peixe e ovos de chocolate, a qual já é tradição de longa data.
Mensagem Especial sobre a Páscoa
Nesse tempo em que a Páscoa está sendo comemorada tanto na Itália como no Brasil, a família Benini & Donato Cidadania Italiana deseja a todos momentos de muita esperança, que renasça a fé, o amor e a alegria.
Posto isso, que a morte e ressurreição de Cristo esteja presente nos lembrando que há vida e paz Nele. Por fim, que você e sua família aproveitem esse tempo para estarem juntos em união e harmonia.
Buona Pasqua!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.