As tradições natalinas na Itália marcam uma temporada de muitas comemorações, principalmente, religiosas e familiares. Assim sendo, 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, a qual é feriado nacionalmente, marca o inicio do período do Natal na Itália.
Logo, esse dia religiosamente celebra a virgem Maria, mãe do menino Jesus, a escolhida para ser imaculada concebendo um bebê que seria o Salvador do mundo.
Dessa maneira, 8 de dezembro é geralmente o dia em que as altas árvores de Natal são iluminadas na piazze principal. E as áreas comerciais e os restaurantes são iluminados com luzes decorativas e os mercados de Natal aparecem em pleno andamento.
Então, cada padaria e supermercado começa a aparecer uma enxurrada de panettone e pandoro, dois bolos de Natal famosos e tradicionais da Itália.
Além disso, há árvores verdadeiramente espetaculares na Piazza del Duomo de Florença. Também você se surpreenderá com o impressionante Duomo di Milano em Milão.
Portanto, decida qual árvore romana você mais gosta, admirando-a por toda a cidade. Há um na Piazza Venezia, outro na Piazza San Pietro e um terceiro em frente ao Coliseu.
Agora, abaixo estão outras tradições natalinas na Itália para você conhecer. E se ainda não leu a Parte I, então, convidamos a checar clicando AQUI.
Tradições natalinas na Itália
Aqui estão mais tradições natalinas na Itália para você entender como essa data é importante. Portanto, confira!
Os Nove Dias de Celebração: La Novena
Os nove dias antes do Natal, conhecidos como a Novena, marcam a jornada dos Reis Magos até o menino Jesus. Sendo assim, os religiosos italianos rezam muito durante esse período.
Logo, em áreas mais rurais, as crianças italianas podem se vestir como os Reis Magos ou outros personagens bíblicos. Então, eles vão de porta em porta cantando ou recitando poemas de Natal em troca de alguns doces ou algumas moedas.
Durante os dias que antecedem o Natal, há muitas apresentações festivas em teatros premiados das principais cidades italianas, bem como em igrejas por toda a Itália.
Em Roma, O Quebra-Nozes no Teatro dell’Opera, de 31 de dezembro a 7 de janeiro, inspirará. Em qualquer cidade ou vila, dirija-se a uma igreja local para ouvir alguns hinos tradicionais e músicas de Natal.
Luzes nas tradições natalinas na Itália
Se você gosta mais de luzes de Natal encantadoras, vá para Salerno, ao Sul de Nápoles, que hospeda o festival anual ‘Le Luci d’Artista’ ou The Lights of Artists.
Toda época de Natal, a cidade organiza fascinantes instalações de luz em praças e ruas públicas. E, assim, os visitantes entram em um paraíso mágico de inverno todas as noites após o pôr do sol.
Para tanto, comece no jardim público Villa Comunale, onde você pode encontrar uma linda instalação de luz chamada Il Giardino Incantato ou O Jardim Encantado. Há também um mercado de Natal de um mês em Salerno, no ‘Lungomare Trieste’, à beira-mar.
Segundo os italianos, a véspera de Natal ou ‘La Vigilia’ é o dia mais importante do período natalino. À meia-noite em Roma, no dia 24 de dezembro, os sinos das igrejas tocam em toda a cidade. E, ao mesmo tempo, os canhões são disparados do ‘Castel Sant’Angelo’ para celebrar o nascimento do menino Jesus.
Tradicionalmente para os católicos, a véspera de Natal era um dia de jejum e as comemorações geralmente só começavam após a missa vespertina. Hoje em dia, nem todas as famílias italianas observam isso, mas costumam continuar a tradição de se purificar antes do dia de Natal comendo o ‘Esta dei Sette Pesci’ ou Festa dos Sete Peixes na véspera de Natal.
Assim sendo, essa refeição é sem carne e cheia de sete tipos de peixes para os sete sacramentos.
Na véspera de Natal, centenas de pessoas se reúnem em uma serena ‘Piazza San Pietro’ para ouvir a missa vespertina do Papa. Então, o Papa também colocará cerimoniosamente o bebê Jesus em seu berço no ‘presepe ‘ em tamanho real do Vaticano.
Carne e alegria no dia de Natal: ‘Il Giorno di Natale’
Se você perder o Papa na véspera de Natal, sua missa pode ser presenciada novamente ao meio-dia em Natale novamente na ‘Piazza San Pietro’. Para celebrar o nascimento de Jesus, os italianos beijam a mão ou o pé de uma estátua do menino Jesus ao sair da igreja na missa do dia de Natal.
Depois do que é considerado um jantar leve na véspera de Natal, o dia de Natal é um banquete. Assim sendo, os italianos cozinham um farto almoço chamado ‘cerone’ de carnes assadas, ‘pasta in brodo’ ou macarrão em caldo, legumes grelhados e os tradicionais bolos de Natal para um grande grupo de amigos e parentes.
Desse modo, o panettone é recheado com nozes e frutas cristalizadas para simbolizar a fertilidade do novo ano que se aproxima. Por fim, comer e festejar dura o dia inteiro.
E aqui finalizamos essa breve explanação sobre as tradições natalinas na Itália. Logo, se desejar, compartilhe conosco se já passou o Natal na Itália e como foi sendo essa experiência.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.