Não importa onde você escolha tirar férias ou realizar passeios na Toscana, há ricas tradições culturais e pontos turísticos a serem visitados.
Logo, um centro de atividades culturais, a Toscana é uma joia rara na qual o Renascimento ainda está prosperando.
Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará algumas informações sobre a cultura, arte e arquitetura na Toscana. Confira!
Cultura toscana
A Toscana é conhecida por muitos nomes, mas talvez o mais famoso seja “O Coração do Renascimento”. Sendo assim, quase sinônimo de colinas pitorescas aninhadas contra um céu dourado, o próprio nome “Toscana” traz sentimentos universais de alegria.
Além disso, criados pela beleza das paisagens naturais incomparáveis da região. Também a rica maravilha de sua longa história e o magnetismo intrigante de sua cultura vibrante.
Logo, caracterizada pela riqueza de arte, arquitetura encontradas dentro das fronteiras da região, a cultura da Toscana conquistou os corações de milhões ao longo dos séculos.
Desse modo, a capacidade da Toscana de fundir o presente e o passado de maneira perfeita e mágica é fascinante. Um passeio por uma das cidades da região é como um passeio por um livro de histórias antigas. E com maravilhas arquitetônicas ainda intactas e quase perfeitamente preservadas de séculos passados.
É fácil ter uma noção de como deve ter sido viver nos dias da Idade Média, nos tempos romanos ou nos tempos etruscos. Capturado em quase todos os aspectos da cultura da Toscana está o valor do passado e como ele moldou a região, o país e o mundo.
Arte na Toscana
A arte é parte integrante da cultura italiana em geral, mas floresceu de forma importante ao longo da longa história da Toscana.
Logo, a solidificando a como um ponto de acesso para artistas de todo o mundo. Historicamente, a arte tornou-se um aspecto essencial da cultura toscana devido à presença de famílias ricas e nobres nas principais cidades da Toscana.
Também a família Medici em Florença, a família Gherardesca em Pisa e a família Piccolomini em Siena foram influentes no cultivo de uma cultura que valorizava a arte de alta qualidade.
Além disso, as vistas panorâmicas criadas pela paisagem da Toscana serviram de inspiração para artistas emergentes ao longo da história.
Tanto Michelangelo quanto Leonardo Da Vinci, dois dos artistas mais renomados e celebrados do mundo de todos os tempos, nasceram e foram criados na região da Toscana.
Michelangelo, nascido em Arezzo, tinha uma ligação profunda com a Toscana e suas belezas naturais que influenciaram sua arte.
Aqueles em Florença podem experimentar essa beleza em primeira mão. E também ver a famosa estátua de David de Michelangelo, preservada na Galleria dell’Accademia.
Leonardo Da Vinci, nascido na pequena cidade de Vinci (daí seu nome, que se traduz literalmente como “de Vinci”), criou possivelmente as peças de arte mais conhecidas já criadas – a enigmática Mona Lisa e o icônico afresco da Última Ceia.
Além desses grandes nomes, foram realizados workshops durante o Renascimento, conhecidos como “Botteghe”, dando vida a alguns pintores incríveis, como Piero Della Francesca, Giotto e Cimabue.
Com artistas deste calibre chamando a Toscana de lar, não é de admirar que os artistas até hoje considerem a Toscana um lugar de magia artística.
Ao longo da história da Toscana , muitos estilos de arte bem conhecidos foram formados. Foi na Toscana que Giovanni Fattori criou o “Macchiaioli”, estilo de pintura que tomaria conta da região e daria o tom da arte impressionista nos séculos seguintes.
Museus em toda a Toscana abrigam peças de arte que influenciaram pintores durante séculos, e as paisagens deslumbrantes da região lembram aos viajantes modernos onde todos os grandes artistas receberam sua inspiração.
O melhor da arte da Toscana pode ser visto no Museo del Bargello. Localizado em Florença , este Museu Nacional é um dos edifícios mais antigos de Florença.
Abriga algumas das melhores esculturas da escola florentina. Artistas como Michelangelo, Cellini e Donatello são apresentados aqui.
Arquitetura na Toscana
A Toscana possui uma extraordinária coleção de maravilhas arquitetônicas. De edifícios tão bem preservados que parecem ter sido transportados diretamente do passado, a marcos que destacam importantes eventos culturais e tradições.
Também a sete Patrimônios Mundiais designados pela UNESCO, a arquitetura abrigada em toda a sua região é nada menos que magnífica.
Uma faceta importante da cultura da Toscana em termos arquitetônicos é a abundância de estruturas medievais oferecidas e o nível de qualidade em que são preservadas.
A influência medieval pode ser experimentada em locais como San Gimignano, Lucca ou Monteriggioni. Em San Gimignano, uma série de torres antigas se erguem de tal forma que refletem os horizontes modernos, mas sua arquitetura é tão indicativa do mundo em que se ergueram.
Em Lucca e Monteriggioni, ainda existem muralhas defensivas de castelos medievais, permitindo que as pessoas caminhem pelas mesmas muralhas que os antigos guardiões subiam para proteger os perímetros dos castelos.
Outras obras-primas arquitetônicas icônicas, como a cúpula de Santa Maria del Fiore em Florença, realizada pelo famoso arquiteto florentino Brunelleschi.
E a Torre del Mangia e a Catedral de Santa Maria da Assunção, ambas localizadas em Siena, capturam verdadeiramente a essência da icônica arquitetura toscana.
Conte-nos abaixo sobre o que leu e já agradecemos a sua colaboração.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.