A cultura italiana é hoje um reflexo da rica história de um dos países mais fascinantes do mundo. Na verdade, é uma cultura baseada em um país que, no auge de seu poder, era o centro de um império que abrangia o mundo conhecido.
O Império Romano exportou sua cultura para países da Europa e não é exagero dizer que o Império Romano provavelmente fez mais para influenciar a sociedade moderna (pelo menos no mundo ocidental) do que qualquer outra civilização antes ou depois.
Os Pilares da Cultura Italiana
Hoje, a cultura italiana gira em torno de vários pilares; família, religião, história, artes, arquitetura, idioma e, por último – mas não menos importante, comida.iií
No entanto, são os países que fazem fronteira com a Itália que mais influenciaram a cultura que hoje é exclusivamente italiana.
Países como França, Suíça e Áustria desempenharam seu papel no fornecimento de influências que moldaram a língua, a cultura, a arte e a culinária italianas.
O resultado é um país que possui uma profunda cultura e singularidade que continua a atrair visitantes de todo o mundo para suas muitas atrações.
Para qualquer cultura, o papel que a linguagem desempenha é importante. Ele permite que pensamentos e ideias permeiem facilmente uma sociedade se houver um método comum de comunicação.
Na Itália, mais de 90% dos que chamam o país de lar falam italiano. No entanto, há um grande número de dialetos regionais que serviram para enriquecer o país com pensamento e filosofia por centenas de anos.
O papel central desempenhado pela família
Um dos fundamentos mais importantes da cultura italiana é o papel central desempenhado pela família.
São os laços que se estendem pela família extensa que, por gerações, permitiram ao povo italiano manter uma cultura única, mesmo quando emigrou para outros países.
A ideia italiana de família é um pouco diferente daquela que se encontra em outras nações ocidentalizadas, onde o conceito de ‘família nuclear’ é visto como muito importante.
O conceito italiano de família abrange um modelo muito mais amplo, no qual os laços de sangue e casamento são muito mais dispersos.
A relação com as crianças também é uma grande parte do que torna a cultura italiana e suas unidades familiares tão fortes – diante da adversidade.
Enquanto em outras culturas as crianças são encorajadas a seguir seu próprio caminho no mundo e buscar uma grande medida de independência, nas famílias italianas o inverso é geralmente verdadeiro.
As crianças são incentivadas a manter laços extremamente estreitos com a família – inclusive frequentando reuniões familiares frequentes, mesmo quando atingem a idade adulta.
A influência da religião
Outra influência na cultura italiana que não pode ser negligenciada é a religião. Não é de surpreender que a esmagadora maioria dos italianos seja católica romana.
O papel central da religião em um país que abriga o Vaticano não é nenhuma surpresa. Mas a questão da fé é central para a vida familiar e cultural na Itália e continua sendo uma forte força unificadora para aqueles que chamam o país de lar.
Um vislumbre da arquitetura
O puro prazer de visitar algumas das cidades mais maravilhosas da Itália pode oferecer um vislumbre da arquitetura que moldou o pensamento e o estilo em todo o mundo.
O planejamento e a execução dos muitos edifícios que ocuparam um lugar de destaque no Império Romano continuam a moldar o pensamento e a influenciar a cultura da Itália moderna.
A grandeza desses edifícios é motivo de justificável orgulho para quem mora na Itália. A alegria que se reflete nesses edifícios e a ideia de que a Itália já foi o mestre de toda a Europa faz dos italianos uma das nações mais orgulhosas – e assim deveriam ser.
Mas não são apenas a forma e o equilíbrio desses edifícios que continuam a influenciar o que o mundo hoje reconhece como a cultura única da Itália – mas também o que está contido em muitos desses edifícios.
Arte e cultura
A arte e a cultura continuam a ser inspiradas pelo passado italiano – e continua até hoje. Qualquer visitante do país não pode deixar de se maravilhar com o teto da Capela Sistina, onde está exposta a genial obra de Michelangelo.
É também na arte e na beleza da ópera que a cultura da Itália rompe barreiras entre culturas e nações.
As notas crescentes e a beleza desta forma de arte continuam a ser parte integrante da cultura italiana. Seria difícil passar algum tempo no país e não notar quanto orgulho e alegria os italianos expressam através da música.
Cozinha
No entanto, se há uma base popular que a Itália forneceu ao mundo para ajudá-lo a entender a cultura do país e o que significa ser verdadeiramente italiano, é na área da culinária.
É um eufemismo dizer que a cultura italiana se espalhou através da aceitação internacional de sua culinária.
O papel central da comida e do vinho na cultura italiana não pode ser subestimado. Este é um país onde uma refeição é motivo de comemoração – e onde o partir do pão é visto como uma oportunidade para amigos e familiares consolidarem ainda mais os laços que os unem.
As variações regionais e a qualidade dos ingredientes usados para produzir as obras-primas italianas contribuem para a rica tapeçaria que hoje continua a fascinar, entreter e proporcionar alegria a milhões, senão bilhões de pessoas em todo o mundo.
A rica história da Itália influenciou culturas em todo o mundo. Este é um país onde a cultura é rei e onde a família é a base de todas as coisas boas. Comida, vinho, música e beleza se combinam na Itália para fornecer aquela cultura especial e única que influenciou pessoas em todo o mundo.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.