Campânia, Sicília, Basilicata são algumas das regiões de vinhos do Sul da Itália que vale a pena conhecer. E hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana discursará brevemente sobre os vinhos que encontrará cada uma.
Além disso, abordará sobre como é cada região vinícola e como são esses vinhos produzidos. Ali. Portanto, não deixe de ler!
Região vinícola e vinhos do Sul da Itália
Campânia
A Campânia é a terra da música e da lenda, com Nápoles, Vesúvio, Sorrento e a pitoresca Costa Amalfitana no centro do que esta região tem para oferecer. Sendo assim, a comida da Campânia também é lendária com pizza e queijo muçarela de búfala como as estrelas principais.
Nesse sentido, as uvas encontradas incluem: Aglianico e Fiano, usadas em vários vinhos varietais. Logo, Aglianico é super rico em taninos e tradicionalmente leva cerca de 10 anos para envelhecer e ser bebível.
Desse modo, os seus vinhos produzidos: Os vinhos da Campânia, incluindo Taurasi, Aglianico, Greco di Tufo, Asprino d’Aversa, Lacrima Christi e Solopaca.
Então, são vinhos envelhecidos e rústicos que muitas vezes são apreciados no clima agradável entre boa companhia e comida de qualidade.
Puglia
Congelada no tempo com olivais, cidades montanhosas e produtos agrícolas frescos, Puglia abriga colinas pitorescas. E também planícies e a vasta costa do Mar Mediterrâneo.
Sendo assim, as uvas encontradas incluem: Negroamaro temperado; Primitivo, conhecido pela produção de vinhos tânicos. E Verdeca, uma rara uva de vinho branco. É também uma região de valor conhecido para Chardonnay.
Assim sendo, os vinhos produzidos: Puglia também é uma terra de vinhos de valor frutado – Primitivo di Manduria, Negroamaro, Salice Salentino e Castel Del Monte Aglianico são classificados em todo o mundo como formidáveis e supremos.
Além disso, não há nada melhor com uma fatia de pão de Altamura, o orgulho DOP da Puglia.
Basilicata, um dos vinhos do Sul da Itália
Basilicata está rodeada por uma vegetação luxuriante e repleta de aldeias sedutoras. E que proporcionam aos visitantes uma estadia tranquila e idílica.
Assim sendo, as uvas encontradas incluem: Como sua vizinha Campania, Aglianico é frequentemente usada junto com Primitivo, Sangiovese e Montepulciano.
Logo, os vinhos produzidos: Juntamente com a assinatura de pimenta e pratos clássicos de cordeiro, a Basilicata produz alguns vinhos tintos finos e únicos Aglianico, feitos de uvas cultivadas em solo vulcânico.
Enfim, esses assumem um sabor profundo e carnudo.
Calábria
A Calábria é o sonho de todo turista, com praias arenosas, fendas rochosas e o cristalino Mar Jônico, tornando-se o epítome da grandeza da natureza.
Dessa maneira, as uvas encontradas incluem: Gaglioppo, identificada por um sabor de bagas esmagadas. Também Greco Bianco, utilizado para produzir uma gama de vinhos secos a doces.
Logo, os vinhos produzidos: O vinho da Calábria é imperdível com seu famoso tinto da Calábria e o Greco di Bianco DOC cor de cobre com o nome das origens gregas da região.
Então, algumas regiões vinícolas notáveis incluem Bivongi com suas misturas rosés e vinhos brancos secos. Também Scavigna DOC com vinhos feitos de misturas Bianco, Rosso e Rosato.
Sardenha
A Sardenha fica bem no meio do Mar Mediterrâneo e é uma região de cores e contrastes nítidos.
Sendo assim, as uvas encontradas incluem: uvas Vermentino e Cannonau (Grenache). E que são amplamente cultivadas nas províncias de Ogliastra e Nuoro e dão um toque picante às misturas frutadas.
Logo, os vinhos produzidos: Os vinhos da Sardenha vêm de uma variedade de uvas nativas. Porém, a maioria tem a cor e o sabor distintos de frutas secas ao sol.
Então, Vermentino di Gallura DOCG, com alto teor alcoólico e riqueza surpreendente, é o tipo de vinho tinto mais encontrado nesta região.
Sicília, um dos vinhos do Sul da Itália
A Sicília está sendo definida por sua arte, cultura e beleza natural – esplêndidos cumes de montanhas. Ademais, belas praias e monumentos históricos, ficando atrás apenas do Paraíso.
Assim sendo, grande parte da comida da Sicília vem do mar, e os vinhos mais uma vez parecem combinar perfeitamente.
Desse modo, as uvas encontradas incluem: Trebbiano; Syrah; Chardonnay; e Nero d’Avola, uma uva nativa.
Logo, os vinhos produzidos: Os vinhos mais famosos na Sicília são da variedade de uva vermelha. Então, Nero D’Avola — originária do sudeste da Sicília.
E os vinhos produzidos em torno do Monte Etna — Alcamo; Moscato di Noto; e vinhos fortificados como Marsala.
Aqui você conheceu os principais vinhos do Sul da Itália e esperamos que tenha gostado. E se você já degustou algum deles, conte-nos a sua experiência.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.