Centro histórico é um dos mais famosos lugares sobre o que fazer em Siena
Cidade toscana que tem como Patrimônio Mundial da UNESCO o seu centro histórico desde 1995, Siena reserva inúmeras belas vistas. E, certamente, há muitos passeios e atrações turísticas que você poderá visitar.
Assim sendo, há a mais glamorosa Catedral de Siena (Duomo) com seu monumento estonteante de arquitetura gótica italiana. Também um local impressionante que chama a atenção é a Piazza del Campo com sua forma em concha situada no centro da cidade.
E nessa praça você conhecerá uma das histórias mais incríveis sobre a Fonte Gaia que significa “Fonte da Alegria”. Para tanto, existe um motivo para ser chamada assim e toda uma grande simbologia por trás dela.
Então, conheça estes pontos turísticas sobre o que fazer em Siena, na Itália para momentos inesquecíveis, seja só, com amigos ou familiares. Portanto, confira o que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana preparou e inclua em seu roteiro de viagem, se assim desejar.
O que fazer em Siena, na Itália – Pontos turísticos para visitar
Visite a Piazza Del Campo
Siena é mais conhecida pela praça em forma de concha no centro da cidade. Sendo assim, essa praça, a Piazza Del Campo, é o coração de Siena.
Logo, assim como todas as estradas levam a Roma, todas as ruas estreitas e aconchegantes de Siena levam a essa praça em forma U. Na praça você encontrará a Fonte Gaia, uma fonte monumental que leva a água das colinas ao norte de Siena até a Piazza.
Dessa maneira, os canais subterrâneos formados são chamados bottini e servem todas as fontes de Siena. Aliás, quando a água chegou pela primeira vez à praça em 1342, foi realizada uma festa cheia de alegria. É por isso que a fonte tem este nome: Fonte Gaia significa Fonte de alegria.
Catedral de Siena (Duomo)
A construção da Catedral de Siena começou no século XII e hoje é uma das atrações turísticas mais famosas da cidade. Assim sendo, a Cattedrale di Santa Maria Assunta é um dos exemplos mais conhecidos da arquitetura gótica italiana.
Além do distinto exterior listrado em preto e branco, a fachada da catedral, construída em 1380, é ricamente decorada. Ao lado da catedral está o campanário de 77 metros de altura, a torre do sino independente.
Torre Del Mangio
Quando você pensa na Piazza del Campo, você verá automaticamente uma enorme torre sineira em sua mente. Então, essa é a torre alta do sino de 102 metros: Torre Del Mangio.
Logo, a torre é um verdadeiro marco da cidade. E construída no século XIV pelos irmãos Rinaldo, fica ao lado do Palazzo Pubblico.
O que chama a atenção na torre é que a parte inferior é em estilo gótico e a parte superior não. Então, ao pé da Torre encontra-se uma capela, que foi acrescentada após a epidemia de peste em 1352. Também pode subir a Torre por uma pequena taxa para ter uma bela vista sobre a cidade.
O centro histórico de Siena
Durante a sua estadia na Toscana, aproveite para desfrutar da atmosfera medieval especial de Siena. Obviamente, é um dos locais mais famosos sobre o que fazer em Siena e você não pode perder de ir conhecer.
Então, caminhe pelas ruas estreitas do centro histórico onde se tornou Património Mundial da UNESCO.
E se perca nas lojas que oferecem deliciosas especialidades, nos restaurantes e bares de vinho. Além disso, a cidade é famosa pelo Palio di Siena, uma competição equestre entre os distritos, com origens medievais.
A Abadia de San Galgano
A Abadia de San Galgano está localizada a 30 km de Siena. Assim sendo, é composto por dois edifícios: a Rotonda di Montesiepi e a grande Abadia, agora reduzida apenas às suas paredes.
Dentro da Rotunda, encontramos a famosa espada plantada em pedra. Também diz a lenda que depois de uma juventude desordenada, Galgano se retirou para uma vida reclusa de eremita.
Portanto, no dia de Natal de 1180, o Santo plantou sua espada no chão, que hoje é uma grande atração turística.
O Duomo de San Gimignano
San Gimignano é uma cidade encantadora com suas torres medievais subindo no céu. Logo, entre os muitos tesouros arquitetônicos, uma visita ao Duomo di San Gimignano é imperdível.
Sendo assim, o afresco que cobre as paredes da estrutura nunca foi restaurado ao longo dos séculos. Então, as cores são originais, pintadas no século XIV, e a sua vivacidade e brilho vão deixá-lo maravilhado.
Aqui você conheceu esses pontos turísticos sobre o que fazer em Siena, na Itália, e agora já sabe onde ir. Enfim, conte-nos se já visitou algum deles.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.