Muitas famílias de Milão saem da movimentada agitação da cidade e recarregam as energias no Parque Sempione. Assim sendo, ao visitar esse paraíso verde e cheio de uma atmosfera tranquilizante, certamente, encontrará alguém lendo um livro no gramado.
Também ouvindo música e ainda tocando violão. Logo, da mesma forma que há em outros parques da cidade, tais como piqueniques, casais de mãos dadas e passeios de bicicleta, essas atividades em Sempione são bem corriqueiras.
Além disso, as copas das árvores frondosas criam deliciosos locais de sombra onde você pode se deitar e relaxar. Ademais, esse pequeno oásis de 50 hectares é um lugar onde o tempo passa mais devagar.
Por esse motivo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana revelará algumas das principais atrações para você desfrutar. E, desse modo, ao viajar para Milão, você possa ter muitos momentos refrescantes e inesquecíveis!
História do Parque Sempione
Aqui está um pouco da história para você conhecer ao visitar o Parque Sempione! Portanto, confira abaixo!
Cena de romances românticos ingleses
O Parque Sempione foi construído em 1890 no topo de uma antiga praça militar. E ao lado do Castello Sforzesco, o espetacular castelo do século XIV no centro histórico de Milão.
Assim sendo, o design do parque foi inspirado nos jardins ingleses do século XIX, famosos por recriar paisagens pastorais idílicas. Então, lagos, plantas perfeitamente podadas, fileiras de árvores, uma rede de caminhos cuidadosamente traçados e uma arquitetura pitoresca são características típicas desse estilo, como visto nas histórias de Mary Shelley e Charlotte Brontë.
Para tanto, um pequeno lago artificial fica dentro do parque e é frequentado por patos e outros pequenos animais. Então, pode ser atravessado por uma ponte de madeira decorada com cadeados, símbolo do amor eterno deixado pelos casais visitantes.
Aliás, esse gesto romântico é agora comum nas cidades europeias. Há também espaços para cães, quiosques com esplanadas onde você pode tomar uma bebida e ter Wi-Fi gratuito – um requisito essencial para os millennials.
Atrações turísticas no Parque Simpione
Além de fazer uma longa caminhada e desfrutar do ambiente tranquilo, você pode seguir estes pontos turísticos imperdíveis do parque:
Triennale di Milano
Localizado no Palazzo dell’Arte, a sudoeste de Sempione, esse museu é famoso por suas exposições de arte contemporânea. E por promover a arte e a arquitetura italiana.
Aquário Civil
O único edifício que resta da Exposição Universal de Milão de 1906. E um dos aquários mais antigos da União Europeia.
Assim sendo, sua famosa fachada Art Nouveau recebe visitantes interessados na vida aquática das costas italianas. Além disso, possui também uma biblioteca especializada em biologia marinha.
Arena Cívica, outra atração do Parque Sempione
Inaugurado em 1806 antes de Napoleão, este anfiteatro foi e é um espaço multiusos para todo o tipo de eventos. Logo, desde concertos e provas atléticas a batalhas navais quando o espaço se encheu de água.
Arco Della Pace
A construção começou em 1807 para comemorar as vitórias de Napoleão, mas as obras foram interrompidas. E retomadas mais tarde, em 1826, para comemorar a paz alcançada em 1815. Por fim, fica na Piazza Sempione sendo parte da entrada do parque.
Torre Branca
Esta torre tem quase 109 m de altura, sendo a segunda mais alta de Milão depois da Torre Pirelli. Desse modo, um mirante coberto em forma de hexágono no topo oferece vistas de 360 graus da cidade.
Além disso, foi construído como parte de uma exposição de arte em 1933 e hoje às vezes é alugado para festas e eventos particulares.
É também o lar do Just Cavalli Café, um restaurante criado pelo famoso designer Roberto Cavalli e um dos locais mais chiques de Milão.
Pôr do sol no Parque Sempione
A excelente localização do Parco Sempione, a menos de 10 minutos a pé das principais atrações turísticas do centro, como a Catedral de Milão, significa que este oásis verde pode ser apreciado a qualquer hora do dia.
Então, visite o pôr-do-sol, após um dia agitado de passeios turísticos, para descontrair e desfrutar do cenário natural. Quando o sol começa a se aproximar do horizonte, os caminhos que serpenteiam entre as árvores ficam mais frios.
E os moradores se reúnem para relaxar e desligar depois do trabalho. Também é perfeito se você estiver viajando com crianças porque elas vão adorar avistar a fauna que está escondida ao redor do parque.
Então, conte-nos sobre as suas impressões do Parque Sempione, em Milão. E se você já visitou, compartilhe a sua experiência.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.