Características e charme da cozinha italiana

Características e charme da cozinha italiana Foto: Freepik

A comida ocidental mais popular no Brasil é a cozinha italiana. E ela nunca sai de moda e pode ser apreciada em um clima casual, pois é uma refeição padrão para quaisquer datas.

Além disso, alimentos gourmet de origem italiana, como massas e pizzas, são populares independentemente da idade ou sexo. E agora são inseparáveis ​​na alimentação brasileira.

Desse modo, a comida italiana atrai pessoas não apenas em nosso país, mas em todo o mundo. Ademais, a cozinha italiana tem uma longa história, que remonta à era do antigo Império Romano, há mais de 2.000 anos.

Os romanos da época valorizavam o tempo das refeições e, por regra, comiam três refeições por dia. Além disso, gostavam de comer cada refeição por duas a três horas como refeição do curso.

Eventualmente, a cultura alimentar que ostentava os mais altos padrões na época se espalhou por toda a Europa com o desenvolvimento do Império Romano.

Então, a cozinha italiana influenciou a cultura alimentar dos países europeus, mas a França é o país mais beneficiado. Logo, dizem que a culinária francesa, que é uma das “três grandes cozinhas do mundo”, era impossível de completar sem a influência da culinária italiana.

E o blog Benini & Donato Cidadania Italiana está orgulhoso disso. Também de dizer que não está sendo exagero a presença da culinária italiana vai muito além do que está sendo escrito até aqui! Por isso, leia mais!

Charme da cozinha italiana é rica em variedade

 A Itália é um país longo e estreito de Norte a Sul, e tem características importantes dependendo da região. Há também diferenças regionais na culinária, com muitos pratos influenciados pela vizinha França e Suíça no Norte da África e nos países mediterrâneos no Sul.

Por exemplo, no Norte, muitos pratos são feitos com carne e laticínios. E e no Sul, muitos pratos são feitos com peixe e marisco.

Além disso, muitas nações independentes existiam no território até o nascimento de uma nação unificada em 1861. Logo, a culinária local, como a culinária napolitana e a culinária toscana, cresceu de forma independente.

Sendo assim, um dos verdadeiros prazeres de viajar para a Itália é poder desfrutar de uma grande variedade de comida gourmet no mesmo país.

A imagem da cozinha italiana com molho de tomate e azeite que geralmente reconhecemos está sendo mais parecida com a cozinha da região sul, como Nápoles.

Também é famosa por seus pratos clássicos, como massas e pizza. Mas, agora mudou de forma e está se espalhando por toda a Itália.

Para tanto, essa é a forma de desfrutar da cozinha italiana, onde poderá desfrutar de pratos clássicos com características diferentes consoante a região e pratos locais com fortes cores locais, juntamente com vinho produzido localmente.

O volume é incrível na cozinha italiana!

A massa é um prato principal em um restaurante italiano no Brasil. Porém, é um dos primeiros pratos principais (ou aperitivos) localmente.

Também está sendo servido em uma porção grande, que é leve no sentido brasileiro e pode servir de 2 a 3 porções.

Além disso, vem com entradas e sobremesas de carne e peixe, por isso, é difícil terminar tudo. Então, eis abaixo:

  • Aperitivo: Campari, espumante, etc;
  • Aperitivo (Antipasto): Presunto, carpaccio, queijo, etc;
  • Primeiro prato principal (Primo piatto): macarrão, risoto, salada, etc. (podem ser fornecidos vários);
  • Secondo piatto: Entrada de fato, com opção de pratos de carne ou peixe (ambos podem ser servidos);
  • Acompanhamento (Contorno): Salada, legumes, etc;
  • Sobremesa (Dolce): bolos, frutas, etc.;
  • Caffè: Café depois da refeição;
  • Digestif: Os licores estão sendo servidos em copos pequenos;

Aperitivo de comida italiana recomendado

É, principalmente, servido ingredientes preparados como presunto, queijo, legumes defumados. Também grelhados e peixes marinados, podendo servir como uma travessa com pão.

Sendo assim, acompanha bem cerveja e aperitivo, mas cuidado para não comer demais.

Prosciutto, um dos alimentos deliciosos na cozinha italiana

“Prosciutto” é uma palavra italiana para presunto em geral, mas no Brasil, geralmente, se refere ao presunto não defumado da Itália.

Dessa maneira, está sendo completado pendurando as coxas de porco salgadas, secando-as e envelhecendo-as ao longo do tempo.

Logo, ao envelhecer por um longo tempo, o aroma fica mais rico. E você pode desfrutar de uma textura macia sem hábito e salinidade moderada.

Para tanto, Parma, uma cidade no Norte da Itália, está sendo conhecida como a famosa área de produção do presunto.

E o presunto produzido é conhecido como “Prosciutto di Palma”. E é contado como um dos “três maiores presuntos do mundo”, juntamente com “Hammon Serrano” na Espanha e “Jinhua Ham” na província de Zhejiang, China.

Logo, o presunto de porco branco Parma está sendo envelhecido por mais de 12 meses, cuja fabricação em rigoroso controle de qualidade.

Então, a maioria dos aperitivos são servidos em um prato chamado “prosciutto misto”, que é uma variedade de vários tipos de presunto. Enfim, é excelente quando consumido com frutas como melão e figo.

Carpaccio

O carpaccio é fresco na aparência e tem um sabor refrescante. Muitas vezes refere-se a filé de carne crua fatiado, temperado com queijo, molho, azeite, etc.

Além disso, existem várias teorias sobre a origem do nome Carpaccio. Mas é famoso pelo pintor Vittore Carpaccio que atuou em Veneza no século XV.

Então, conta-se que Carpaccio preferia o prato de carne crua em fatias finas com parmesão Regiano (queijo). E que a cor vermelha da carne crua lembrava seu estilo.

Nos últimos anos, a teoria de que um restaurante veneziano criou um prato há cerca de 60 anos tornou-se influente, mas na realidade – desconhecida.

Brusqueta, famosa na cozinha italiana

É uma refeição leve italiana com pão e pode aparecer como aperitivo para refeições do curso. Desse modo, pode-se dizer que está sendo um prato muito popular porque está sendo feito de forma rápida e fácil em casa.

Escusado será dizer que a bruschetta feita de tomate é deliciosa porque os tomates italianos que receberam muitas bênçãos do sol têm um sabor forte e são deliciosos de qualquer maneira.

Originalmente, é um prato local da Itália central, como Roma, e seu nome também significa “queimado (fogo de carvão)” no dialeto romano.

Agora está espalhado por todo o país, como Toscana e Campagna, e você pode desfrutar de um repertório único. Eis abaixo uma breve receita para você fazer:

  • Asse baguetes em fatias finas em uma grelha, esfregue o alho na superfície e asse novamente.
  • Cubra com azeite, sal e pimenta, molho de tomate, anchovas, etc. e pronto.
  • Os ingredientes da cobertura são a seu gosto e, dependendo do visual, será uma bruschetta muito linda.

Na Campânia, como Nápoles, é coberto com tomate e orégano, e na Toscana, como Florença, é torrado com alho esfregado.

Além disso, um prato muito semelhante à bruschetta é o crostini. E é o mesmo prato de pão, mas com pão menor e sem alho esfregado.

Este também está sendo um prato que, combinado livremente com coberturas e, muitas vezes, serve como aperitivo. Especialmente, famoso é o crostini com pasta de fígado de galinha.

Ademais, o fígado feito com anchovas e cebolas tem um sabor rico e cremoso.

Por fim, conte-nos a sua experiência com a charmosa cozinha italiana.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.