A Itália é um lugar especial para os amantes da boa comida. Para tanto, as comidas tradicionais italianas são tão deliciosas que fazem da Itália um verdadeiro paraíso gastronômico.
Ademais, sem falar nos queijos e vinhos, que merecem um capítulo à parte. Em primeiro lugar, a cozinha italiana é tão notável quanto vasta.
E essa variedade reflete a imensa riqueza cultural da Itália. Afinal, foram muitas as pessoas que ao longo dos séculos influenciaram a comida italiana. De Norte a Sul, as comidas tradicionais italianas variam muito entre si.
Da mesma forma, se você quer entender a comida tradicional italiana, precisa saber que, na Itália, comida é coisa séria. Para os italianos, a comida tem a ver com raízes culturais, orgulho e as histórias de cada lugar.
Desse modo, histórias de famílias, pessoas e sua conexão com a terra e muito mais. Afinal, este é um país cheio de histórias!
Mas vamos ao que interessa? O blog Benini & Donato Cidadania Italiana destaca VII comidas tradicionais italianas que você precisa experimentar em sua próxima viagem à Itália e um pouco das histórias por trás delas.
Sabores italianos: VII comidas tradicionais italianas icônicas e suas histórias
I – Lasanha
Como pensar nas comidas tradicionais italianas e não imaginar uma suculenta lasanha? Massa, molho de tomate, carne e queijo sobrepostos: perfeito!
Mas que tal conhecer a história por trás desse ícone italiano?
Assim sendo, as raízes da lasanha vêm da Roma antiga. Desse modo, onde existia o “laganon”, uma fina folha de massa recheada com carne. Então, era uma espécie de torta, apenas vagamente parecida com a lasanha de hoje.
No entanto, as primeiras receitas de algo mais parecido com a lasanha como a conhecemos surgiram apenas no século XIV. Logo, com a alternância característica de camadas de massa com carne e queijo.
Aliás, há registros disso em Bolonha e Nápoles. Como resultado, as duas cidades muitas vezes competem para ser o berço da lasanha. Sim, as comidas italianas tradicionais também têm rixas históricas!
Mas você pode se perguntar: e o tomate? Aqui fica mais uma curiosidade. Esse ingrediente, tão típico da culinária italiana, na verdade é originário da América.
Desse modo, os italianos começaram a usar tomates em sua culinária apenas no século XIX. Assim, o primeiro registro de lasanha com molho de tomate é de 1881, e está no livro Principe dei cuochi o la vera cucina Neapolitana de Francesco Palma.
Finalmente, no século XX, o prato se tornou bastante popular nos restaurantes de Bolonha. E, a partir daí, ganhou o mundo. Hoje, a lasanha é um verdadeiro clássico em toda a Itália, com variações dependendo da região.
Definitivamente, além de ser uma das comidas tradicionais italianas mais famosas, também é um prato cheio de histórias!
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o bife florentino, o prato preferido da Toscana
II – Pizza
Poucos alimentos são tão famosos no mundo quanto a pizza, um verdadeiro fenômeno! Dessa maneira, é um dos símbolos mais reconhecidos da Itália em todo o mundo.
E uma parte importante das culturas italianas e napolitanas também. Mas você já se perguntou qual é a história dessa delícia?
A pizza tem uma história antiga! Após a descoberta da fermentação pelos egípcios, cada povo começou a desenvolver seu próprio tipo de pão, inclusive os romanos.
Então, começaram a fazer uma espécie de pão achatado e redondo; um parente muito, muito antigo da pizza de hoje. Ao longo dos séculos, esse pão se espalha por todo o território da atual Itália.
E passa a ser chamado de “pizo”, ou “pissa”. Mas o primeiro registro da palavra “pizza” vem apenas no ano mil.
Mas espere! Essa ainda não era a pizza que amamos hoje. A massa redonda nascida em Roma teve que chegar a Nápoles para começar a ser o que é hoje.
Lá, ganha temperos como alho, sal, azeite e queijos, além de ervas aromáticas. Com a chegada e popularização do tomate na culinária italiana, agora falta o ingrediente. Nasce agora a pizza, uma das comidas tradicionais italianas mais incríveis de todos os tempos.
Agora, a pizza napolitana é tão importante na cultura e culinária italiana que desde 2017 é considerada patrimônio cultural pela UNESCO. Além disso, existe ainda uma organização para garantir a qualidade e tradição da autêntica pizza napolitana em todo o mundo: a Associazione Verace Pizza Napoletana.
Definitivamente não estávamos brincando quando dissemos que a comida na Itália é levada a sério!
III – Gelato, uma das comidas tradicionais italianas
O Gelato é, sem dúvida, o doce italiano mais amado do mundo! Além de deliciosa, é mais uma comida tradicional italiana cheia de histórias.
Assim sendo, as pessoas têm o hábito de misturar neve com leite, mel ou frutas desde a antiguidade. Mas é na Sicília, durante a dominação árabe, que se encontram as verdadeiras origens do gelato.
Nessa época, sucos de frutas e açúcar começaram a se misturar com a neve vinda do Monte Etna. Assim nasceram a granita e o sorbet, ancestrais do gelato italiano. Havia até “nivaroli”, trabalhadores especializados em coletar neve e armazená-la em cavernas para uso no verão.
Logo, a fama desses doces sicilianos chegou então a Florença, capital do Renascimento e cidade dos poderosos. Lá, essa sobremesa se tornou ainda mais popular e as pessoas desenvolveram novas formas de armazenar e conservar o gelo.
Mas o próprio gelato só nasceu na década de 1660, novamente com a participação da Sicília. Nessa época, o chef siciliano Francesco Procopio de Coltelli herdou uma curiosa máquina de fazer sorvete e granita de seu avô.
Logo, encantado com os resultados, mudou-se para Paris em 1660 e fundou o mítico Café Procope. Lá, ele adicionou leite às suas receitas de sorvete.
E, combinando-o com os sabores inconfundíveis da Sicília: pistache, amêndoas, limões, laranjas. Mas também chocolate e café.
Agora, nascia o famoso gelato italiano! Então, a nova sobremesa fez tanto sucesso que a Procope recebeu das mãos do Rei Sol, Luís XIV, uma licença especial para produzir aquelas delícias congeladas.
Enfim, quem diria que poderia haver tanta história por trás de uma das mais famosas comidas tradicionais italianas? Então, o que achou dessa Parte I sobre os sabores italianos? Conte-nos!
Confira também: Arancini – O famoso bolinho de arroz muito popular em Palermo
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.