Desde 1278 a Basílica de Santa Maria Novella recebe turistas na cidade por tanta imponência que possui. Assim sendo, seus tons geométricos de cores e seus tesouros de valor inestimável a faz ser extremamente admirável.
Aliás, em si ela é um verdadeiro tesouro da arquitetura, pois contêm inúmeras obras de valor inestimável, como o afresco de Masaccio representando a Trindade, o Crucifixo de Brunelleschi e o de Giotto.
E isso já seria suficiente para indicar sua monumental importância histórico-artística para você ter a oportunidade de conhecer. Todavia, não termina aí!
Desse modo, à esquerda da fachada, de fato, você entra no museu e nos claustros. E que completam todo o complexo da Basílica:
Claustro Verde leva o nome da cor dominante nos afrescos; enquanto do lado oposto da entrada principal você acessa a Capela Espanhola. E que leva o nome do papel que desempenhou na Idade Média como local para as funções religiosas de Eleonor de Toledo.
Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana tem a satisfação de abordar brevemente sobre essa belíssima Basílica.
Basílica de Santa Maria Novella
Santa Maria Novella é uma das basílicas góticas mais importantes da Toscana. Sendo assim, fica a poucos passos da estação ferroviária de Santa Maria Novella.
Desse modo, a beleza austera da fachada, projetada por Fra Jacopo Talenti e Leon Battista Alberti, é o que impressiona imediatamente. Logo, seu olhar se moverá para abraçar a praça que recentemente passou por um longo e importante plano de restauração e reurbanização.
Em 2010, esse projeto foi premiado com a melhor renovação de um espaço público no concurso internacional Marble Architectural. Então, a praça estava fechada por muito tempo devido ao trânsito e automóveis que danificaram o pavimento e poluíram o ar, impedindo que turistas e florentinos usufruíssem do espaço.
Renovação da Basília de Santa Maria Novella
Os arquitetos optaram por colocar novos bancos que harmonizam com o estilo dos edifícios. E com vista para a praça e aparelhos de iluminação especiais que difundem uma luz suave que enfatiza o claro-escuro das fachadas e suas linhas acentuadas.
Logo, essa renovação também levou as pessoas a readquirirem a experiência da praça e mais uma vez desfrutarem de sua beleza. Então, recuperou seu papel social de ser um ponto de encontro dentro desse espaço compartilhado e vital.
Graças a esse novo contexto, as pessoas podem apreciar a basílica dominicana que domina a praça. À primeira vista, a arquitetura externa chamará sua atenção.
No entanto, é ainda mais apreciada pelos muitos tesouros que contém, como obras de Masaccio, Ghirlandaio, Filippino Lippi e Botticelli, entre outros.
Vale a pena notar que na mesma Igreja existem dois crucifixos de madeira dos dois Mestres, Giotto e Brunelleschi. Assim sendo, o Cristo de Giotto situa-se a meio da nave central e encontra-se pintado num painel em forma de cruz.
Logo, ele tem uma pose naturalista, com as pernas dobradas sob o peso de seu corpo magro e sofrido. Além disso, Giotto define de forma realista o sombreamento do corpo, os movimentos de seus longos cabelos loiros.
E o sangue que escorre das feridas. Então, ele comunica de forma significativa o doloroso sofrimento do Calvário. Logo, o Cristo de Brunelleschié esculpida em madeira e depois pintada.
Também a busca pelo realismo é evidente na atenção aos detalhes e proporções anatômicas. Ao mesmo tempo, Brunelleschi sublima essa figura que não deve ser um homem comum, mas a representação humana do divino.
Por isso, seu rosto não expressa raiva, e a posição do corpo não mostra fadiga. Portanto, a perfeição anatômica visa remeter a uma perfeição ideal.
Enfim, uma visita a essa esplêndida basílica é, portanto, obrigatória para quem deseja descobrir obras-primas absolutas.
E agora conte-nos o que achou dessa linda Basílica de Santa Maria Novella, uma igreja tão famosa e bonita.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.