X Praças de Roma com forte influência para a história da cidade – Parte I

X Praças de Roma com forte influência para a história da cidade – Parte I Foto: Pixabay

As praças de Roma (em italiano, “piazza”), sem dúvida, tiveram forte influência para a história da cidade. Sendo assim, co as suas maravilhosas obras arquitetônicas, monumentos, ruínas, fontes barrocas e igrejas antigas. E são na verdade a melhor forma de conhecer a sua vida e a sua história. 

Como lugares de passeios turísticos e intercâmbio, as praças são a essência de Roma. Logo, representam locais bem sugestivos, românticos, animados e coloridos, acompanham o dia-a-dia e acolhem os maiores eventos da cidade.

Dessa maneira, cada quadrado tem sua própria história e tesouros escondidos, cada um envolvendo uma emoção diferente que só viajando até lá para sentir.

Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana separou X praças bonitas e importantes de Roma. Então, confira algumas igrejas, obras arquitetônicas, monumentos, arte e dicas úteis para visitá-los. Mas, claro, há muitas outras que não estão listados, pois são muitas! Portanto, confira estas X!

X Praças de Roma para visitar em viagem

I – Praça Navona

A Praça Navona possui alguns artefatos maravilhosos para conhecer, tais como:

  • A Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) projetada por  Bernini;
  • O majestoso Palazzo Pamphilj;
  • A esplêndida Igreja de Sant’Agnese in Agone.

Sendo assim, essa praça representa a verdadeira quintessência do barroco romano. Então, está sendo um ótimo ponto de encontro onde você encontra muitos artistas de rua, pintores, turistas e moradores da região.

Logo, ao visitar o centro da cidade de Roma, você não pode perder de conhecer essa praça! Logo, se o ditado popular diz “todos os caminhos levam a Roma” é verdade, então, também é verdade que todas as ruas de Roma levam à Piazza Navona!

De fato, há muitas entradas para essa praça, que foi muito importante ao longo da história de Roma. E se você estiver em Roma na época do Natal, deve visitá-la na noite da “Befana” (segundo a tradição italiana, é uma idosa que dá presentes às crianças na noite da Efifania).

Portanto, a praça é iluminada com milhares de cores, e está repleta de barracas de doces, objetos artesanais e presépios. Enfim, vale a pena ir!

II – Praça Campo de Fiori, uma das mais belas praças de Roma

Desde 1869, o Campo de Fiori acolhe o que muitos consideram ser o mais belo e característico mercado de frutas e legumes de Roma. Sendo assim, todas as manhãs (exceto aos domingos) a praça enche-se de barracas coloridas.

E que vendem verduras, frutas, carnes, peixes frescos e aves, especialidades gastronômicas e muito mais.

Desse modo, a praça é muito cosmopolita e agitada: à noite você encontra muitos turistas e estudantes tomando uma bebida em um dos muitos bares e pubs da área (especialmente, nos fins de semana). Há também muitos restaurantes, cafés ao ar livre, cinemas e teatros.

Aliás, vale salientar que a praça estava sendo usada no passado para execuções. Além disso, existe uma grande estátua de bronze do filósofo Giordano Bruno.

Enfim, está lá para lembrar que ele foi acusado de heresia e condenado à morte, queimado vivo em 17 de fevereiro de 1600.

III – Praça de Santa Maria em Trastevere

Santa Maria in Trastevere é um ótimo exemplo de uma praça animada. Assim sendo, você pode estar ali para conversar ou beber com os amigos, pois é um lugar perfeito para curtir as noites de verão.

Aliás, você também encontra a Basílica de Santa Maria em Trastevere – uma bela igreja com mosaicos e afrescos medievais. Ademais, no centro da praça, essa é uma das fontes mais antigas de Roma.

Logo, essa fonte foi restaurada várias vezes e é fornecida pela Acqua Paola. Enfim, a lenda diz que saciava a sede dos habitantes de Trastevere antes do abastecimento de água da cidade.

IV – Praça di Trevi, uma das mais famosas praças de Roma

Nesta pequena praça você encontrará a famosa Fonte de Trevi. E onde os turistas de todo o mundo vêm para tirar uma foto para deixar como lembrança ou jogar uma moeda na fonte, como manda a tradição.

Logo, celebrada na Dolce Vita de Federico Fellini, a fonte é uma obra-prima da arquitetura, escultura e engenharia.

V – Praça Boca da Verdade

A Piazza della Bocca della Verità é uma bela praça localizada bem em frente à ilha do Tibre. Sendo assim, leva o nome de um famoso bueiro romano conhecido como “ Bocca della Verità ” (“Boca da Verdade”) que hoje está localizado dentro do pórtico da Igreja de Santa Maria in Cosmedin.

Logo, na praça em frente à igreja você também pode admirar o belo Templo de Hércules. Enfim, há também a Fonte dos Tritões (com a representação de dois Tritões segurando uma concha) encomendado pelo Papa Clemente XI.

Aqui finalizamos essa Parte I com V praças de Roma para você incluir em sua próxima viagem à Itália. Então, conte-nos o que achou, se já conhece alguma listada. Enfim, compartilhe conosco!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.