Você já se perguntou por que o leão alado, ou o Leão de São Marcos, é o símbolo de Veneza?
Assim sendo, se você é um observador criterioso ou um curioso inato vai perceber pequenos detalhes cheios de significado.
E hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará a você essa história e significado que tanto nos impressiona e fascina. Então, acompanhe abaixo.
Significado do Leão de São Marcos
O significado está nas palavras do livro colocado sob a pata do leão: “ Pax tibi Marce, evangelista meus, hic requiescat corpus tuum ” – “Paz a ti Marcos, meu evangelista, aqui descanse o teu corpo”.
Diz-se que durante a viagem de Marcos de Aquileia a Roma, um anjo apareceu durante sua parada na Lagoa de Veneza e disse essas palavras.
Leão de São Marcos com livro fechado e espada
São Marcos tornou-se então em 1904 o símbolo e o padroeiro da cidade. Assim sendo, suas relíquias foram então trazidas para a Basílica, que se tornou muito importante por abrigar um dos quatro evangelistas.
Então, somente em 1260 São Marcos foi representado por seu símbolo, que é o leão alado. E que também se tornou o símbolo da cidade, escolhido pela Sereníssima República de Veneza.
O Leão adquiriu assim um conteúdo político e religioso: podia expressar poder e majestade. Mas era também o símbolo da força da palavra do Santo, elevação espiritual graças às asas, sabedoria graças ao livro sob a pata e justiça pela presença da espada.
O Leão de São Marcos está representado em diferentes posições:
Passe: de perfil, com a pata dianteira direita colocada sobre o livro.
Rampante: de perfil, sobre as patas traseiras.
Em moléca: de frente, sentado e com as asas estendidas, semelhante a um caranguejo (em dialeto veneziano “moléca” é o nome de pequenos caranguejos de muda).
Em gazeta: sentado, com as asas estendidas e a auréola.
Porta-bandeira: desenfreado, portando uma bandeira.
Leão alado em Veneza visita a cidade da arte
No que diz respeito à representação do leão existem algumas curiosidades importantes:
O livro sob sua pata pode ser retratado aberto ou fechado.
Quando está aberta significa que naquele período a cidade estava em tempo de paz, enquanto que se estiver fechada com a espada levantada foi em tempo de guerra (é representada desta forma também na bandeira da Serenissima).
Há, no entanto, outra interpretação do significado da posição do livro, que pode ser associada às representações de outros leões da região do Vêneto:
Se o leão fosse representado com um livro aberto, significava que aquela cidade tinha que pagar impostos à Sereníssima. Ao passo que se o livro fosse fechado com a espada apontada para cima ou para baixo, a cidade estava isenta de pagá-los por méritos relacionados à guerra ou por interesse, isto é, manter boas relações com ela.
O gato de Chioggia o leão alado de Chioggia
E em Chioggia?
Também em Chioggia existem várias representações do Leão de São Marcos pela cidade. Porém, a mais famosa, e também a mais comentada, é a da coluna da Piazza Vigo, que se define como “el Gato de Ciòsa”. (“O gato de Chioggia”) por seu pequeno tamanho.
Desse modo, existem pelo menos 3 versões da história do leãozinho de Chioggia, uma versão veneziana, uma de Chioggia e finalmente uma mais neutra.
A versão Chioggia:
Cada cidade sob o domínio da Sereníssima tinha que exibir o Leão de São Marcos muito abertamente. Então, os Chioggiotti sustentam que “el gato de Ciòsa” foi construído deliberadamente tão pequeno, para zombar da autoridade veneziana, porque ditava sua soberania e, consequentemente, suas regras.
A lenda veneziana:
Conta-se que um dia um gato veneziano, cansado de ser perseguido pelos leões alados de São Marcos, fugiu para Chioggia seguido por quatro leões. Logo, o gato escapou até conseguir subir até o único lugar seguro: a coluna da Piazza Vigo.
Então, a coluna era realmente tão alta e o capitel tão pequeno que os leões não podiam alcançá-lo, mesmo que tivessem asas. Assim sendo, decidiram sentar-se nas laterais da ponte de Vigo, esperando que o gato descesse.
Para tanto, eles esperaram tanto que perderam as asas. E se transformaram em pedra, como você pode ver também hoje em dia.
Ponte do leão de Vigo em Chioggia Veneza em Riva Vena
Diz-se que o Chioggiotti encomendou a escultura do leão de São Marcos a um escultor que não estava à altura da tarefa, para gastar o mínimo possível. Então, quando o leão foi concluído, obtido a partir de um bloco de pedra da Ístria, os cidadãos ficaram tão insatisfeitos que pediram ao escultor para melhorá-lo.
Logo, o escultor tentou consertá-lo refazendo o trabalho na mesma rocha. Mas o “leão” ficou menor e também este não parecia um leão.
O escultor então manteve no cinzel sempre a mesma pedra, até que os Chioggiotti se contentaram com o pequeno leão que, por seu pequeno tamanho, parecia um gato em vez do Leão de São Marcos.
E você? O que achou dessa história e significado do Leão de São Marcos? Conte-nos se você já tinha notado esse leão em Veneza e se sabe algo sobre isso.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.